Dicas
Qual a diferença entre API e Webhook?

Qual a diferença entre API e Webhook?

Você já precisou participar de reuniões do time de desenvolvimento e ao ouvir falar em termos como API e Webhook, se sentiu perdido? Tem dúvidas sobre as reais funcionalidades destas duas ferramentas de integração? Se a resposta para as duas perguntas foi sim, este texto é para você e nós vamos explicar qual é a diferença entre API e Webhook. 

O que é uma API?

Entenda o que é uma API e qual é a sua funcionalidade

O significado da sigla API é “Application Programming Interface” que pode ser traduzida como Interface de Programação de Aplicativos. Na prática, o que isso quer dizer? 

O conjunto de possibilidades e definições do que uma API é capaz de fazer é extenso. Para simplificar, vamos falar sobre a API Rest que em resumo é um mensageiro que entrega a sua solicitação ao provedor do qual você está solicitando algo e em seguida, devolve uma resposta para você.

Este tipo de API se comunica por meio de solicitações HTTP e HTTPS para executar funções do seu banco de dados como criar, ler, atualizar e excluir registros. 

A base das APIs são os pedidos. Portanto, elas vão operar quando outros aplicativos solicitarem algo. Porém, para que a API funcione é preciso seguir um conjunto de regras e métodos que são usados no momento de criação das requisições de uma atividade. 

O que é um Webhook? 

Veja quais são as diferenças entre Webhook e APIs

Por outro lado, Webhook é uma forma em que os aplicativos podem enviar mensagens ou informações automatizadas para outros aplicativos. É uma maneira mais simples de fazer suas contas online atuarem de forma integrada e serem notificadas quando algum evento ocorrer. 

Um ponto importante é que diferente das APIs, os webhooks não dependem exclusivamente de uma solicitação para obter uma resposta. Portanto, os dados via webhook são enviados quando estão disponíveis de forma automática. 

Para exemplificar, vamos dizer como você poderia fazer esse processo dentro do Mailtop. Pense no seguinte cenário: você constrói um fluxo de automação de e-mails para conversão de um lead. 

Cada e-mail desta série de envios terá uma pontuação diferente no Lead Scoring. Ao final do fluxo, o webhook notifica a mudança e você pode configurar uma API e definir o que será feito a partir desta notificação.

As opções a partir disso são diversas: você pode sinalizar o contato como uma “oportunidade” dentro do seu CRM, enviar para a sua plataforma de Marketing e definir como “Lead quente” e muito mais. 

Conheça o Mailtop 

O Mailtop é uma plataforma de e-mail marketing e automação. Com ela, você pode acompanhar todos os resultados de suas campanhas de e-mail marketing, mensurar o nível de engajamento do seu cliente com a sua marca, segmentar seus envios e muito mais.

Precisa de ajuda com as suas campanhas? Entre em contato conosco, pois estamos prontos para poder te ajudar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *