Email Marketing
Como criar e segmentar uma lista de e-mail?

Como criar e segmentar uma lista de e-mail?

Os clientes são o bem mais importante de qualquer empresa. São eles que compram, que indicam e que retornam, mantendo seu negócio vivo e próspero. Por isso sua base de contatos precisa sempre ser cuidada. E uma das maneiras de fazer isso é segmentando sua lista de e-mails.

As ferramentas de marketing digital hoje oferecem diversos benefícios para as empresas. É possível ter um conhecimento detalhado de seus negócios e de seus clientes com base nas informações disponíveis. E detalhar ainda mais sua estratégia de marketing, para aumentar suas chances de conversão.

O que é segmentação?

Segmentar sua lista de e-mails nada mais é do que dividir seus contatos em grupos, de acordo com critérios escolhidos por você. Ao invés de todos receberem suas mensagens, apenas aqueles selecionados vão receber as mensagens determinadas.

Os benefícios dessa prática são muitos. Você consegue um atendimento mais direcionado para suas oportunidades através da segmentação. Se o cliente entrou em contato procurando determinado produto, ele seria segmentado a quem procura este mesmo produto. Seus envios seriam pensados para quem tem interesse naquele tipo de produto. Você conseguirá vender mais!

Como criar sua segmentação?

Você tem uma estratégia de marketing digital, ou está desenvolvendo essa estratégia. Precisa direcionar seus envios para um determinado grupo, porque eles vão receber uma oferta exclusiva. Ou quer um envio para quem já é seu cliente, para falar de uma novidade em seu produto. Esses são alguns exemplos de segmentação.

Veja as segmentações mais usadas no mercado:

1- Segmentação geográfica

A segmentação geográfica é dividir seus clientes por sua cidade, estado ou região. Sua empresa é grande e atende diferentes cidades? Você pode direcionar mensagens apenas para os clientes de terminada filial, por exemplo. 

2- Segmentação demográfica

Através de segmentação demográfica você vai conhecer quem são seus clientes: idade, gênero, classe social, ocupação, entre outras informações. Você acredita que uma parcela importante de seus clientes são estudantes universitários? Faça uma segmentação específica para conversar diretamente com o seu público. São mulheres dona de casa? Você também pode segmentar essas oportunidades.

3- Segmentação comportamental

Usando ferramentas que permitem uma abordagem mais detalhada do comportamento de seus clientes, como um CRM, você vai ter capacidade de segmentar seus envios ainda mais específicos. O cliente procurou determinado produto, vai entrar em uma segmentação. Ele se cadastrou através de uma landing page? Vai receber outro.

4- Segmentação psicográfica

Esse é outro tipo de segmentação que precisa de um tipo específico de ferramenta para avaliar. Quais são as preferências pessoais das oportunidades que estão chegando? Ele gosta de cinema? De música? Se você conhecer bem seu público, pode direcionar conteúdo especialmente para essas características. Se você é uma desenvolvedora de software, por exemplo, pode direcionar algumas mensagens para o público gamer. 

5- Segmentação para B2B

Se sua empresa é B2B, você precisa segmentar com bastante atenção seus contatos. Cargo do contato, qual é seu tipo de empresa, qual é o seu porte. Toda sua estratégia de marketing vai se beneficiar se você souber para quem, seja a pessoa, seja a empresa, está recebendo seu material.

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Ele foi desenvolvido como uma ferramenta de uso bastante intuitivo, de clique e arraste. Com ele você pode segmentar e programar envios para suas bases, contando com templates responsivos, que funcionam tanto no computador quanto no celular.

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