Além do funil de vendas: a importância de manter o relacionamento com clientes via e-mail marketing
Quanto você investe em um relacionamento com seus clientes via e-mail marketing? Se sua estratégia de aquisição de clientes é limitada ao processo do funil de vendas: cuidado, você está desperdiçando oportunidades e perdendo dinheiro.
Para te ajudar a fidelizar clientes, nós te mostraremos a importância de manter contato com seus consumidores e como você pode fortalecer o relacionamento com e-mails de pós-vendas.
Quem te conhece, é quem te compra
Contra fatos, não há argumentos. De acordo com Philip Kotler, pesquisador em Marketing, conquistar um novo cliente vai te custar de 5 a 7 vezes mais do que manter o cliente atual. Ele também aponta que o número de consumidores que chegam ao final do funil de vendas, diminui à medida que avançam para o estágio seguinte. Desta forma, as pessoas que vão gostar da sua marca, precisam ter conhecido ela antes. Seus compradores, precisam ter gostado de você antes.
Outro estudioso, Derek Rucker, da Kellogg School of Management, identificou que a jornada do consumidor segue um modelo que ele chama de quatro As: Assimilação, Atitude, Ação e Ação Nova. Quando um cliente toma conhecimento da sua marca (Assimilação), gosta ou não dela (Atitude), decidem se vão comprá-la (Ação) e se vale repetir a compra (Ação Nova).
Unindo os dois pontos de vista, investir em um relacionamento com o cliente que vai além do funil de vendas traz uma série de benefícios: você consegue mapear os desejos e necessidades dos seus consumidores de forma efetiva, fortalecer sua marca, fidelizar pessoas e conquistar vendas sem precisar gastar mais por isso.
Invista em quem investe em você
O processo que vai te conduzir à fidelização dos seus consumidores é regido por uma regra lógica: é preciso investir em pessoas para que elas invistam em você. É neste ponto que o e-mail de pós-venda se torna um grande aliado. Para construir um relacionamento de sucesso com seus clientes, você precisa estar presente em toda a jornada de compra.
Dicas práticas para e-mails de pós-vendas
Para obter resultados efetivos na construção de um relacionamento de pós-vendas, siga três princípios: mostre que seu cliente é importante, valorize suas necessidades e mostre o que você tem para oferecer.
Dica #1: Agradeça
Diga para o seu cliente que ele não é apenas um número, agradeça o voto de confiança. Quando o pagamento de uma compra for confirmado, você pode enviar um e-mail de agradecimento. Além disso, esse tipo de e-mail também pode conter manuais, dicas de uso e conservação do produto.
Para que sua ação seja eficiente, personalize seu e-mail e chame seu cliente pelo nome. Você deve segmentar seus contatos e dividi-los entre os que estão comprando de você pela primeira vez e os que compram frequentemente. Desta forma, você vai garantir que sua estratégia está alcançando o público-alvo correto.
Dica #2: Peça feedback
Escute seu cliente, mostre que você valoriza sua opinião e suas necessidades. O e-mail de feedback de pós-venda é importante para entender como foi a experiência do cliente com a sua marca e identificar melhorias em processos internos e externos.
Peça que ele avalie seu produto, serviço, formas de pagamento, prazos de entrega e atendimento para que você consiga avaliar o seu desempenho e corrigir falhas.
Dica #: Faça recomendações
Mostre seu valor e amplie as suas oportunidades de vendas. Os e-mails de recomendação de produtos podem ser enviados depois que um cliente efetuar uma compra. Para que essa estratégia tenha sucesso, suas bases devem estar segmentadas entre leads e clientes.
Vale lembrar também que os produtos que serão recomendados devem ser selecionados com base na compra anterior, sendo opções que complementam o que seu cliente já possui.
Como ir além do funil de vendas com Mailtop
No Mailtop, você consegue construir um relacionamento de pós-vendas de sucesso, via e-mail marketing. Entre as funcionalidades que vão te ajudar a ir além do funil de vendas está a segmentação certeira de contatos e os fluxos de automação.
Com a segmentação personalizada, você envia seus e-mails para os clientes certos. A segmentação e o tratamento de endereços do Mailtop vai te ajudar a alcançar apenas os contatos que realmente te interessam ao personalizar quantos campos você quiser.
Os fluxos de automação de e-mails vão te ajudar a manter contato com seus clientes e construir um relacionamento após a compra. Entre as possibilidades, está a criação de fluxos com 1 ou 1 milhão de e-mails, com duração de uma semana ou um ano, acionados por interação dos contatos ou nível de engajamento de cada um deles.
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