Três dicas para aumentar o engajamento com os seus clientes
Você já sentiu como se existisse um muro que distanciasse você dos seus clientes? Já sentiu que o conteúdo que você constrói e envia não passa de uma notificação na caixa de entrada? Se você se identificou com essa situação, cuidado, você precisa derrubar a parede que separa seus clientes do engajamento com a sua marca.
Para te ajudar, nós separamos três dicas práticas para romper as barreiras e aumentar o nível de interação do seu público-alvo com a sua empresa.
Dica #1 :Para engajar, é preciso planejar
O relacionamento com o cliente é o pilar do seu negócio, logo, a preocupação com o engajamento deve vir acompanhada de um planejamento de envios de e-mail que acompanhe o seu cliente antes, durante e depois da jornada de compra.
Uma pesquisa divulgada no site do E-mail Out em 2021 apontou que 60% dos clientes, vão parar de fazer negócios com uma marca que eles acham que é indiferente a eles. Se você não quer perder seus clientes, é importante construir bons fluxos de automação de e-mail.
Conselhos para ir além do boas-vindas
Para construir uma ponte que liga você aos seus clientes, é preciso ir além do e-mail de boas-vindas. A essência do e-mail marketing é a conversão e a retenção de clientes, por conta disso, o investimento nesse relacionamento deve ser constante e tem que ser baseado em ações do usuário.
Por isso, vale a pena construir fluxos de automação que atendam a vários tipos de interação. Você pode enviar um e-mail marketing sempre que:
- Um contato preenche um formulário e se cadastra na sua base de leads;
- Depois do seu cliente fazer uma compra;
- Após a inscrição ou participação em um evento;
- No dia do aniversário do seu assinante/cliente;
- Em datas comemorativas;
- Quando seus clientes deixarem uma avaliação;
- Quando eles encaminham seu conteúdo.
Com o Mailtop, você pode construir fluxos de automação de forma fácil e ilimitada. O editor de fluxos vai te ajudar a reduzir o tempo de criação de fluxos complexos em até 70%.
Além disso, os fluxos podem conter 1 ou 1 milhão de e-mails, com duração que pode variar de uma semana a um ano.
Dica #2: Conteúdo que atrai, conquista
O conteúdo do seu e-mail é o que define o valor do seu produto ou serviço, por isso, construir materiais que sejam atraentes vai te ajudar a conquistar clientes engajados.
Busque referências
O conteúdo que você constrói, na maioria das vezes é um reflexo daquilo que você consome. Para desenvolver bons projetos, é importante ter um objetivo claro sobre o que se deseja alcançar, boas referências e um olhar crítico sobre si em um contexto de mercado.
Para aumentar sua caixa de engajamento, esteja por dentro das tendências e tenha uma visão ampla de mercado. As ações que podem fazer a diferença nesta etapa são:
- Observar como os concorrentes trabalham e avaliar erros e acertos;
- Analisar e se inspirar em marcas que são referências no mercado;
- Construir conteúdo com um objetivo estratégico.
No Mailtop, você encontra referências de conteúdo em templates temáticos que podem ser adaptados e personalizados de acordo com as preferências e necessidades do seu negócio.
Veja também: Como construir uma jornada de sucesso em 2022?
Campanhas: como manter leads aquecidos e conquistar os desengajados
Dica #3: Mensure o seu progresso
Para garantir que os muros do baixo engajamento estão sendo derrubados, avalie os resultados de suas ações. É preciso que você saiba como anda o desempenho de suas campanhas, sua reputação com seus clientes e o nível de engajamento deles com a sua marca para descobrir se você está progredindo ou regredindo.
Pontue e classifique interações
O que é mais importante: a abertura de um e-mail ou um clique em um CTA? Cada interação terá um impacto diferente no seu negócio. O mesmo e-mail em que um cliente pode clicar em um CTA e fazer uma compra, pode fazer outro cliente se descadastrar da sua base. Por isso, a dica para garantir a eficácia de resultados é alinhar seus objetivos às suas métricas.
- Avalie os resultados de suas campanhas;
- Quantifique e qualifique o envolvimento do seu cliente com a sua marca;
- Compare as taxas de interação entre períodos e identifique falhas e oportunidades.
No lead scoring, você consegue quantificar o envolvimento do seu cliente com a sua marca conforme a qualidade de cada ação executada. Se você considera que um clique em um CTA é o evento mais importante durante a jornada de compra, defina uma pontuação positiva. Agora, se um determinado evento for negativo ou indiferente, você pode retirar pontos de um contato.
As possibilidades de personalização são amplas, pois a funcionalidade pode ser usada no Módulo de Automação e nas Campanhas de E-mail Marketing.
Como podemos te ajudar
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