Vamos falar de copywriting? Dicas e truques para mandar bem nos seus envios
O que é copywriting? Como fazer? Quais são as técnicas utilizadas? Se você está lendo esse texto, talvez essas sejam as suas principais dúvidas.
Afinal, copywriting pode ser um termo e conceito ainda desconhecido no seu trabalho ou até mesmo, uma palavra que não seja muito utilizada no seu dia a dia.
Antes de mais nada é preciso que você comece a leitura deste texto com uma informação muito importante: copywriting está presente na sua rotina mais do que você imagina.
O que é copywriting?
Para te explicar o que é copywriting, vamos fazer o seguinte exercício. Imagine que você está querendo perder peso, mas está sem tempo de ir até a academia. Você começa a procurar por nutricionistas, dietas, serviços estéticos e outros para descobrir como emagrecer sem treinar.
Em seguida, você é impactado (a) com dois e-mails marketings com os seguintes títulos:
- Emagrecimento: veja como a alimentação pode te ajudar no processo;
- Uma maneira 100% garantida de ter um corpo sarado sem gastar horas na academia!
À primeira vista, o segundo título parece ser mais curioso, certo? A decisão sobre o melhor serviço você vai fazer conforme a proposta de valor, mas inegavelmente, a persuasão vai fazer toda a diferença no processo.
Copywriting é justamente isso. Não existe uma tradução do termo para português, mas basicamente é o conceito de escrever de forma persuasiva.
O objetivo? É simples, convencer o seu consumidor a tomar uma ação específica. Essa atitude pode ser assinar sua newsletter, abrir seu e-mail marketing, comprar um produto, contratar um serviço e muito mais.
Como aplicar o Copywriting na prática?
Depois que você entendeu o que é copywriting, a grande questão é entender como aplicar no seus envios. Nós separamos algumas dicas e truques que podem te ajudar a mandar bem nos seus envios.
Entretanto, é preciso levar em consideração alguns pontos essenciais. Quando o assunto é conteúdo persuasivo, não existe bala de prata e muito menos, receita de bolo.
O conhecimento que a sua empresa e o seu profissional de conteúdo terá a respeito das suas personas, da jornada de compra, comunicação e outros pode influenciar os resultados.
Todavia, os gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que nos auxiliam na tomada de decisão e se bem aproveitados, eles podem te ajudar a construir copy poderosas.
Dito isto, vamos às dicas?
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Senso de urgência
Tempo é um estímulo poderoso quando bem aproveitado. Dar um prazo para algo, por exemplo, costuma despertar o senso de urgência e motivar as pessoas a tomarem uma ação.
Dizer para o seu cliente que aquelas são as “últimas horas para aproveitar 50% de desconto”. Vai despertar mais urgência do que informá-lo que tem uma promoção acontecendo, mas sem prazo para acabar.
No entanto, é importante que a utilização deste gatilho seja condizente com a realidade. Logo, se você for dizer que uma promoção tem um prazo: cumpra.
O relacionamento com o seu cliente sempre deve ser guiado pela honestidade para que ele confie e reaja às suas ações.
O poder da escassez e da exclusividade
A exclusividade e a escassez de algo sempre vão gerar interesse. A escassez foi considerada em uma pesquisa realizada pelo Google, um dos seis vieses cognitivos mais poderosos na tomada de decisão da jornada de compra.
Do mesmo modo, a palavra exclusividade se bem utilizada se torna um elemento poderoso para mostrar a utilidade de um produto, serviço e também destacar uma proposta de valor.
Nesse sentido, quanto mais raro, limitado, personalizado e exclusivo um produto for na sua prateleira, mais desejável ele se torna para o seu consumidor. O desejo de adquirir algo exclusivo e escasso vai contribuir para que o seu consumidor tenha um senso de urgência em adquirir a sua oferta.
Seja específico
Detalhes e especificações fazem a diferença na divulgação da sua proposta, pois eles transparecem mais credibilidade.
Por exemplo, ao dizer que a cada um móvel de madeira produzido, uma empresa planta cinco mudas de novas árvores, você consegue informar que:
- A origem do seu material;
- Sua preocupação em minimizar os impactos ambientais;
- O que você tem feito para minimizar esses impactos.
Por isso, quanto mais específico, objetivo, e transparente você for em suas comunicações, melhor será o seu copy, pois seu consumidor vai identificar o valor da sua proposta.
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