Email Marketing
Dez etapas de sucesso na sua estratégia de e-mail marketing

Dez etapas de sucesso na sua estratégia de e-mail marketing

O trabalho com disparos de e-mail é parte fundamental de qualquer estratégia de marketing digital. Caso as oportunidades não leiam seus e-mails, sua estratégia vai fracassar. Isso aumenta ainda mais o peso desse trabalho, que precisa ser feito com muito cuidado e consciência. Mas como atingir o sucesso nesse trabalho?

Porque, acredite, o trabalho com e-mail marketing vai muito além de enviar algumas mensagens com promoções. Você precisa garantir que a mensagem certa atinja a oportunidade certa no momento certo. Precisa ter as melhores taxas de abertura e conversão possíveis. E precisa trabalhar constantemente para encontrar novas formas de melhorar seus envios, tornando-os mais efetivos.

Saiba como melhorar suas estratégia de e-mail marketing

Separamos aqui dez etapas para que suas estratégias tenham sucesso. Confira:

1- Tenha uma base de qualidade

O primeiro passo para o sucesso de qualquer campanha é enviar para a pessoa certa.

A base de contatos são as pessoas que vão receber seus envios, sua lista de possíveis oportunidades. Enquanto no passado se acreditava que bastava um grande número de opções, hoje se sabe que é melhor enviar para quem realmente tem interesse e quer receber seu material. Por isso também é preciso higienizar sua base de tempos em tempos.

2- Conheça seu público

Você sabe para quem quer vender?

Você pode ter a melhor base de contatos do mundo, se não souber como esse público se comporta você vai estar fadado ao fracasso. Tenha uma persona bem clara, um público-alvo que você quer atingir. Conheça seus interesses, saiba o que eles querem e esperam de você e de seu produto. Sua comunicação só tem a ganhar.

3- Segmentação é a chave para o sucesso

Envie o que as pessoas querem receber

Falamos da importância de uma base de contatos de qualidade, mas não esqueça que, muitas vezes, essa base não é homogênea. Segmentar sua base, dividi-la por interesses e enviar conteúdo específico é parte fundamental para o sucesso das campanhas. Você vai estar enviando para as pessoas o material que elas realmente tem interesse.

4- Tenha um objetivo claro para cada campanha

Você precisa saber porque está enviando um e-mail marketing

Não basta enviar por enviar, você precisa de um objetivo claro quando enviar uma campanha. É um e-mail de prospecção? De nutrição? De vendas? Isso precisa estar claro tanto para você quanto no próprio e-mail. Porque o cliente precisa também entender seu objetivo.

5- Seu conteúdo precisa ter qualidade

As pessoas precisam querer ler seu e-mail

Quando você escreve seu conteúdo, prepara seu material, ele precisa ser realmente interessante. Você precisa ser capaz de trazer um material enriquecedor, de acordo com o seu produto e o que o cliente está buscando. Como saber o que o público quer ler? Se você conhecer seu público, você vai saber!

6- Use call to action

Faça as pessoas clicarem na sua CTA

Já que seu e-mail tem um objetivo, sua call to action precisa também ser clara e atrativa. Qual é o objetivo? Levar até uma landing page? Fazer um cadastro? Não importa, o que importa é que quando o cliente olhar para o seu e-mail, ele saiba exatamente o que ele quer. E, se seu conteúdo tiver qualidade, a chance dele ser convertido é maior ainda. 

7- Cuidado com a frequência dos seus envios

Não canse suas oportunidades com muitos envios

Por melhores que sejam os seus envios, se você estiver enviando muitas mensagens, você vai cansar sua base. A chance deles começarem a parar de abrir seus e-mails é grande. E estamos falando de pessoas que têm interesse em seu material. Mas o contrário também é verdade, o cliente pode também esquecer de você. Existe um limiar bem específico entre o demais e o de menos. Cabe a você encontrá-lo.

8- Automação é fundamental

Se você fizer todos os envios, você vai enlouquecer.

As ferramentas de disparo de mensagens são capazes de programar o envio dos templates de suas campanhas. Quando determinadas condições pré-programadas acontecem, o disparo sai. E sem a necessidade da intervenção humana. Quanto mais automatizados os seus envios, você vai ter mais chance de sucesso.

9- Acompanhe as métricas

O principal benefício do marketing digital é que você pode ter acesso a todos os dados

Usando uma ferramenta de disparo de envios você vai ter informações completas sobre seus resultados. Número de envios, número de aberturas, conversões. Taxas de sucesso. Bounces. Você precisa estudar essas métricas para saber se os resultados estão chegando.

10- Sempre faça testes

Sabe como você vai descobrir o que funciona? Errando!

Acompanhando as métricas você vai ver como realmente estão desempenhando suas campanhas. E vai poder fazer testes, para ver o que funciona melhor com o seu público. Frequência, tamanho de e-mail, CTAs. Siga um padrão e comece a fazer testes, para ver qual vai ser a reação. Só assim você vai perceber o que está funcionando e o que precisa mudar.

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