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Como aumentar a taxa de abertura e de cliques do seu e-mail marketing? 

Como aumentar a taxa de abertura e de cliques do seu e-mail marketing? 

Por que meu e-mail marketing não foi aberto? Com certeza, essa é uma pergunta que você já se fez em algum momento. Quando as taxas de abertura e cliques são baixas e as dúvidas te assombram, é hora de reavaliar suas ações. 

E a proposta deste texto é justamente essa. Dar dicas sobre boas práticas de envio para você aumentar as taxas de abertura e cliques das suas campanhas de e-mail marketing. Confira a seguir, as melhorias que você pode fazer em suas estratégias. 

Você tem uma chance para seus contatos abrirem seu e-mail: aproveite! 

Desperte o interesse da sua base para a leitura dos seus e-mails pelo assunto

Seja sincero consigo mesmo, quantas vezes você volta para abrir e-mails que não te atraíram à primeira vista? Se o assunto não garantiu a leitura após o envio, dificilmente seu contato vai voltar para abrir aquele e-mail marketing. 

Algumas dicas pontuais para garantir que seu assunto é atrativo são: 

  • Ofereça informações relevantes: Para atrair a leitura e aumentar a taxa de cliques seu e-mail marketing deve oferecer valor para seu contato. Um conteúdo para aprendizado, uma promoção exclusiva, alertas sobre uma transação e muito mais. Aproveite todas as oportunidades que você tiver de fazer contato com a sua base, desde que o conteúdo enviado seja relevante para sua audiência. 
  • Quanto mais objetivo, melhor: Utilize entre 60 a 70 caracteres no assunto do seu e-mail marketing. Se você adicionar mais palavras, o assunto será cortado e o leitor não vai ter interesse de saber o restante das informações e suas taxas de abertura e cliques continuarão baixas. Vá direto ao ponto, mostre a que veio. 
  • Desperte a curiosidade: Personalização de nomes, perguntas e gatilhos mentais como urgência, exclusividade, gratuidade e escassez são ótimos para estimular o interesse. Ao trabalhar essas informações de forma pontual, você aumenta as oportunidades de seus e-mails marketing chamarem a atenção na caixa de entrada. 

Um e-mail marketing com seu nome, dizendo que você ganhou um cupom de desconto exclusivo de R$50,00, com certeza não passaria despercebido. O mesmo vale para seu cliente. Aproveite todas as formas de conquistá-lo. 

Nós já demos dicas sobre o engajamento por assunto em outro post-blog e você pode conferir por aqui: Taxa de engajamento: o assunto é que garante a leitura! 

Cuidado, não envie a campanha certa no momento errado

Garanta que as pessoas certas recebam as suas campanhas no momento correto. Assim, seus resultados vão ser mais assertivos

Seus leads estão preparados para receber suas campanhas com preço do produto no topo do funil? Quando pensamos no processo de conversão não podemos esquecer que a conversão do cliente vai acontecer conforme ele avança pelo funil de vendas. 

Nesse processo, é importante enviar as informações no momento certo. Portanto, antes de enviar um e-mail marketing verifique: 

  • Horário de envios: Com base nos envios anteriores: qual é o horário em que seus contatos registram as maiores taxas de aberturas e cliques? Saber dessas informações é essencial para garantir maior efetividade de suas ações. 

Se seus e-mails marketing normalmente são abertos no período da manhã, por que você faria seus envios a noite? Esteja atento a esses resultados para acertar no envio. Lembre-se de observar os resultados das primeiras 24hrs, pois depois deste período as taxas costumam cair.

  • Segmentação: Você segmenta seu conteúdo? Se ainda não o faz, deveria. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Mailchimp, campanhas segmentadas atingem taxas de abertura 14% maiores em comparação com as não segmentadas. Além disso, os e-mails marketing para contatos engajados e desengajados devem ser diferentes, pois os objetivos de comunicação são distintos. 

Deste modo, invista na segmentação da sua base. Construa fluxos de automação para mapear o nível de interação dos seus contatos com a sua marca para identificar pontos de melhoria. 

Nós demos algumas dicas para manter leads aquecidos e conquistar seus contatos desengajados neste blog. Você pode saber mais sobre o assunto por meio deste link: Campanhas: como manter leads aquecidos e conquistar os desengajados.

Como Mailtop pode te ajudar

O Mailtop oferece diversas funcionalidades para te ajudar a medir e avaliar pontos de melhoria para aumentar suas taxas de abertura e de cliques. Entre as oportunidades está um dashboard do desempenho de cada campanha. Nele, você identifica quantos contatos estão cadastrados na sua base, quantos receberam o e-mail marketing e as taxas de abertura e cliques. 

No gráfico de envios, você pode identificar o número de aberturas e cliques por horário, nas 24hrs e quantos cliques obteve em cada link da sua campanha. Outras informações como aberturas por tipo de dispositivo, contatos com maior número de aberturas e resultados por domínio também estão disponíveis. 

Além disso, você pode fazer a segmentação de leads, construir fluxos de automação de e-mail marketing, medir nível de engajamento por contato e muito mais.

Quer saber mais sobre os benefícios do Mailtop? Entre em contato com a nossa equipe e comece a construir uma história de sucesso para o seu negócio.

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