5 modelos de e-mail marketing campeões de conversão
O e-mail marketing é um dos principais canais de comunicação usado pelo marketing digital. Todo mundo tem e-mail e todo mundo abre sua caixa de entrada pelo menos algumas vezes por dia. É garantia que, se você enviar seus e-mails de forma correta, você vai conseguir impactar seu público-alvo.
Agora, nem sempre é fácil saber o que você precisa saber e como precisa enviar. O trabalho do analista de marketing, ou daquele responsável pelas estratégias e envios, precisa levar em conta o público-alvo e suas preferências. Você sabe o que seu público quer ler?
Para ajudar, vamos falar sobre cinco modelos que são campeões de conversões.
1- Modelo de agradecimento
Seja uma mensagem de boas vindas, obrigado por comprar conosco ou outro. Ou seja: o cliente performou determinada ação, ele recebe uma mensagem.
Esse tipo de e-mail marketing pode ser muito útil como parte de uma estratégia de funil de vendas. Daqui você pode enviá-lo para outro lugar, pedir para ele melhorar o cadastro, responder uma pesquisa ou outro.
2- Newsletter
O uso de e-mail como forma de enviar conteúdo de nutrição é muito importante nesse tipo de marketing. O principal modelo usado nesses casos é o newsletter.
Newsletter é um modelo de e-mail em que você oferece conteúdo. Seja post-blogs, seja novidades sobre sua empresa, cases de sucesso e até mesmo promoções. O objetivo aqui é nutrir o usuário com o maior número de informações possíveis, para ele conhecer melhor sua empresa.
3- E-mail marketing transacional
Também usado para informar o cliente, o e-mail marketing transacional é enviado quando é preciso confirmar uma negociação, atualizar o estágio de compra, código rastreamento, lembretes e outros. Apesar de ter um objetivo bem claro, é possível também usá-lo para algum objetivo secundário, como enviar uma pesquisa de satisfação ou um artigo com informações.
4- Marketing de compra
Sabe aquele e-mail marketing clássico? Aqueles com ofertas de produtos? Sim, esse é o marketing de compra. Nele você vai encontrar um produto (ou mais) com uma CTA para que o cliente possa se informar a respeito e comprá-lo.
5- Modelo sazonal
Por fim os também populares e-mails de marketing sazonal, aqueles que são enviados em determinados períodos do ano. Natal, fim de ano e aniversário são alguns dos exemplos. Usando ferramentas de marketing digital, você vai poder programar esses envios, automatizando o que for possível.
O Mailtop
Com ele você pode fazer templates de maneira bastante intuitiva, com uma ferramenta de clique e arraste. Existe um grande número de imagens disponíveis para os templates, que podem ser programados para disparos automáticos.