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Campanhas de e-mail marketing: Quais métricas devo acompanhar?

Campanhas de e-mail marketing: Quais métricas devo acompanhar?

Pense no seguinte cenário, você começou fazer academia. Seu objetivo é ganhar músculos e melhorar o desempenho físico. Nos primeiros meses, você sabe que as mudanças não serão expressivas. Então como avaliar seu desenvolvimento? A resposta é simples: acompanhando suas medidas. 

Apesar de academia e campanhas de e-mail marketing serem distintas, a disciplina e lógica para analisar seu rendimento deve ser a mesma. É importante estar sempre acompanhando suas métricas para identificar a evolução de sua estratégia e saber quais ações trouxeram mais resultados. 

Agora, você já sabe que é importante analisar resultados, mas sabe por onde deve começar? 

Nós separamos as métricas mais importantes para você começar a acompanhar o resultado de suas campanhas. 

A importância de analisar resultados de campanhas: Quais métricas acompanhar? 

Reputação 

Se você estiver com uma má reputação, cuidado: suas mensagens não serão entregues e sua conta está em risco

Você confiaria seu projeto verão a uma academia sem credibilidade? Não? Os critérios de avaliação do seu desempenho devem ser os mesmos. As métricas de reputação não são propriamente os índices de uma campanhas, mas são resultados das ações do seu público, logo, são uma amostra da sua credibilidade diante dos seus consumidores. 

A sua pontuação vai de 0 a 100 e ela aumenta ou diminui com base em bounces, bloqueios, relatos de spam e endereços inválidos. Você precisa manter seu índice de reputação o mais alto possível, pois se seu indicador estiver baixo, você pode ter problemas de entregabilidade das suas campanhas e até mesmo ter a sua conta suspensa. 

Taxas de envio

Quantidade não quer dizer qualidade: verifique o número de contatos que estão cadastrados na sua base e os que recebem seu conteúdo

Existe uma diferença entre ter força e resistência. Se comparada a suas campanhas, essa distinção ilustra a relação entre a quantidade de pessoas que estão cadastradas na sua base e o número de inscritos que estão recebendo seus e-mails. 

A taxa de envio é uma métrica que indica a qualidade da sua base. Uma lista com contatos desengajados ou inválidos, por exemplo, vai afetar diretamente a sua reputação e desempenho das suas ações. Analisar as métricas de envio te ajudam a identificar e corrigir falhas, para melhorar sua performance. 

Taxas de aberturas e cliques

Quanto o seu conteúdo interessa para sua base? Mensurar as taxas de aberturas e cliques vai te ajudar a direcionar seus envios 

Se seu objetivo é ganhar músculos,  você não vai querer saber sobre uma dieta de emagrecimento, certo? A taxa de abertura e cliques do seu e-mail marketing ilustra a relação entre expectativa e realidade dos seus clientes com a sua marca. Esta métrica é indispensável para identificar o nível de interação dos seus leads com a marca e a aderência às suas propostas.  

Quando seus clientes lhe deram seu contato, eles tinham uma expectativa com relação ao conteúdo que iriam receber. Se as suas taxas de aberturas e cliques estão baixas em relação ao número de envios, indica que a expectativa deles com relação ao conteúdo não foi atendida. 

E se for o caso, você vai precisar comparar quais envios tiveram melhores taxas e adaptar seu conteúdo para que ele cumpra aquilo que promete e atenda a necessidade do seu público. 

Como analisar suas campanhas e acompanhar suas métricas com Mailtop 

O Mailtop disponibiliza todas as métricas necessárias para você analisar suas campanhas de e-mail marketing. Além das métricas citadas neste texto, o Mailtop disponibiliza dados sobre região, domínio, dispositivos móveis e tempo. 

Ao enviar uma campanha, você poderá acessar um gráfico com todas as atividades realizadas nas últimas 24hrs. Nele estão disponíveis o número de acessos e cliques por horário. Você consegue identificar qual é o seu horário de pico mínimo e máximo por envio. 

Para entender em quais localidades sua marca tem maior presença, o Mailtop mostra um mapa interativo sobre a quantidade de acessos por país, região e estado. A abertura por tipo de dispositivo e a classificação por contatos que mais abriram seus e-mails vão te ajudar a entender quais são os leads com maior engajamento. Dependendo da pontuação que você definir no Lead Scoring, é possível identificar a propensão de um cliente à compra. 

Além disso, você tem o desempenho por tipo de domínio, abertura dos links e taxa de bounces. São diversas oportunidades para você medir seus resultados e fortalecer seu desempenho. 

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