Estratégia
Fim dos cookies: como isso vai impactar a sua estratégia digital?

Fim dos cookies: como isso vai impactar a sua estratégia digital?

Eles estão sob aviso prévio. O Google anunciou que até 2023 vai remover o suporte a cookies de terceiros e reformular a forma como opera. A justificativa para essa “demissão”, tem justa causa: proporcionar uma melhor experiência online e garantir a privacidade aos seus usuários. 

O que motivou essa decisão? Como essa mudança vai impactar a sua estratégia digital? Nós reunimos alguns dados e mostraremos iniciativas que podem ser adotadas no conteúdo a seguir. 

O que são Cookies? 

Entenda o que são cookies e como eles são utilizados pelas empresas para entender seu comportamento

De modo resumido, podemos dizer que os cookies são arquivos de texto que salvam com informações pontuais sobre um usuário. Por exemplo, quando você visita um site e aceita o uso dos seus cookies, são coletadas informações como seu nome, e-mail; localização; páginas visitas e outros. 

A partir desses dados, os sites podem salvar as suas informações e preferências. Se você entrou em um site de uma loja de roupas e visitou a aba de vestidos, essa informação vai ser salva e em uma próxima oportunidade, você receberá recomendações sobre o mesmo modelo de vestido. Ou seja, os cookies são um aliado das estratégias de marketing e vendas, pois facilitam a segmentação e personalização de ofertas, permitindo a análise do comportamento do consumidor. 

Por que os Cookies irão acabar? 

A justificativa para o fim dos Cookies, está atrelada ao desejo do Google de atender os usuários e garantir sua privacidade e segurança no meio digital. Segundo dados da própria companhia, em 2020, data que a mudança foi anunciada foi identificado que as buscas pelo termo “privacidade online”, cresceram em todo o mundo mais de 50%. 

Paralelamente, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), também tem buscado atender os pedidos dos usuários e imposto a regulamentação sobre a clareza no processo de captação e tratamento de dados. 

Por fim, outro ponto importante neste processo é que embora o navegador Chrome não seja o primeiro navegador que vai desativar os cookies de terceiros, no mercado ele corresponde aproximadamente a 64% dos usuários. Em sequência estão o Safári (19,37%) e o Firefox (3,65%).

Quais são os impactos para estratégia de Marketing? 

Os estudos iniciais do Google sobre a desativação de cookies de terceiro realizados com 500 maiores editores globais, resultaram em uma diminuição de receita de anúncios de 52%. 

Por outro lado, cresceu em 21% o número de cliques para o usuário fechar um anúncio não personalizado com a justificativa de “não tenho interesse neste anúncio” e um aumento de 29% nos cliques em “vi várias vezes a este anúncio”. 

Como garantir um bom desempenho? 

Diante de um cenário de tantas incertezas, a solução é reestruturar processsos

O Google construiu um manual propondo novas formas de trabalhar com marketing digital e publicidade com base em três pilares: 

  1. Captação de dados próprios
  2. Mensuração de dados 
  3. Ativação de automação. 

Vamos entender cada um deles? 

Captação de dados próprios

O segredo é apostar em dados primários. Os cookies first-party não serão removidos, pois eles são baseados na construção de relacionamentos diretos com seus clientes. Como quando ele preenche um formulário com seu nome, endereço, e-mail em troca de uma assinatura de newsletter, acesso a um e-book e outros. 

Sobretudo, o compartilhamento de informações é direto, consciente e mais qualificado, pois os consumidores têm consciência de seu relacionamento com a marca. Para as empresas, a vantagem está em ter uma visão mais profunda sobre seus consumidores. 

Algumas dessas ações já foram temas de arquivos do nosso blog saiba mais sobre: 

Como começar uma estratégia de Inbound Marketing?  – Mailblog (mailtop.com.br)

Aprenda a qualificar seu lead: descubra a diferença entre MQL, SQL e PQL – Mailblog (mailtop.com.br)

Mensuração de dados

Não basta só captar informações, é preciso analisar os resultados. Para isso, você pode ativar a tag global do seu site e implementar as conversões otimizadas para garantir maior precisão sobre a mensuração de conversões na pesquisa e até mesmo no Youtube. Os dados de conversão são próprios e consentidos com os dados do usuário conectado no Google (de forma anonimizada). Além disso, o Google Analytics pode te ajudar com a união de todas as informações, geração de relatórios com base no público-alvo, análise das interações e outros benefícios. 

Ativação da automação 

Por fim, para melhorar ainda mais a sua performance, uma das opções é ativar a automação dos seus dados. Com a modelagem e a automação você conseguirá conectar os resultados e insights obtidos por meio da captação de dados primários e maximizar suas ações. 

Nesse sentido, é possível investir em segmentação por lista de clientes e unir aos dados dos próprios clientes mesmo que de forma anônima. Vale a pena investir na otimização de campanhas com as estratégias de Retorno do Investimento em Publicidade Desejado ou Maximizar o valor da conversão, para alcançar clientes de qualidade sem fugir do seu orçamento. 

Como o Mailtop pode te ajudar? 

O Mailtop é uma plataforma de e-mail marketing e automação. Com ele, você pode se comunicar com a sua base de leads e clientes de forma assertiva. Nossa plataforma permite o envio de e-mails para listas segmentadas de contato e permite a mensuração de todos os dados que você precisa para as suas ações de Marketing. 

Tenha todos os resultados que você precisa para avaliar sua performance. Saiba quando seus contatos abriram e clicaram em seus e-mails, qual é a região em que estão localizados, o tipo de dispositivo que ele está sendo visualizado, qual o domínio e o nível de interesse dele com a sua marca. Você ainda pode baixar relatórios completos de campanha sobre suas taxas de bounce, descadastros e muito mais. 

Quer saber mais? Fale com a nossa equipe.

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