Email Marketing
Templates: aprenda a conquistar seus leads e clientes com e-mails promocionais 

Templates: aprenda a conquistar seus leads e clientes com e-mails promocionais 

Não é novidade que o e-mail marketing é a forma de comunicação favorita dos consumidores. De acordo com uma pesquisa global realizada por uma empresa de comunicação, 83% das pessoas em todo o mundo preferem receber comunicações de empresas por e-mail.

Neste mesmo sentido, estudos do Statista revelaram que a maioria dos seus leads e clientes esperam receber e-mails promocionais semanais da sua marca. 

Se de um lado, temos as expectativas e preferências dos clientes por receber e-mails promocionais. E do outro temos a necessidade da sua empresa de se comunicar com seu público-alvo, está na hora de avaliar se a estrutura dos seus e-mails conquistam seus clientes. 

Um e-mail promocional só vai gerar a conversão desejada se a proposta de valor e a distribuição de conteúdo for efetiva. Portanto, avaliar a forma como você constrói seus templates e repensar a disposição de elementos pode te ajudar a melhorar seus resultados.

Seu template é um cartão de visitas da sua loja 

Da mesma forma que seu site e landing pages precisam demonstrar o valor da sua marca e atrair o interesse do seu público-alvo, seus templates de e-mail marketing também precisam captar a atenção da sua base. 

O assunto do e-mail é o elemento que vai influenciar a sua abertura, mas o clique no botão vai direcionar seu leitor para o próximo passo. E até ele chegar ao botão, imagens, textos e elementos gráficos vão guiá-lo ou afastá-lo da conversão. 

Ou seja, todos os elementos devem estar conectados à estrutura e ao conteúdo que vai estar disposto no seu e-mail. 

Por isso, alguns pontos e componentes devem ser trabalhados em seus templates: 

As imagens e cores do seu template ajudam na conversão 

À primeira vista, todo o visual do seu e-mail marketing é o que vai te ajudar a vender a sua proposta. A foto, em especial, é uma espécie de materialização do seu discurso para que o seu lead ou cliente consiga visualizar o que você está oferecendo. 

Caso a imagem divulgada não seja de qualidade ou esteja desconectada com o que você está propondo, seu envio não terá bons resultados. As fotos fazem parte da composição da sua oferta. 

Juntamente com as imagens, as cores também são um auxílio a sua propaganda, pois do mesmo jeito que elas remetem sentimentos e sensações, a fotografia é uma uma forma de expressão da cultura da sua empresa. 

Para garantir bons resultados na união destes dois elementos e gerar interesse do seu contato converter no seu envio seguem algumas dicas: 

Foque no seu produto e em pessoas

Estudos do Google já revelaram que anúncios que possuíam pessoas tinham um desempenho 30% melhor do que os que divulgaram apenas objetos. Essa informação segue válida e aplicável ao nosso contexto. Por isso, garanta que suas imagens estejam destacando os elementos mais importantes em alta qualidade. 

Dependendo do seu segmento de atuação e público-alvo, vale a pena investir também em animações, gifs e adesivos para chamar atenção para o seu conteúdo. 

Além disso, ao divulgar seu produto ou serviço é importante apresentá-los sobre diversos ângulos para transmitir maior credibilidade, atender às expectativas que seus consumidores têm sobre o que está sendo oferecido e eliminar dúvidas sobre dimensões, cores e outros. 

Cuidado com a falta de contraste em seus templates

Não dificulte o consumo do seu conteúdo para o seu leitor. A falta de contraste em elementos de design do seu template pode atrapalhar a leitura e entendimento do seu conteúdo. Esse aspecto é ainda mais importante sob a visão de acessibilidade digital. 

Portanto, vale a pena investir em uma análise para identificar se seu modelo de template está dentro das diretrizes online de contraste. 

Uma ferramenta gratuita no qual você pode fazer essa avaliação é o site Contrast Checker. Ele analisa a distribuição de cores, tamanho de fontes e o quão legível seu conteúdo está para pessoas com daltonismo. 

Destaque seu Call to Action 

Todas as vezes que sua empresa disparar um e-mail promocional é preciso garantir que todos os elementos dos seus templates vão conduzir seu leitor até o clique no seu Call to Action. 

Por conta disso, seu botão deve ser o componente de maior destaque do seu template. É frustrante para o consumidor tentar clicar em um botão desproporcional e que não o leva a lugar algum. 

Neste caso, opte por cores de botão que tenham maior contraste com o seu background. Elimine termos genéricos e troque palavras ambíguas. Em contrapartida, use títulos descritivos que mostram o passo a seguir. 

Sua estratégia deve contemplar todos os passos da jornada do seu cliente. Então, para ter resultados mais assertivos, faça o direcionamento dos seus contatos para plataformas que vão te ajudar no processo de conversão. 

Mantenha o foco no resultado a ser alcançado com aquele envio. Se você está anunciando a pré-venda de um veículo por um preço especial, deixe o link que vai direcionar seu público-alvo para a landing page. Nela, busque apresentar todos os detalhes do novo modelo, da promoção e que tenha um formulário para a captação de leads. 

Use componentes como apoio aos gatilhos mentais 

Assim como comentamos anteriormente, os componentes que fazem parte do seu template devem estar alinhados com a sua estratégia de conversão. 

Para exemplificar, vamos voltar a ideia de divulgação do pré-lançamento de um veículo. Se você utilizou o viés da escassez de que aquele preço promocional estará disponível por tempo limitado, invista em títulos e componentes que fortaleçam esse gatilho. 

Pode parecer um aspecto simples, mas inserir um cronômetro neste e-mail pode ser uma forma de despertar o senso de urgência. Assim como o estilo da sua tipografia, o tamanho da sua fonte e as palavras-chaves utilizadas para compor a frase vão fortalecer sua estratégia. 

Veja também: Dez boas práticas para você mandar bem nos envios de e-mail marketing

Como Mailtop pode te ajudar? 

Com o Mailtop, você pode dar vida às suas ideias e construir templates que vão conquistar o seu público. Nossa plataforma disponibiliza diversos modelos de templates temáticos para diversos segmentos de atuação, mas você também pode construir modelos personalizados para o seu negócio. 

Contamos com um banco de imagens, gifs, adesivos e muito mais para você ampliar suas oportunidades de mostrar sua proposta de valor e conquistar seus clientes. 

Além disso, nossos templates são responsivos e são adaptados para visualização em tablets, smartphones e smartwatches sem perder a qualidade. 

Quer saber mais? Fale com a nossa equipe.

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