Email Marketing
Seu conteúdo é responsivo? Veja como construir e-mails para dispositivos móveis

Seu conteúdo é responsivo? Veja como construir e-mails para dispositivos móveis

Quando o assunto é e-mail marketing, como você avalia seus envios? Apesar de um conteúdo responsivo não estar diretamente associado às taxas de sucesso de um envio, analisar o desempenho das suas campanhas por tipo de dispositivo é mais importante do que você imagina. 

De acordo com um estudo realizado pela Litmus, atualmente os consumidores móveis correspondem a 43% das aberturas de e-mail. Em contrapartida, outro estudo revelou que quase 1 a cada 5 campanhas de e-mail marketing B2B (Business for Business), não foi otimizada para dispositivos móveis. 

Porém, a responsividade é um fator importante para os usuários, pois 26,6% das pessoas acham que a forma como o e-mail se encaixa em sua tela é um elemento importante do design de e-mail. 

Considerando os dados sobre consumo de e-mail marketing em smartphones, tablets e outros dispositivos nós reunimos algumas dicas sobre os principais pontos de atenção para que você construa e-mails mais responsivos. 

Checklist dos e-mails responsivos 

Lembre-se que todos os elementos que compõem seu e-mail marketing devem considerar a responsividade, pois a experiência do seu lead ou cliente com o seu envio começa antes da abertura.

Tamanho faz a diferença 

Da mesma forma que o assunto de um e-mail marketing deve ser atraente para gerar abertura, o número de caracteres deve ser avaliado para os dispositivos móveis. 

A recomendação é que você tenha entre 35 até 70 caracteres, pois em smartphones, por exemplo, apenas os 35 primeiros caracteres serão exibidos na caixa de entrada. Enquanto para desktop, o limite é de 70. Por isso, atenção na criação dos assuntos, a primeira parte do conteúdo é o que vai determinar a abertura. 

Outro tamanho importante é dos textos internos. O tamanho mínimo de fonte exibidos em Iphones, é de 13 pixels. Portanto, para um e-mail ser responsivo a dica é que os textos que tenham a partir de 14 pixels para corpo do conteúdo e aproximadamente 22 pixels para títulos. Nos requisitos de fontes, é importante também avaliar o tipo e o peso escolhido para garantir que a mensagem seja legível para seus destinatários. 

Mantenha-se dentro dos limites da responsividade 

O ideal é que suas imagens e templates sejam responsivos e possam ser visualizados integralmente em qualquer tela

Para obter os melhores resultados nos seus envios, a dica é estar atento aos seus templates para se manter dentro dos padrões de responsividade. Nesse caso, o conselho é apostar em layouts de coluna única que possuam o tamanho máximo de 600 a 640 pixels. Eles oferecem melhores resultados nos dispositivos móveis. Este tamanho torna a leitura de seus envios mais fácil. 

Assim como os layouts, é importante manter suas imagens dentro dos limites da responsividade para evitar o envio de e-mails que não serão visualizados. Aposte em tamanhos de imagem que acompanhem a largura do seu layout. 

A composição de cores nos seus templates também é importante. O contraste é essencial para garantir que pessoas com algum tipo de deficiência visual, como o daltonismo, consigam visualizar seu conteúdo e compreender qual ação deverá ser tomada. 

Arquitetura da informação 

Priorize as informações essenciais e estruture os tópicos de forma consistente para um conteúdo responsivo

O ideal é que você coloque os elementos de design mais importantes na parte superior do seu e-mail e que você mantenha sua mensagem concisa. Esses aspectos são importantes para construir e-mails responsivos, pois nem todos os usuários vão ler o seu e-mail até o final. 

Um estudo realizado pela Marketing Experiments revelou que e-mails que possuem conteúdo mais curto de até 95 palavras, possuem uma taxa de cliques 16% mais alta do que e-mails que possuem até 170 palavras. 

A recomendação sobre manter-se dentro dos limites da responsividade também deve ser adotada ao seu conteúdo. Menos neste caso, significa mais resultados. 

Faça testes de forma contínua

Sobretudo, invista na realização de testes. Antes de realizar seus envios, visualize a formatação dos e-mails para dispositivos móveis. Envie um e-mail teste para você mesmo (a) e, em diferentes dispositivos, avalie como está sendo a sua experiência de consumo. 

Outra dica é analisar como estão as taxas de abertura dos seus envios por tipo de dispositivo. Apesar de smartphones serem os mais utilizados, é preciso considerar a leitura em tablet, smartwatches e outros aparelhos.

Conhecendo os hábitos de consumo dos seus contatos, você conseguirá construir e-mails mais responsivos e oferecer a melhor experiência para seus leads e clientes. 

Veja também: Campanhas de e-mail marketing: Quais métricas devo acompanhar?

Como o Mailtop pode te ajudar? 

No Mailtop, você vai poder construir e-mails marketing que sejam compatíveis com todos os tipos de smartphones, smartwatches, tablets e monitores de qualquer resolução. 

Nosso editor de e-mails possui uma biblioteca de templates, imagens e gifs para que você personalize seus envios conforme os objetivos do seu negócio. Tudo isso, dentro dos limites da responsividade. 

Antes de enviar um e-mail, você pode pré-visualizar em tempo real a exibição para o formato desktop e mobile. Após o envio, os relatórios de campanhas disponibilizam as métricas de abertura por tipo de dispositivo por cada contato. Ficou interessado em nossa solução? Entre em contato com a nossa equipe.

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