Email Marketing
Guia prático para segmentação de clientes

Guia prático para segmentação de clientes

A segmentação é fundamental para a criação de e-mail marketing personalizado. Há grandes chances de ao enviar e-mails genéricos e orgânicos e em massa, que seus resultados não sejam os mesmos. Para manter os seus contatos engajados, você precisa enviar e-mails personalizados e humanos. E tudo isso começa a partir da sua segmentação de lista.

A maneira como a segmentação é realizada, não apenas deixa a experiência mais pessoal para o cliente, como também gera um impacto maior no ROI do seu e-mail marketing. Vamos conferir algumas dicas abaixo?

Primeiramente vamos entender o que é segmentação de lista

A segmentação permite que você ponha seus clientes que compartilham as mesmas características em um só grupo. É possível que você possa dividir sua lista de contatos de acordo com o interesse do seu cliente, a localização, o seu histórico de compras e tipo de cliente. A segmentação facilita a personalização das campanhas e garante que cada uma das suas mensagens seja relevante para cada um dos seus contatos.

A segmentação facilita a personalização das campanhas

Quais as melhores práticas para uma segmentação eficaz? 

Ao fazer a sua lista de segmentação, você precisa ter em mente que o seu principal objetivo é aumentar o êxito das suas campanhas de e-mail marketing. E para isso acontecer, você precisa seguir algumas dicas. São elas: definir as suas metas de segmentação, após isso sempre atualize os segmentos. E por isso, por último, avalie o sucesso da segmentação. Dessa forma, você pode medir o que precisa melhorar.

Defina as suas metas de segmentação

E quais as melhores maneiras de segmentar a sua lista?

Para dar ao seu cliente uma experiência de e-mail personalizada, você deve primeiro fazer a segmentação corretamente. Veja abaixo algumas das melhores maneiras de segmentar sua lista de contatos. 

  • Fazer segmentação demográfica: ou seja, separar entre gênero, idade, renda e educação;
  • Segmentação geográfica: país, região, cidade e CEP;
  • Segmentação psicográfica: quer dizer que é preciso segmentar por estilo de vida, hobbies e religião, por exemplo.
  • E por último e não menos importante, segmentação de comportamento: hábitos de consumo, comportamento e interação com os seus e-mails e lealdade perante a sua marca.
Você deve fazer a segmentação corretamente

O Mailtop pode te ajudar! 

Quer aprender a segmentar seus clientes? Conte conosco! 

O Mailtop é uma plataforma de e-mail marketing e automação. Com o Mailtop você tem acesso a todos os detalhes sobre as interações nas primeiras 24 horas, desempenho por domínio, abertura por tipo de dispositivo, país, região, contatos mais engajados e muito mais. 

Ficou interessado em conhecer mais o Mailtop? Entre em contato hoje mesmo com a nossa equipe! Estamos prontos para te atender e te ajudar a segmentar seus e-mails e alavancar suas estratégias!

Teste grátis do Mailtop

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *