Email Marketing
Para onde você direciona sua audiência? Veja como guiar seus leads e clientes

Para onde você direciona sua audiência? Veja como guiar seus leads e clientes

Quando os seus contatos, seguidores e potenciais clientes visitam o seu site, visualizam seus stories e recebem seus e-mails para onde eles são direcionados? Como você guia sua audiência?

Você já parou para pensar em quantas oportunidades pode ter perdido por não ter explorado as oportunidades de engajar sua audiência e gerar leads qualificados? 

Se você ainda não havia parado para refletir sobre este tema, prepare-se! 

Com intuito de te ajudar a obter melhores resultados em seus envios e ações de Marketing Digital, nós separamos algumas dicas sobre como e porque você deve direcionar sua audiência. 

Nada é por acaso, tudo é planejado 

Primeiramente, vamos esclarecer algo: nada em Marketing Digital e de conteúdo é por acaso. Afinal, o coração do marketing é a estratégia e tudo exige muito planejamento. 

Só para ilustrar, pense nos maiores influenciadores digitais da atualidade. Por mais natural que seja a interação deles com o público, é possível ter uma ideia do planejamento por trás de cada postagem. 

O cenário, o discurso, a trilha sonora e outros elementos são organizados e escolhidos de forma estratégica para que eles consigam vender um produto, serviço, marca e a própria imagem. 

Neste sentido, é possível também perceber que eles sempre vão direcionar a audiência para algum lugar. 

Faça esse exercício: procure o perfil de algum influenciador que você siga. Se você checar, todas as descrições biográficas, stories e postagens, possuem uma série de links. Ou seja, as ações têm o objetivo de gerar conversão. 

Então, independente do seu modelo de negócios, produto ou serviço, definir um objetivo estratégico e planejar suas ações é indispensável para gerar leads mais qualificados. 

Como direcionar minha audiência? 

Veja como utilizar as plataformas de mídia e comunicação para direcionar sua audiência e potencializar seus resultados 

Agora, vamos partir para o próximo passo. 

Uma vez que você entendeu que precisa direcionar a sua audiência para impulsionar seus resultados, o desafio é entender como fazer isso na prática. Nós listamos algumas plataformas de comunicação e vamos explicar as oportunidades para cada um delas. 

E-mail Marketing: Identifique o nível de engajamento da sua audiência

Não é novidade que o e-mail marketing é a forma de comunicação favorita dos consumidores. Um estudo global revelou que  83% das pessoas em todo o mundo preferem receber comunicações de empresas por e-mail.

Assim também, a plataforma oferece diversas oportunidades para você direcionar sua audiência e acompanhar o nível de engajamento. 

Entre as possibilidades estão: 

Fluxos de Automação

Os fluxos de automação podem te ajudar a construir uma jornada para o seu consumidor. Para exemplificar, imagine que ele preencheu um formulário sobre o interesse de participar de um webinar realizado pela sua empresa. 

A primeiro momento, você pode enviá-lo para um fluxo de nutrição focado em conteúdo. Conforme ele for interagindo, você consegue identificar se ele já pode ser um SQL e receber o contato de um vendedor. 

Existem várias possibilidade e você pode aprender mais por aqui: Aprenda a construir fluxos de automação eficazes

Promoção de conteúdo e produto 

Outra oportunidade dentro dos e-mails é promover seu conteúdo e seus produtos. Ao publicar um ebook, um artigo, realizar uma promoção você pode indicar o próximo passo. 

É possível incluir Call to Actions para os seus canais de vendas, comunicação e landing pages. E em seguida, identificar quais foram os contatos que demonstraram interesse em saber mais sobre o seu negócio. 

Dependendo dos seus resultados, você consegue identificar também pontos de melhoria. Isto é, para baixas taxas de abertura, vale a pena rever seu copywriting. Em contrapartida, casos de bounces, indicam que está na hora de higienizar a sua base. 

Redes sociais – Mostre seu valor para a seus seguidores

Com uma proposta diferente, focada em construir relacionamento, as redes sociais como Facebook e Instagram oferecem diferentes oportunidades para você direcionar a sua audiência. 

Stories 

Atualmente, os stories oferecem diferentes recursos para criação de conteúdo para entreter seu público. Uma das funcionalidades que você pode utilizar para converter seu público é o link nos stories. 

Aliás, o link dos stories é um Call to Action e você pode incluir para guiar sua audiência para outras plataformas de comunicação como sites, blogs e landing pages.

Postagens 

Como citamos anteriormente, nenhum conteúdo deve ser divulgado sem uma visão estratégica por trás. A dica é que ao publicar nas redes sociais, você sempre inclua um link direcionando seus seguidores. 

No Instagram, por exemplo, dificilmente as pessoas vão ter paciência para ler um artigo, mas você pode citar seu artigo e incluir um link para um blog. O mesmo vale para uma promoção ou um e-commmerce. 

Biografia 

Diferente dos stories e postagens em que você pode fazer mudanças constantes. A biografia e o Sobre são espaços fixos para descrever o seu negócio. Porém você pode utilizá-lo ao seu favor. 

Portanto, a recomendação é que mais do que a descrição do seu negócio, é que você indique todos os seus e-mails de contato. 

Muitos usuários utilizam o Linktree, para reunir todos os links essenciais: sites, blogs, landing pages, telefone e e-mail para contato. 

A ferramenta é gratuita e te ajuda a centralizar todos os principais pontos de contato da sua empresa e direcionar a sua audiência da maneira certa. 

Dica extra: Landing Pages 

Landing Pages são indispensáveis para construir uma estratégia de sucesso

Nós já destacamos anteriormente a importância de seu negócio ter uma landing page. As páginas de destino são espaços exclusivos para captação e conversão de leads. 

As páginas de destino podem ser utilizadas para diferentes propósitos. Só para exemplificar, você pode usá-las para divulgar uma promoção específica, captar informações de potenciais clientes, entender o comportamento dos seus consumidores e muito mais. 

Por isso, inclua as landing pages em suas estratégias de captação e geração de leads.

Diferente de um site, as páginas de destino possuem um modelo de construção, linguagem e conteúdo focado em gerar conversão. Então, aproveite essa possibilidade para o seu negócio. 

Veja também: O que é uma landing page e como criar páginas que convertem

Como Mailtop pode te ajudar 

O Mailtop é uma plataforma de e-mail marketing e automação. Por meio dela, você pode potencializar suas ações de marketing com envio de e-mails e construção de fluxos personalizados. 

Dentro da plataforma, é possível obter todas as informações necessárias para direcionar a sua estratégia. Por exemplo, no Lead Scoring, você pode medir e quantificar o nível de engajamento por meio da interação dos seus contatos com os seus envios. 

As métricas de performance sobre seus envios como taxas de abertura, conversão e cliques são disponibilizadas em um relatório completo. 

Assim, você consegue identificar como foi o desempenho de suas campanhas de acordo com os horários e dias de acesso, região, domínio e muito mais. 

Além disso, a plataforma conta com diversos recursos criativos como templates, bancos de imagem, gifs e adesivos com CTAs personalizados para você explorar. 

Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe e descubra tudo o que o Mailtop pode fazer pela sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *