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Como começar uma estratégia de Inbound Marketing? 

Como começar uma estratégia de Inbound Marketing? 

Se você depende de transporte público já sabe: todo trajeto tem um destino fixo. Independente do meio de locomoção ou do ponto de partida, as rotas sempre vão te conduzir ao mesmo lugar. Quando pensamos em estratégia de Inbound Marketing, sua visão deve ser a mesma: todas as suas ações devem conduzir seu cliente à conversão.

A Salesforce divulgou em 2021, um relatório de pesquisa no qual ouviu mais de 8 mil líderes de Marketing de todo o mundo. Uma das principais descobertas foi que cerca de 43% dos profissionais afirmaram que em comparação com o período antes da pandemia, a estratégia de conteúdo foi completamente modificada. Dos entrevistados, 88% disseram que adotaram o conteúdo digital como uma forma de comunicação em massa, tornando-o quarto colocado entre os canais com maiores aumentos de valor no ano passado. 

Diante desses resultados, é evidente que as transformações no Marketing Digital reforçaram a importância e o valor da produção de conteúdo. Com isto, a pergunta que fica é: como criar uma estratégia de Inbound Marketing que traga resultados? 

Comece entendendo para quem você faz Inbound Marketing

Quanto mais informações você tiver sobre seu público-alvo, mais rico e objetivo será seu conteúdo.

Definir uma persona, um cliente ideal, é a base de todas as suas ações no Inbound Marketing. Isso acontece porque conhecer os desejos, características e necessidades do seu consumidor ideal vai te ajudar a se comunicar de forma mais efetiva. 

Para exemplificar ainda mais, pense da seguinte forma: o que é mais fácil? Falar sobre marketing digital para brasileiros, com idades entre 18 e 60 anos, que atuam no segmento automotivo ou conversar com a Julia? 

Julia é uma Analista de Marketing de 23 anos, recém formada, que trabalha em uma concessionária multimarcas em Campinas, no interior de São Paulo. A Julia é responsável pelo departamento de mídias e a rede social que mais utiliza em suas estratégias é o Instagram. 

Viu a diferença que ter uma persona traz para sua estratégia? Descubra com quem você fala e com quem deseja continuar essa conversa. Essa percepção vai te ajudar a alcançar melhores resultados em conteúdo. 

Descubra o que suas personas procuram 

Identificar as preferências e necessidades das suas personas vai te ajudar a conduzir sua estratégia de forma objetiva

Pense na Júlia como a persona do seu negócio e este conteúdo como uma estratégia de atração. No google ou em outros buscadores, quais palavras-chaves ela usaria para chegar até este post-blog? Em qual posição estaria seu site na região em que ela mora? 

Se ela não procurasse por esse tema na internet, como você chegaria até ela? Como construiria suas campanhas? Quais mídias sociais ou formatos de anúncio escolheria? 

Todos esses questionamentos, vão te ajudar a identificar em quais canais de comunicação investir.

Quais objetivos você quer alcançar com uma estratégia de Inbound Marketing? 

Defina objetivos específicos, mensuráveis e que estejam ao seu alcance

Geração de leads? Aumento das conversões? Fidelização? Para saber se sua estratégia está te gerando resultados você precisa saber onde está e aonde deseja chegar. A partir desta percepção, você vai conseguir medir de forma objetiva o retorno sobre o investimento de suas ações de Inbound Marketing. 

A definição de metas deve ser pertinente às necessidades do seu negócio e devem estar alinhadas à sua realidade. Se você deseja atrair mais visitantes para suas redes sociais rapidamente, estabeleça um alvo e veja, por exemplo, quanto consegue investir em campanhas de PPC (Pague por click) e assim por diante. 

Crie conteúdo para cada etapa do funil de vendas 

Existem três estágios no funil de vendas e você pode investir em conteúdo em cada um deles

Se você definiu que a Júlia é a sua persona, você pode avançar para a criação de conteúdo que vão ajudá-la a escolher a sua marca e conduzi-la no processo de compra e fidelização. 

Mantenha em mente que existem três estágios no funil de vendas em que você pode investir em conteúdo para conquistar a Júlia. O primeiro estágio é o de topo de funil, nele seus leads ainda estão buscando informações gerais sobre um assunto. 

Pensando na Julia como persona, talvez ela estivesse procurando entender o que é o conceito de Inbound Marketing. 

O segundo estágio é quando a Julia está descendo para o meio do funil. Aqui, ela descobre a sua marca e o seu ponto de vista sobre o que é Inbound Marketing, por exemplo, por meio de um Webinar ou um e-book sobre o assunto. É o momento que você mostra o que tem a oferecer e agrega valor. 

Já no terceiro estágio, o conteúdo de funil é voltado para a tomada de decisão. Você pode mostrar para a Julia todos os diferenciais da sua marca em solução e custo benefício com uma demonstração gratuita, descontos e muito mais. 

Encontre uma plataforma que vai te ajudar a colocar sua estratégia em prática 

Se durante o seu trajeto para construir uma estratégia de Inbound Marketing, suas paradas obrigatórias incluíram todos os passos citados acima, você pode seguir para a etapa final: a escolha de uma plataforma que vai te ajudar a colocar suas ações em prática. 

E o Mailtop pode ser seu parceiro nesta etapa. Com a solução você vai conseguir segmentar suas estratégias e enviar conteúdo para os leads que já estão dentro do seu funil de vendas e querem conhecer mais sobre seu negócio. 

Além disso, você também vai conseguir mensurar seus resultados de cada ação, pois o Mailtop conta com o Lead Scoring, funcionalidade que te permite quantificar e classificar o nível de interação de cada lead com a sua marca. São várias oportunidades para você potencializar seus resultados. 

Veja também: 

Inbound Marketing, a estratégia de marketing mais utilizada e mais comentada no mercado

Como podemos te ajudar 

Para conhecer mais sobre os benefícios do Mailtop ou se tiver alguma dúvida sobre como utilizar alguma funcionalidade, entre em contato com a nossa equipe.

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