Jornada do Consumidor: seus envios acompanham o seu lead?
A Jornada do Consumidor é um processo intenso para as empresas. Cada informação disponível que o potencial cliente tenha sobre a sua marca e produto é decisiva.
Isso acontece porque durante a jornada de compra o seu consumidor passa por duas importantes etapas.
A primeira é chamada de Exploração, é o momento em que o seu potencial cliente está conhecendo diferentes produtos, serviços e empresas.
Nesta fase, os consumidores estão sendo expostos não somente aos objetos de consumo, mas também a diferentes gatilhos mentais que possuem uma grande influência na tomada de decisão.
Em seguida, eles passam por uma etapa de Avaliação, em que eles vão avaliar as melhores opções para entender com quem eles desejam fechar negócio.
Nesta jornada intensa e curta de decisões, como você pode influenciar o consumidor a fechar negócio com a sua empresa?
A resposta é simples: pelo conteúdo. Seus envios de e-mail marketing, suas postagens nas redes sociais e blog devem acompanhar a jornada do seu consumidor.
Afinal, se o seu conteúdo estiver desconectado das necessidades e desejos que os seus potenciais clientes possuem durante a jornada de compra, dificilmente ele vai se sentir motivado a fechar negócio.
A solução para este problema é construir uma estratégia de conteúdo que esteja alinhada com cada etapa da jornada do seu consumidor. Portanto, vamos entender como fazer isto?
Jornada do consumidor : Exploração
A primeira coisa que você deve se perguntar antes de construir conteúdo para esta etapa é: o que os meus consumidores gostariam de saber a respeito do meu produto ou serviço?
Só para exemplificar, pense que você está tentando iniciar uma conexão com esse consumidor.
Semelhantemente aos relacionamentos interpessoais, o processo acontece por etapas. Para chegar ao estágio mais avançado, você precisa despertar o interesse e a confiança do seu potencial cliente.
Nesse sentido, dê preferência para conteúdos e envios que agreguem valor. Mostre para o seu consumidor como o seu cliente pode solucionar um problema ou gerar resultados.
As possibilidades de criação são amplas e podem envolver a criação de materiais como e-books, webinars, postagens em blogs, redes sociais e muito mais.
No entanto, ao desenvolver conteúdo com o propósito de capturar o interesse do seu consumidor, você deve levar em consideração que ele está em uma etapa de descobertas.
Por isso, muito cuidado com o conteúdo das mensagens que você estará enviando para não gerar frustrações no seu consumidor durante o processo.
Evite títulos de e-mails mentirosos como “marquei uma reunião e você não apareceu” ou qualquer tom agressivo que induza a uma ideia que não seja comprovada pelo conteúdo vai ser prejudicial a sua imagem.
Ao desenvolver uma estratégia de conteúdo, considere todos os elementos e gatilhos necessários para despertar a atenção, mas tenha cuidado com o uso deles.
Jornada do Consumidor: Avaliação
No momento em que o seu consumidor parte para a etapa de Avaliação, a conexão inicial já foi estabelecida. Sua marca já está sendo considerada como uma opção para fechar negócio.
Assim como na etapa anterior, seu conteúdo deverá acompanhar a jornada, mas desta vez, o objetivo será se posicionar como diferencial.
Em comparação com o seu concorrente, quais são os benefícios que o seu produto oferece? Como está a experiência dos seus clientes com os seus serviços?
Para esse contexto, você pode apresentar cases de sucesso e oferecer condições especiais para a realização da compra.
Esse tipo de conteúdo vai trazer mais segurança e motivar o seu consumidor a fechar negócio.
Na etapa de avaliação, seus leads vão estar pesquisando informações que confirmem se a sua empresa é digna de confiança.
Portanto, tenha cuidado com a sua reputação digital.
De nada vai adiantar ter depoimentos de clientes elogiando sua empresa no seu site, se por exemplo, nas suas redes sociais, eles estão reclamando sobre os seus serviços nos comentários.
Então, esteja atento a forma como você se comunica com os seus potenciais consumidores, pois o seu conteúdo influencia decisões de forma direta ou indireta.
Saiba mais sobre esse assunto em: Aprenda a qualificar seu lead: descubra a diferença entre MQL, SQL e PQL
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Para cada contato cadastrado no Mailtop, nós geramos uma linha do tempo completa para que você possa acompanhar e avaliar o nível de engajamento do seu contato com os seus envios.
O Mailtop permite que você crie segmentações personalizadas e fluxos com 1 ou 1 milhão de e-mails, com duração de uma semana ou um ano.
Os fluxos são acionados por interação dos contatos ou nível de engajamento de cada um deles. O objetivo é que a partir desta análise você consiga direcionar sua estratégia de conteúdo.
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