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Você faz pesquisa? Entenda a importância de mapear as preferências do seu consumidor 

Você faz pesquisa? Entenda a importância de mapear as preferências do seu consumidor 

Sucesso do cliente, experiência do usuário e até mesmo jornada de compras são diferentes conceitos que, em resumo, visam um único objetivo: entender as necessidades e preferências do seu consumidor. 

Apesar de essas ferramentas serem essenciais para sua empresa identificar problemas e propor soluções, sozinhas, elas não são suficientes para que você tenha todas as respostas que precisa. 

É justamente nesse momento que a pesquisa deve ganhar espaço nos seus processos. Entender como os seus consumidores se relacionam com a sua empresa é indispensável para agregar valor ao seu negócio. 

Mas, como realizar pesquisas na prática? Você precisa contratar uma consultoria? Jornalistas? Precisar ir até a casa do seu cliente? 

Pelo contrário, existem diferentes métodos de pesquisa e cada um deles possui um objetivo específico, mas podem ser adaptados para diferentes tipos de contextos.

E esse será o tema que vai conduzir o conteúdo a seguir. Vamos te mostrar diferentes métodos de pesquisas e a importância de aplicá-los para mapear as preferências do seu consumidor e impulsionar seus resultados. 

Quais são os objetivos do seu negócio? 

Atualmente, existem diferentes formatos de pesquisa que podem ser utilizados para entender seu produto, mercado e serviço.

Primeiramente, precisamos entender que as pesquisas com os seus consumidores são essenciais para acompanhar os seus objetivos de negócio. 

No momento em que você definir as metas do seu negócio, você deve buscar pesquisar junto aos seus clientes se aqueles objetivos estão alinhados com a realidade da sua empresa. 

Só para exemplificar, imagine que você determina que quer aumentar as vendas do seu site em 10%. O período que você determinou para essa meta é de 30 dias, mas 80% dos seus produtos estão sendo abandonados no carrinho. 

Considerando todos os aspectos desse cenário, dificilmente você conseguirá alcançar esse objetivo sem realizar uma pesquisa. 

Antes de tudo, você precisa entender o porquê seus produtos estão sendo abandonados no carrinho e a partir disso, realizar pesquisas para identificar esse problema. 

Uma ferramenta que você pode utilizar para orientar seus processos é a Matriz CSD: Certezas, Suposições e Dúvidas. 

Basicamente, a Matriz CSD consiste em responder três importantes perguntas: 

  • O que eu tenho Certeza; 
  • Quais são minhas suposições;
  • O que eu tenho Dúvida. 

Essas perguntas podem ser utilizadas para diferentes situações dentro do seu negócio como a realização de pesquisas, análises de métricas, definição de objetivos entre outros. 

Diferentes tipos de pesquisa 

Conforme você estabelece os objetivos para o seu negócio, dúvidas surgem no caminho. Neste momento, você precisa definir qual será o formato de pesquisa que vai solucionar essas questões. 

Pesquisas para entender o comportamento do seu consumidor 

Independente do tamanho ou segmento de atuação do seu negócio, uma das melhores formas de entender como seu consumidor se comporta no seu site ou aplicativo é por meio de pesquisas online. 

Uma ferramenta que pode te auxiliar nesse processo é o Hotjar, que pode ser instalado no seu website. Ele serve para entender por meio de questionários, cliques, mapas de calor e gravação de telas o que seu consumidor faz no seu site. 

Seu potencial cliente clica no banner de ofertas? Quanto tempo ele gasta para concluir a compra? Ter essas respostas vai te ajudar a proporcionar uma melhor experiência de compra. 

Estudos para entender o mercado 

Da mesma forma que você precisa entender como seu consumidor se comporta, é importante ter uma visão sobre o mercado. 

O que é tendência? Como os seus concorrentes estão se comportando? Empresas de grande porte costumam encomendar pesquisas de mercado para entender esses pontos. Mas, você não precisa ser uma grande empresa para ter esse conhecimento. 

Uma das ferramentas mais comuns no meio de negócio é o Benchmarking que basicamente é realizar uma análise comparativa entre você e seus concorrentes para identificar pontos positivos, negativos, neutros e propor melhorias. 

Outra dica nesse sentido são as pesquisas e estudos realizados pelo Google e publicados no Think With Google. O acesso é gratuito e os estudos contam com Tendências de Consumo, Jornada do Consumidor e Tendências de Comportamento que trazem novidades de todos os segmentos. 

Pesquisas para avaliar o seu negócio

Para entender como seus leads e clientes enxergam o seu negócio, a melhor forma é investir em pesquisas internas.

Você pode fazer diferentes tipos de pesquisa. O formato e as ferramentas vão variar de acordo com as possibilidades do seu negócio. 

É possível, por exemplo, criar formulários via Google Formulários ou pelo Microsoft Forms e realizar os disparos por e-mails. 

Outra opção é criar formulários dentro do Hotjar, que citamos anteriormente e durante a jornada de compra, questionar o visitante do seu site de como ele avalia seu serviço. 

Assim como você pode recrutar contatos cadastrados na sua base e realizar uma entrevista presencial ou remoto e outras opções para você entender como é o relacionamento dos seus leads e clientes com a sua empresa e a qualidade dos seus atendimentos. 

Veja também: Jornada do Consumidor: seus envios acompanham o seu lead?

Conheça o Mailtop 

Para te ajudar a mapear as preferências do seu público você pode contar com o Mailtop. Nossa plataforma de e-mail marketing e automação vai te ajudar a construir os fluxos necessários para o disparo de suas pesquisas.

Com o Mailtop, você pode construir fluxos personalizados que serão disparados conforme a interação do seu contato. 

Além disso, você acompanha a jornada do seu consumidor por meio de uma linha do tempo exclusiva de cada contato, juntamente com uma análise completa dos seus resultados de envio. 

Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe.

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