Guia prático para segmentação de clientes
A segmentação é fundamental para a criação de e-mail marketing personalizado. Há grandes chances de ao enviar e-mails genéricos e orgânicos e em massa, que seus resultados não sejam os mesmos. Para manter os seus contatos engajados, você precisa enviar e-mails personalizados e humanos. E tudo isso começa a partir da sua segmentação de lista.
A maneira como a segmentação é realizada, não apenas deixa a experiência mais pessoal para o cliente, como também gera um impacto maior no ROI do seu e-mail marketing. Vamos conferir algumas dicas abaixo?
Primeiramente vamos entender o que é segmentação de lista
A segmentação permite que você ponha seus clientes que compartilham as mesmas características em um só grupo. É possível que você possa dividir sua lista de contatos de acordo com o interesse do seu cliente, a localização, o seu histórico de compras e tipo de cliente. A segmentação facilita a personalização das campanhas e garante que cada uma das suas mensagens seja relevante para cada um dos seus contatos.
Quais as melhores práticas para uma segmentação eficaz?
Ao fazer a sua lista de segmentação, você precisa ter em mente que o seu principal objetivo é aumentar o êxito das suas campanhas de e-mail marketing. E para isso acontecer, você precisa seguir algumas dicas. São elas: definir as suas metas de segmentação, após isso sempre atualize os segmentos. E por isso, por último, avalie o sucesso da segmentação. Dessa forma, você pode medir o que precisa melhorar.
E quais as melhores maneiras de segmentar a sua lista?
Para dar ao seu cliente uma experiência de e-mail personalizada, você deve primeiro fazer a segmentação corretamente. Veja abaixo algumas das melhores maneiras de segmentar sua lista de contatos.
- Fazer segmentação demográfica: ou seja, separar entre gênero, idade, renda e educação;
- Segmentação geográfica: país, região, cidade e CEP;
- Segmentação psicográfica: quer dizer que é preciso segmentar por estilo de vida, hobbies e religião, por exemplo.
- E por último e não menos importante, segmentação de comportamento: hábitos de consumo, comportamento e interação com os seus e-mails e lealdade perante a sua marca.
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