Automação
Fluxos de automação: quais são as vantagens dessa ferramenta? 

Fluxos de automação: quais são as vantagens dessa ferramenta? 

Manter sua base de leads nutrida, reduzir seus custos, aumentar sua produtividade e retenção são alguns dos maiores desafios e desejos de empresas e dos profissionais de marketing. Na prática, diversos fatores podem influenciar esses resultados e eles estão mais relacionados ao uso de fluxos de automação do que você imagina. 

Para simplificar, vamos dar um exemplo. Imagine que sua base de e-mails é como um carretel de linhas de tricô. Da mesma forma que as linhas precisam ser tricotadas em um processo lógico e sequencial para se transformarem em uma peça que possa ser utilizada, a sua base de e-mails precisa estar dentro de um fluxo de automação para que você construa ações efetivas, gerencie processos e impulsione seus resultados. 

Mas, como construir esses fluxos na prática? O que é importante considerar nesse processo? Nós reunimos algumas dicas pontuais sobre esse assunto para você. 

Fluxos de automação vão te ajudar a manter o controle 

Os fluxos de automação ajudam no processo de gestão

Os fluxos são uma das poucas oportunidades que você terá de construir uma jornada ideal para o seu consumidor sem a interferência de concorrentes no processo. 

Mais do que construir essa jornada, por meio dos fluxos você consegue identificar quais são as ações que estão gerando mais resultados e em quais etapas seus usuários mais abandonam o processo. Esse conhecimento, vai te ajudar a ter mais controle sobre as operações, pois a identificação de problemas será mais rápida assim como as resoluções. 

Outro aspecto importante dos fluxos é que você consegue fazer as correções e enviá-las em massa. Portanto, seu controle sobre o processo é integral. 

Veja também: Automação de e-mails na jornada de pós-vendas: três motivos para adotar essa estratégia 

Fluxos de automação podem melhorar sua taxa de retenção 

Mantenha o contato com o seu cliente e evite perdê-lo para a concorrência

A utilização de fluxos de automação no seu processo pode te ajudar a aumentar suas taxas de retenção. Utilizando novamente o exemplo do tricô, lembre-se que a durabilidade de uma peça vai estar atrelada a junção dos pontos. Se alguma linha se soltar, sua peça e o processo são afetados. 

A mesma lógica se aplica a sua base de clientes. Se você não mantém um relacionamento constante, ele pode se afastar da sua marca e impactar sua taxa de retenção. Em contrapartida, quanto maior o contato, maior as oportunidades de fidelização. Inclusive, esta é uma expectativa que os consumidores possuem em relação a sua comunicação.

Um estudo divulgado pelo eMarketer mostrou que 62,9% dos clientes preferem ouvir sobre as suas marcas favoritas via e-mail em comparação com outros canais de comunicação. Essa descoberta é positiva, quando consideramos que converter um novo cliente pode te custar de 5 até 7 vezes mais do que fidelizar as pessoas que já conhecem a sua marca. 

Nesse sentido, você pode ir mais longe e construir fluxos de automação específicos para pessoas que já compraram da sua marca e gerar uma nova conversão. Uma abordagem estratégica nesses casos é oferecer cupons de desconto, promoções exclusivas, criar projetos de fidelização e outros. 

Saiba mais sobre esse assunto: Além do funil de vendas: a importância de manter o relacionamento com clientes via e-mail marketing

Use fluxos de automação para economizar seu tempo 

Do mesmo modo que buscamos reduzir gastos, economizar tempo em suas atividades diárias vai impactar positivamente seus resultados. Neste caso, os fluxos de automação são um grande aliado do processo. 

Segundo uma pesquisa da Smartsheet, 59% dos profissionais disseram que acreditam que poderiam economizar seis horas por semana automatizando tarefas repetitivas. Não automatizar suas ações pode afetar negativamente sua produtividade, pois você vai gastar mais tempo analisando resultados e colhendo informações com o risco de alguma delas vir acompanhada de erros. 

Outro ponto importante é que com os fluxos automatizados você pode planejar suas ações com maior antecedência e personalizar a comunicação com seus clientes. Assim, você torna seu trabalho mais rico, simples, efetivo e eficaz. 

Como Mailtop pode te ajudar? 

O Mailtop é uma plataforma de e-mail marketing e automação. Com alguns cliques, você pode construir fluxos de automação para nutrir seus contatos e construir um relacionamento com seus clientes após a compra. 

No Mailtop, você consegue reduzir o tempo de criação de fluxos complexos em até 70% sem perder o poder, a capacidade e a eficácia. É mais agilidade e produtividade para os seus processos. 

Os fluxos podem conter 1 ou 1 milhão de e-mails, com duração de uma semana ou um ano. Eles são acionados somente por interação dos contatos ou de acordo com o nível de engajamento de cada um deles. 

Se você ainda não é cliente do Mailtop, você pode testar gratuitamente os fluxos e as outras funcionalidades da plataforma por até 10 dias. Ficou interessado? Entre em contato conosco.

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