E-mail de prospecção: aprenda a fazer de maneira certa
Chegar até as oportunidades não é um trabalho fácil. É preciso uma estratégia clara de e-mail marketing para que o uso desse tipo de mensagens seja efetivo nas abordagens. Mas como fazer um e-mail de prospecção atrativo e capaz de engajar possíveis oportunidades.
Muitos acreditam que e-mail marketing hoje é apenas uma ferramenta para nutrição e avisos, outros que é um canal de comunicação já ultrapassado. Nada disso é verdade, o envio de e-mails ainda é uma importante forma de contato, que precisa estar presente em todas suas estratégias de marketing digital.
O que é e-mail de prospecção?
O que chamamos de e-mail de prospecção, ou e-mail frio, é uma mensagem enviada para ser o primeiro contato com uma oportunidade. Seu objetivo é ser a porta de entrada para o surgimento de uma relação que termine em negociação. É criar interesse sobre seu produto ou serviço e começar o engajamento.
Essa é uma maneira muito interessante de início de contato. É menos invasiva que uma prospecção via telefonema, por exemplo. O cliente só vai ler o e-mail se tiver interesse. Também pode ser automatizada, fazendo que sua ferramenta de disparos envie um template já programado previamente.
Como fazer um e-mail de prospecção?
Confira aqui algumas dicas para que seu e-mail de prospecção seja bem sucedido:
1- Assunto atrativo
Sempre se fala da importância de um conteúdo marcante quando você trabalha com e-mail marketing. Isso também é relevante quando falamos sobre e-mail de prospecção. Só que não adianta ter o melhor conteúdo do mundo se o usuário não abrir sua mensagem.
Você precisa trabalhar para que seu assunto seja muito atrativo, o usuário precisa lê-lo e querer abrir. Recomendamos também que você sempre faça-o dentro do limite de caracteres, para garantir que seja possível uma leitura completa.
2- Personalize a comunicação
Enviar a mesma mensagem para todos e esperar que as vendas aconteçam. Você precisa preparar seu conteúdo de forma que ele seja personalizado. Os templates disponibilizados geralmente têm opções para que essa personalização seja automática também, preenchendo nome e cargo, por exemplo.
3- Sua comunicação precisa conversar com seu público
Seu conteúdo, além de ser informativo e de qualidade, também precisa falar com a linguagem usada pelo seu público-alvo. O público do mercado automotivo fala de um jeito, o público do mercado educacional fala de outro. Por isso é importante que você conheça bem seu público e seu comportamento.
4- Saiba usar call to action
Todo e-mail marketing precisa ter uma call to action clara para ser bem sucedido. Só que nesse caso, ela não precisa ser tão agressiva assim. Uma mensagem de ação amigável pode ser bem sucedida, apenas para que você consiga o lead e comece a jornada de compra.
5- Esse é apenas o primeiro contato
O e-mail de prospecção é um e-mail de apresentação, o primeiro contato com a oportunidade. Você não precisa pesar muito no conteúdo, pode se concentrar em fazer apenas uma introdução sobre sua empresa e seu produto. O foco é fazer com que a oportunidade queira saber mais sobre você.
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