Qualidade de base: entenda porque e-mails inválidos são uma ameaça à sua lista
De zero a dez, qual nota você daria para sua base? Se você sentiu dificuldade de avaliar seus leads, nós iremos te trazer alguns dados para te ajudar a classificar seus contatos e entender os riscos que os e-mails inválidos podem trazer para sua lista. Você vai poder identificar erros e pontos de melhoria para ter contatos qualificados diante de um contexto de mercado.
Um grande mercado com muitos aprendizes
Atualmente estamos em um tempo de transformação, pois as formas de consumo mudaram e as empresas e clientes ainda estão aprendendo como se adaptar às mudanças. Apenas em 2020, o e-commerce no Brasil registrou um crescimento de 400% durante a quarentena. Do outro lado, segundo a Associação Brasileira de de Comércio Eletrônico (ABComm), entre abril e setembro do mesmo ano, 11 milhões de brasileiros fizeram uma compra online pela primeira vez.
Para nós, esses dois exemplos evidenciam a necessidade tanto de empresas, quanto de clientes adotarem uma plataforma de comunicação como o e-mail para fortalecer as ações de marketing digital, promover produtos e serviços, construir relacionamento e mensurar resultados.
Na corrida por resultados, uma manobra arriscada
Na tentativa de conquistar melhores resultados, muitas empresas adotaram manobras arriscadas como a compra de listas de contatos e a reativação de bases antigas ou inativas.
Considerando as mudanças como a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que implica diretamente em questões como privacidade e permissão, a compra de listas é uma estratégia perigosa e ineficiente. Esse tipo de prática pode levar ao encerramento da sua conta por denúncias de spam e o desperdício de recursos com uma base desengajada que não tem interesse pelo seu conteúdo, produto ou serviço.
Veja também:
LGPD – Como utilizar o Módulo de automação para atualizar sua base – Mailblog
O monstro chamado e-mail inválido
A negligência no tratamento de informações e na construção de uma base qualificada fortaleceu um monstro chamado e-mail inválido.
De acordo com um levantamento publicado por uma empresa de verificação de e-mails em 2020 o número de e-mails inválidos chegou a 22,8%, aumento de 17% no total de endereços inválidos com relação ao ano anterior.
Com o aumento dos e-mails inválidos, cresceram também o número de endereços com erros de sintaxe que são elementos que invalidam o e-mail cadastrado como falta do @, inclusão de caracteres inválidos entre outros. Em 2019, esse tipo de erro era de 5,1% e agora chega a 19,7% (um aumento de 287% desse tipo de erro).
Os erros de domínio que invalidam cadastros por erros de digitação representam 32% dos e-mails inválidos, seguido dos junk, e-mails com sequências numéricas, palavrões e outros que tiveram um aumento de 0,5% para 1,5%.
Esse cenário contempla os e-mails que podem te trazer prejuízo pelo fato de estarem dentro da sua lista. Os spamtraps (armadilhas de spam), representaram 7,9% dos e-mails de risco identificados em listas de e-mails em 2020, um aumento de 136% em comparação com o ano anterior quando estava em 3%. Já os e-mails descartáveis e temporários em comparação com o ano anterior cresceram 1.480%, ao saltar de 0,5% para 7,9%.
Tanto spamtraps quanto os e-mails descartáveis e temporários representam uma ameaça à base de e-mails, pois os spamtraps tem como finalidade capturar enviadores de spam que compram e trocam endereços sem permissão. Enquanto os descartáveis e temporários que podem ser utilizados apenas por alguns minutos ou horas, caracterizam e-mails que podem ter sido utilizados para aplicações de golpes online.
Como o Mailtop vai te ajudar a qualificar sua base
No processo que envolve o envio de uma campanha, os provedores de e-mail podem informar problemas que afetaram a entrega como o usuário não existir, spam e outros. Para que sua base de leads seja qualificada, quando esses erros ocorrem, sua lista de contatos deve ser atualizada e é justamente aí, que nós entramos em ação.
O Mailtop detecta reclamações e erros e evita que novos envios aconteçam para contatos inválidos. Desta forma, seu domínio não fica manchado com os provedores de e-mails, sua reputação é mantida e sua base se mantém qualificada.
[…] Comprar listas de e-mails e contatar pessoas de forma aleatória, por exemplo, não vai te gerar resultados. Ações mal elaboradas como estas, vão te fazer desperdiçar dinheiro, ter uma base desqualificada e colocar sua conta em risco. Nós abordamos esse tema aqui: Qualidade de base: entenda porque e-mails inválidos são uma ameaça à sua lista. […]