Automação
7 motivos para você fazer automação de e-mail marketing

7 motivos para você fazer automação de e-mail marketing

Quando falamos de relacionamento com o cliente, sempre lembramos que a presença e a velocidade no atendimento são fatores determinantes. Você precisa estar disponível sempre, e ser capaz de responder com agilidade, sem deixar que o cliente “esqueça” de você. E-mail marketing e automações são um casamento perfeito para isso.

Porque o e-mail marketing ainda é um dos mais usados canais de comunicação usados pela internet. Quase todo mundo tem um endereço de e-mail, e quase todo mundo o abre diariamente. Você tem que estar presente na caixa de entrada de suas oportunidades e clientes. E a automação vai ajudar você nessa missão!

O que é automação?

Automatizar seus disparos de e-mail é fazer com que um robô faça os envios

Quanto maior a empresa e o número de clientes, maior vai ser o número de envios. Começa a se tornar difícil fazer esses disparos. Quando colocamos na conta também os fluxos e as nutrições, com oportunidades recebendo e-mails específicos para os seus interesses, fica impossível para um ser humano enviar tudo isso, administrar quem recebe o que e quando.

Alias, possível é sim, mas a chance de alguém esquecer ou enviar algo errado é muito grande. Como estamos falando de oportunidades de negócios, uma empresa não pode se dar ao luxo de cometer erros. E robôs, caso bem programados, não cometem erros.

Por que automatizar seus envios de e-mail marketing?

Confira aqui sete motivos para adotar a automação de e-mails como parte de sua estratégia de e-mail marketing:

1- Comunicação veloz

Automatizar é sinônimo de velocidade

Quanto melhor programada sua ferramenta de disparos de e-mail, mais rápido vão ser seus envios. E-mails automáticos quando determinadas ações são realizadas (inscrição em landing page, por exemplo) poupam tempo e trabalho de sua equipe. Basta deixar tudo programado.

2- Capacidade de segmentação

Uma lei no e-mail marketing é: não envie e-mail que seus destinatários não querem receber

Se você ficar enchendo a caixa de entrada de seus clientes com material que eles não se interessam, você vai acabar ou com um descadastro ou na caixa de spam. Usando automação, você vai segmentar melhor seus envios, programando os disparos para que quem receber suas mensagens seja quem tem interesse no conteúdo.

3- Conseguir um maior controle sobre os resultados

Automação significa controle

Quando você faz automação de seus envios, usando uma ferramenta de disparo, você também tem um controle maior sobre os resultados. As métricas ficam visíveis, como número de envios, taxa de abertura, cliques, bounce e outros.Acompanhada de uma ferramenta de CRM, os envios farão a diferença em sua estratégia de marketing digital.

4- Personalização de mensagens

Automação não quer dizer que tudo precisa ser igual

As ferramentas de disparos possuem diversas opções para personalizar as mensagens automáticas. Uso do nome e cargo do cliente no assunto ou corpo do e-mail é um exemplo. Tudo isso para que suas mensagens fiquem menos robóticas.

5- Comunicação facilitada e integrada

Sua ferramenta de disparos não pode ficar sozinha

Quando falamos sobre disparos de e-mail e automação, sempre precisamos lembrar que, sozinha, essa estratégia vai fazer pouca diferença. Marketing digital é uma soma de diversos fatores, de diferentes ações visando o mesmo resultado. Por isso, integre sua ferramenta de disparos com seu CRM.

6- Produzir estratégias mais complexas

Desenvolva sua comunicação com estratégias de marketing

Sabe o que falamos sobre estratégias de marketing digital? Usando automação você vai poder fazer diversas estratégias de captação e nutrição de leads. O e-mail marketing se torna mais uma arma em seu arsenal. 

7- Faça testes

Analise suas métricas

Para garantir o sucesso dos e-mail marketing e das suas estratégias, você precisa fazer testes. O que seu público gosta? Qual a frequência dos envios? Quanto texto? Tudo isso você só vai descobrir com tentativa e erro. Lendo as métricas disponíveis você vai ter noção disso tudo.

Conheça o Mailtop

O Mailtop é uma ferramenta de disparos de e-mail marketing de fácil uso

Clicando e arrastando você consegue desenvolver os templates para atender as necessidades de seu mercado. E são sempre templates responsivos, que podem ser lidos tanto no celular quanto no computador.

Você encontra todas as métricas de e-mail no Mailtop, para saber como estão sendo recebidos os seus disparos. Pode disparar fluxos e inserir o cliente em funis. Tudo de acordo com as estratégias de marketing digital.

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