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Dez boas práticas para você mandar bem nos envios de e-mail marketing

Dez boas práticas para você mandar bem nos envios de e-mail marketing

Quando o assunto é e-mail marketing, não existe uma receita perfeita para garantir que seu desempenho seja sempre acima da média e que seus envios agradem a todos os seus leads e clientes. 

Porém, mesmo com todas as particularidades de cada público-alvo e negócio, alguns ingredientes são indispensáveis para obter êxito em qualquer estratégia. E acredite, para encontrar a fórmula do sucesso é preciso ir além de escrever conteúdo e programar o envio.

E é sobre isso que nós queremos conversar com você hoje. Nós reunimos dez boas práticas para você mandar bem nos seus envios de e-mail marketing e garantir a satisfação da sua empresa e do seu cliente. 

Prática #1: Seus clientes estão esperando seu e-mail

É isso mesmo que você leu: seus clientes estão esperando por um contato seu.

Uma pesquisa realizada pela Statista, revelou que 49% das pessoas relataram que gostariam de receber e-mails promocionais de suas marcas favoritas semanalmente. 

Além disso, outro estudo realizado pela mesma companhia mostrou que 51% dos consumidores preferem ser contatados pelas marcas via e-mail marketing. Em outras palavras, as duas pesquisas reafirmam que seus clientes desejam e esperam receber seus e-mails. 

Portanto, os seus resultados não estão ligados ao meio de comunicação e sim, a forma como esse contato acontece. Invista na criação e desenvolvimento de conteúdos que seus contatos desejam. 

Prática #2: O tipo certo, no momento correto 

Existem diversos tipos de e-mail, mas é importante lembrar que eles estão divididos entre duas categorias: e-mail marketing e e-mail transacional. Conhecer esses dois formatos e entender qual é o momento correto para cada envio é indispensável para seu sucesso. 

Antes de tudo, vamos entender quais são as diferenças entre os dois formatos. O e-mail marketing resumidamente tem como objetivo manter relacionamento com seus clientes, despertar o interesse e desejo de compra em seus contatos. Em contrapartida, os e-mails transacionais visam informar um lead ou cliente sobre um processo. 

Para exemplificar, os e-mails com cupons de desconto, promoção, materiais promocionais, newsletter e outros são modelos de e-mail marketing. Enquanto os e-mails com alertas sobre a finalização de uma compra e a confirmação de uma inscrição em uma live, são e-mails transacionais. 

Cada tipo de e-mail deve ser enviado no momento correto da jornada do consumidor. Deste modo, se um lead se inscreve em um webinar, o e-mail que ele estará aguardando receber na sua caixa de entrada é com a confirmação da inscrição e informações sobre o evento. Receber promoções ou um contato do time comercial não é algo que ele está desejando neste primeiro momento. 

Não entender a etapa da jornada na qual ele está naquele momento e não respeitar seus interesses é gerar uma frustração na experiência do usuário o que interferir no relacionamento dele com a sua marca. Portanto, saiba quando fazer o envio certo, no momento correto da jornada. 

Prática #3: Tempo também importa 

Estudos mostram que os horários que você realiza seus envios são mais importantes do que você imagina

Assim como é importante estar atento ao momento certo para fazer um envio, é importante pensar no horário em que ele será disparado, pois o tempo também pode influenciar seu desempenho. 

Um levantamento realizado pela Coschedule reuniu o estudo de diversas instituições sobre horário de envio e revelou que o melhor horário para você enviar um e-mail é pela manhã entre as 10h e 11h . No período da tarde, por volta das 16h com um horário alternativo viável. À noite, eles identificaram um pico de sucesso por volta das 20h. 

Porém, vale ressaltar que os resultados vão variar de acordo com o perfil dos consumidores e características individuais de cada empresa. No Mailtop, por exemplo, nós identificamos que nossa base de contatos possui uma alta taxa de abertura das 10h às 14hrs. 

O nosso nível costuma cair no período da tarde, porém em alguns casos, identificamos atividades depois das 22h. Ou seja, para nosso público-alvo, um e-mail não vai ter resultado esperado antes das 7h, mas podemos esperar por algo até às 22h para determinar o desempenho com maior assertividade. 

Prática #4: E-mail é o pilar da sua estratégia de marketing de conteúdo

Se você não pensa no e-mail marketing como um aliado da sua estratégia de marketing de conteúdo, pode está desperdiçando oportunidades de conversão e retenção. 

De acordo com um estudo realizado pelo Content Marketing Institute em 2020, cerca de 87% dos profissionais de Marketing utilizam o e-mail para distribuição de conteúdo. Com isso, o e-mail marketing é o segundo canal de distribuição de conteúdo mais popular, estando atrás somente das redes sociais. 

Outro dado importante é que para pequenas e médias empresas o e-mail ainda é a principal fonte de retenção 81%  e 80% aquisição de clientes. Ou seja, na era das mídias sociais, o e-mail marketing segue tendo um importante papel na sua estratégia de comunicação. 

Portanto, lembre-se: mantenha todos os canais de comunicação abertos e use o e-mail marketing como uma ferramenta de divulgação do seu conteúdo. 

Prática #5: Não esqueça de dar boas vindas

Quando  você visita a casa de alguém ou uma loja, a primeira coisa que espera receber é uma boa recepção, certo? Para mandar bem nos seus envios, você precisa recepcionar seus leads ou novos clientes com um e-mail de bem-vindo. 

Bem como uma boa prática, esse tipo de envio apresenta resultados positivos para o seu negócio, pois uma pesquisa da Hive.co mostrou que a taxa de abertura de e-mails de boas-vindas é de até 91,43%.  

Por fim, este tipo de conteúdo é a sua primeira oportunidade de estabelecer um relacionamento com seus clientes e isso inclui: 

  • Alinhamento de expectativas: dizer qual é o tipo de conteúdo que eles vão receber de você; 
  • Gerar engajamento: incentivá-los a interagir com a sua marca e com seus produtos por meio de Call to Actions; 
  • Mostrar a importância deles para seu negócio: agradecê-los pela inscrição na sua base de contatos, aquisição de um produto e outros. 

Prática #6: Personalização é a palavra chave do e-mail de sucesso 

Investir em personalização de conteúdo  de e-mail vai te ajudar a obter maiores taxas de sucesso em suas ações

Imagine o seguinte contexto: há dois e-mails na caixa de entrada do seu lead: um com o nome dele no assunto e outro genérico: qual deles você acha que ele abrirá primeiro? Se você tem dúvidas sobre a resposta, nós temos ela para você. 

Segundo um estudo da Yes Lifecycle Marketing, normalmente a taxa de abertura de e-mails é de 20,81%. Porém, para e-mails personalizados, a taxa de abertura pode dobrar e chegar até 50%. Então, você já sabe qual ingrediente pode te ajudar a impulsionar seus resultados e oferecer a melhor experiência para o seu consumidor.

Prática #7: A experiência do seu lead e cliente importa! 

Atualmente, 41,6% das pessoas abrem seus e-mails pelo celular, segundo a Litmus. Outro estudo diz que basicamente 3 a cada 5 consumidores verificam seus e-mails em movimento com o celular. Logo, investir em responsividade para conteúdo mobile não é mais uma opção e sim, uma obrigação da sua empresa com o seu consumidor. 

Mais do que proporcionar uma boa experiência de uso, a adaptação para dispositivos móveis vai garantir que o seu conteúdo seja consumido de forma integral. Quantas vezes, você já abriu um e-mail pelo celular que não estava otimizado e desistiu da leitura? O segredo para mandar bem nos seus envios também é aproveitar as oportunidades que você tem junto ao seu cliente. 

Prática #8: E-mail também é resgate de oportunidades 

Maiores oportunidades de uma nova conversão é uma das vantagens de resgate de clientes

Mais do que prospectar novos clientes, o e-mail marketing é uma oportunidade de você resgatar oportunidades e reengajar sua base. Não somente para mostrar para o seu consumidor que você se importa com ele, mas também pelos benefícios que a prática oferece. 

De acordo com Philip Kotler, especialista em Marketing, conquistar novos clientes custa cerca de cinco a sete vezes mais do que manter reter aqueles que você já possui. Portanto, é muito mais fácil converter novamente quem já comprou de você e conhece a sua marca do que alguém que ainda não conhece a sua marca. Apostar em economia, também vai te ajudar a mandar bem nos seus resultados. 

Veja mais sobre relacionamento pós-vendas aqui: Além do funil de vendas: a importância de manter o relacionamento com clientes via e-mail marketing.

Prática #9: Seus e-mails podem influenciar a tomada de decisão do lead 

Na internet, existem inúmeros competidores lutando pelo mesmo lead que você. O que vai fazer a diferença no processo de decisão são os vieses cognitivos. Segundo um estudo do Google, seis vieses cognitivos são os principais influenciadores de decisão de compra. 

São eles: 

  • Análises heurísticas: Pequenas descrições sobre especificações-chave dos produtos; 
  • O poder do agora: Maior tempo de espera, enfraquece a proposta; 
  • Viés da escassez: Quanto menor o estoque ou disponibilidade de um produto, mais desejado ele se torna; 
  • Viés da autoridade: Um especialista ou fonte confiável ajudam no convencimento; 
  • O poder do gratuito: Itens gratuitos junto de uma compra podem motivar a tomada de decisão. 

Cada um desses aspectos fazem diferença no processo de escolha e você consegue trabalhá-los por meio de conteúdo via e-mail marketing tanto para descrição do produto, quanto para oferecer condições especiais. 

Prática #10: Mantenha sua base nutrida 

Relacionamento constante com seus clientes  via e-mail vai te ajudar a reduzir perdas

Assim como diz um famoso ditado “quem não é visto, não é lembrado”. Por isso, investir em nutrição de leads é tão importante. A construção de um relacionamento com seus leads e  clientes a longo prazo vai te trazer maiores chances de sucesso em conversão e retenção.

O contato constante vai te ajudar a conhecer as preferências do seu público e direcionar seus esforços para o que for necessário de forma mais objetiva. Mas não somente isso, a nutrição de leads te permite motivar seus contatos a darem o próximo passo. 

Portanto, busque entender as necessidades e interesses do seu público para construir um relacionamento duradouro. Ao corresponder às expectativas dos seus clientes e se conectar à eles, você conseguirá alcançar maiores retornos sobre o seu investimento. 

Como Mailtop pode te ajudar? 

O Mailtop é uma plataforma de e-mail marketing e automação que vai te ajudar a colocar em prática todas essas dicas.  Com ela, você consegue metrificar o desempenho de suas campanhas e o nível de engajamento dos seus leads e clientes com seus envios. 

Além disso, é possível acompanhar suas taxas de abertura e cliques por horário, região, domínio e identificar os contatos mais engajados. Outra vantagem é que a plataforma é responsiva e se adapta a qualquer dispositivo móvel. Está esperando o que para construir e-mail marketing e fluxos de automação poderosos? Entre em contato com a nossa equipe.

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