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Vamos falar de copywriting? Dicas e truques para mandar bem nos seus envios

Vamos falar de copywriting? Dicas e truques para mandar bem nos seus envios

O que é copywriting? Como fazer? Quais são as técnicas utilizadas? Se você está lendo esse texto, talvez essas sejam as suas principais dúvidas. 

Afinal, copywriting pode ser um termo e conceito ainda desconhecido no seu trabalho ou até mesmo, uma palavra que não seja muito utilizada no seu dia a dia. 

Antes de mais nada é preciso que você comece a leitura deste texto com uma informação muito importante: copywriting está presente na sua rotina mais do que você imagina.

O que é copywriting? 

Para te explicar o que é copywriting, vamos fazer o seguinte exercício. Imagine que você está querendo perder peso, mas está sem tempo de ir até a academia. Você começa a procurar por nutricionistas, dietas, serviços estéticos e outros para descobrir como emagrecer sem treinar.

Em seguida, você é impactado (a) com dois e-mails marketings com os seguintes títulos: 

  1. Emagrecimento: veja como a alimentação pode te ajudar no processo; 
  2. Uma maneira 100% garantida de ter um corpo sarado sem gastar horas na academia! 

À primeira vista, o segundo título parece ser mais curioso, certo? A decisão sobre o melhor serviço você vai fazer conforme a proposta de valor, mas inegavelmente, a persuasão vai fazer toda a diferença no processo. 

Copywriting é justamente isso. Não existe uma tradução do termo para português, mas basicamente é o conceito de escrever de forma persuasiva. 

O objetivo? É simples, convencer o seu consumidor a tomar uma ação específica. Essa atitude pode ser assinar sua newsletter, abrir seu e-mail marketing, comprar um produto, contratar um serviço e muito mais. 

Como aplicar o Copywriting na prática? 

O copywriting é um conceito que pode ser utilizado em todos os seus canais de comunicação

Depois que você entendeu o que é copywriting, a grande questão é entender como aplicar no seus envios. Nós separamos algumas dicas e truques que podem te ajudar a mandar bem nos seus envios. 

Entretanto, é preciso levar em consideração alguns pontos essenciais. Quando o assunto é conteúdo persuasivo, não existe bala de prata e muito menos, receita de bolo. 

O conhecimento que a sua empresa e o seu profissional de conteúdo terá a respeito das suas personas, da jornada de compra, comunicação e outros pode influenciar os resultados. 

Todavia, os gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que nos auxiliam na tomada de decisão e se bem aproveitados, eles podem te ajudar a construir copy poderosas. 

Dito isto, vamos às dicas?

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Senso de urgência 

Tempo é um estímulo poderoso quando bem aproveitado. Dar um prazo para algo, por exemplo, costuma despertar o senso de urgência e motivar as pessoas a tomarem uma ação. 

Dizer para o seu cliente que aquelas são as “últimas horas para aproveitar 50% de desconto”. Vai despertar mais urgência do que informá-lo que tem uma promoção acontecendo, mas sem prazo para acabar. 

No entanto, é importante que a utilização deste gatilho seja condizente com a realidade. Logo, se você for dizer que uma promoção tem um prazo: cumpra. 

O relacionamento com o seu cliente sempre deve ser guiado pela honestidade para que ele confie e reaja às suas ações. 

O poder da escassez e da exclusividade 

A exclusividade e a escassez de algo sempre vão gerar interesse. A escassez foi considerada em uma pesquisa realizada pelo Google, um dos seis vieses cognitivos mais poderosos na tomada de decisão da jornada de compra. 

Do mesmo modo, a palavra exclusividade se bem utilizada se  torna um elemento poderoso para mostrar a utilidade de um produto, serviço e também destacar uma proposta de valor. 

Nesse sentido, quanto mais raro, limitado, personalizado e exclusivo um produto for na sua prateleira, mais desejável ele se torna para o seu consumidor. O desejo de adquirir algo exclusivo e escasso vai contribuir para que o seu consumidor tenha um senso de urgência em adquirir a sua oferta.

Seja específico 

Quanto mais específico for seu copywriting, mais impactante será a sua mensagem

Detalhes e especificações fazem a diferença na divulgação da sua proposta, pois eles transparecem mais credibilidade. 

Por exemplo, ao dizer que a cada um móvel de madeira produzido, uma empresa planta cinco mudas de novas árvores, você consegue informar que: 

  • A origem do seu material; 
  • Sua preocupação em minimizar os impactos ambientais;
  • O que você tem feito para minimizar esses impactos. 

Por isso, quanto mais específico, objetivo, e transparente você for em suas comunicações, melhor será o seu copy, pois seu consumidor vai identificar o valor da sua proposta. 

Conheça o Mailtop 

Para te ajudar a dar vida às suas ideias, converter os seus clientes e ter sucesso em seus envios você pode contar com o Mailtop. 

A plataforma de e-mail marketing e automação conta com diversas funcionalidades que vão te ajudar a direcionar a entender seus resultados e direcionar suas ações. 

É possível segmentar seus contatos, construir fluxos de automação, acompanhar a linha do tempo do seu contato, medir o nível de engajamentos, criar templates personalizados e muito mais. 

Quer saber mais sobre como aproveitar essas e outras vantagens? Entre em contato com a nossa equipe. 

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