Métricas que importam: o que seus indicadores dizem sobre sua base de leads?
Métricas e Marketing Digital são duas palavras com significados diferentes, mas que são praticamente sinônimos. Afinal, é impossível fazer marketing e obter bons resultados sem acompanhar seus indicadores.
Contudo é preciso ter cuidado. Apesar de as métricas serem indispensáveis para guiar o seu negócio de forma inteligente, a má interpretação dos dados e informações descontextualizadas podem te levar na direção oposta.
A melhor forma de você evitar este tipo de problema é entender quais são as métricas que são importantes para o seu negócio e o que elas dizem sobre a sua base de leads.
Dessa forma, você consegue direcionar suas ações e potencializar seus resultados. No texto a seguir, vamos trazer alguns indicadores para você avaliar em seu negócio.
O que as taxas de envio dizem sobre a sua base de leads?
Primeiramente, vamos começar com a taxa que vai te ajudar a dimensionar a “saúde” da sua base: taxa de envio.
As taxas de envio correspondem ao número de e-mails entregues para os seus contatos em comparação com a quantidade de pessoas cadastradas na sua base.
Por exemplo, você possui 500 contatos cadastrados na sua base de e-mails e somente 250 pessoas receberam sua comunicação, isso quer dizer que você está operando com uma base desqualificada.
Isso pode estar acontecendo por diversos motivos: seus contatos te colocaram em uma lista de spam, os emails cadastrados são inválidos e entre outros.
Independente do motivo, o diagnóstico é o mesmo: você precisa higienizar a sua base e rever algumas práticas para melhorar sua entregabilidade e a qualidade dos contatos que possui.
O que as taxas de abertura dizem sobre a sua base de leads?
Se as taxas de envio atestam a saúde da sua base, as taxas de abertura mostram o nível de interesse da sua base pelos seus envios.
Assim como mostramos anteriormente, a melhor forma de analisar essa métrica é ter como comparativo a quantidade de e-mails enviados pelo número de aberturas.
Só para ilustrar, se dos seus 250 e-mails enviados, somente 15 foram abertos, isso significa que a sua taxa de abertura é de 6%.
Um resultado como esse pode implicar em diversas coisas, como por exemplo, o baixo engajamento da sua base, a qualidade dos seus contatos e a estratégia aplicada ao seu conteúdo.
De acordo com um estudo realizado pela Invesp, 47% das pessoas abrem e-mails com base na linha de assunto. Enquanto 69% relatam e-mails como spam com base apenas na linha de assunto.
Portanto, fique atento aos seus resultados de abertura para reavaliar sua estratégia de conteúdo e negócio.
O que as taxas de clique dizem sobre seus envios?
Juntamente com as taxas de envio e abertura, o número de cliques é uma das métricas mais valiosas para o seu negócio.
Isso acontece porque a quantidade de cliques no conteúdo enviado por e-mail marketing, indica o nível de interesse e compreensão do seu público pela sua proposta.
Voltando ao exemplo anterior, se dos 15 emails abertos, apenas 5 foram clicados, isso resulta em uma taxa de clique de 33%.
E qual é a conclusão sobre este resultado? A primeira é que o seu assunto foi interessante o suficiente para motivar a abertura.
Em contrapartida, outros elementos como a sua proposta de valor, textos, componentes visuais, Call to Action e outros não foram compreendidos ou desejáveis.
Qual é a saída para esses casos? Será necessário fazer uma avaliação crítica sobre os resultados obtidos e explorar novas formas de trabalhar o conteúdo do seu e-mail marketing.
Veja também: Dez boas práticas para você mandar bem nos seus envios
Como Mailtop pode te ajudar a acompanhar seus indicadores?
O Mailtop é uma plataforma de e-mail marketing e automação. Por meio dela é possível você acompanhar todos os resultados de suas campanhas.
Ao realizar um envio de e-mail marketing, o Mailtop cria um relatório com todos os dados sobre suas taxas de envio, aberturas, cliques, bounces e descadastros para que você consiga avaliar o desempenho de suas ações.
Tenha acesso a todos os detalhes sobre as interações nas primeiras 24 horas, desempenho por domínio, abertura por tipo de dispositivo, país, região, contatos mais engajados e muito mais.
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