5 dicas simples, mas que fazem diferença no envio de e-mail marketing
Criar um e-mail marketing de qualidade, que caia na caixa de entrada dos destinatários e que traga os resultados esperados pode parecer ser bem simples, mas não é! O assunto errado, uma base desatualizada e a segmentação errada, podem levar seu e-mail direto para caixa de Spam, ou pior, fazer seus clientes pedirem o descadastro da sua base.
Para evitar problemas você deve ficar atento às dicas que separamos para você.
1. Base de contatos
Use apenas bases de contatos que tenham solicitado e autorizado o recebimento dos seus e-mails.
Quando você envia um e-mail para uma base de contatos desconhecida, além de você estar prejudicando a sua taxa de entrega de e-mails, você vai mostrar ao público que sua empresa não se preocupa com eles e não respeita as boas práticas de mercado. É imagem da sua empresa que está sendo prejudicada! Para evitar esse tipo de problema, você deve enviar e-mail apenas para as pessoas que optaram explicitamente por receber seus e-mails.
Quanto mais engajada sua base de contatos, melhor os resultados que você vai ter!
2. O assunto
Lembre que a primeira coisa que o destinatário vai ver, é o assunto do seu e-mail! Então você deve criar um assunto que atraia a atenção e faça a pessoa querer abrir o e-mail recebido. Nunca entregue de primeira o que o e-mail tem a oferecer, crie algo que faça a pessoa ficar curiosa e desperte o interesse do leitor. O assunto deve ser curto, e de preferência deve ter o nome da pessoa que irá recebê-lo, assim você torna o e-mail algo mais pessoal.
Crie um assunto que seja pessoal e impossível de não abrir!
3. O e-mail
Mas então, o que devo colocar no meu e-mail? Texto e Imagem! Se você encaminhar apenas uma imagem, e por algum problema a imagem não for carregada, o seu público vai receber apenas um e-mail em branco, e isso não vai ser bom! Como o seu cliente vai saber o que você queria informar? Por isso, você deve sempre incluir um texto no seu e-mail. Uma pequena introdução antes da imagem principal e alguns textos alternativos no corpo do e-mail, para garantir que o seu envio não foi em vão.
Não esqueça disso: você nunca deve enviar um e-mail apenas com imagens!
4. Coloque links
Hoje a vida das pessoas está cada vez mais corrida, se o seu e-mail for muito longo, seu público vai desistir logo no início da leitura. Por isso evite e-mails longos, vá direto ao ponto e coloque links. Ao colocar um link no seu e-mail, você consegue direcionar a pessoa para seu site, onde ela vai poder ler o conteúdo todo. Os links são um grande aliado nos envios de e-mails marketing, pois você consegue direcionar a pessoa a seu site e fazer ela interagir com você. Ainda vai ser possível segmentar os próximos envios baseado nos cliques que você teve em cada uma das suas campanhas.
Quer saber se o contato realmente se interessou pelo e-mail? Coloque links, e veja quais foram clicados!
5. Realize Testes
Antes de enviar seu e-mail, lembre-se de testar.
Assim que você terminar de criar seu e-mail, faça alguns testes, fazendo envios para seu e-mail empresarial e pessoal. Veja se as imagens e o texto estão como você precisa, e ainda veja se todos os links estão funcionando e direcionando para o local correto.
Quer ter certeza que o e-mail está bem formatado? Teste!
Como podemos te ajudar?
Use essas dicas em todos os seus e-mails. Seguindo elas você certamente vai criar um e-mail de qualidade e conseguir uma boa interação com seu público.
Precisa de ajuda com suas campanhas? Queremos muito saber como podemos ajudar.