O que é uma landing page e como criar páginas que convertem
Ao jogar um jogo de tabuleiro, independente das regras e da quantidade de jogadores, duas coisas são certas: existe um ponto de partida e de chegada. A vitória vai ser determinada pela quantidade de elementos captados ao longo da trajetória e a capacidade do jogador em chegar até o final do tabuleiro.
Agora pense na sua estratégia de Marketing como um grande jogo de tabuleiro. Seus conteúdos em redes sociais, sites e blogs vão ser ferramentas que vão te ajudar a atrair seus clientes no começo da jornada, mas a conversão no formulário da landing page vai ser a linha de chegada.
Ficou com dúvidas? Vamos explicar melhor tudo que você precisa saber sobre landing pages no conteúdo a seguir.
Afinal, o que é uma landing page?
Uma landing page, na tradução literal, significa página de pouso ou página de destino. O próprio termo define bem o propósito desta página que é direcionar seus leads para um local em que seja possível captar informações de contato.
Na prática, esse processo acontece da seguinte forma: alguém clica no Call to Action do seu e-mail marketing, anúncio ou outro material. O link direciona esse lead para a landing page onde o seu potencial cliente preencherá um formulário com informações de contato em troca de algo de valor como cupons de desconto, inscrição em um webinar, download de um e-book e outros.
Regras do Jogo: O que não pode faltar em uma landing page?
Considerando que as landing pages possuem um propósito específico de guiar o seu lead até a conversão, o número de elementos que vão compor a estrutura desta página são menores em comparação com outras páginas da web. Porém, assim como um jogo de tabuleiros, essas peças são essenciais para garantir que seu potencial cliente converta e sua página de destino cumpra o propósito. Vamos conhecer quais são esses elementos?
Título e subtítulo
Imagine que a sua landing page é uma página de um jornal: qual é a primeira coisa que o seu lead vai notar? O título e a imagem que vão compor a primeira página. Eles serão os elementos que vão ter grande participação na tomada de decisão dele comprar ou não a sua ideia.
Por isso, seu título deve destacar a sua oferta de valor e benefícios. O subtítulo é opcional, mas ele serve como um reforço na mensagem que você deseja transmitir. No momento que for criar seu título lembre-se: ele é a primeira impressão que seu cliente terá sobre o que você tem a oferecer. Garanta que ele tenha uma imagem positiva sobre a sua marca.
Imagem
As imagens são elementos indispensáveis para reforçar a proposta de valor disposta na sua página, mas também para transmitir emoções e despertar interesse.
Uma boa prática em imagens para landing page é mostrar o contexto de uso do seu produto ou uma representação do seu público-alvo e da proposta de valor. Segundo o Google, as imagens em anúncios que mostram pessoas têm um desempenho 30% melhor em campanhas, em comparação com as que possuem apenas objetos ou produtos.
Outro ponto importante é a diversidade e a inclusão de pessoas, pois o seu público deseja se sentir representado. A mesma pesquisa do Google revelou que 64% dos consumidores disseram ter feito algum tipo de ação após verem um anúncio com imagem que eles consideraram diverso ou inclusivo.
Portanto, as imagens que vão servir de apoio para apresentar seu produto ou serviço podem fazer a diferença em seus resultados.
Call to Action
O botão de Call to Action (CTA), em tradução livre chamada para ação, é o elemento responsável por convidar o visitante da sua página a tomar uma decisão sobre a sua proposta de valor.
A fórmula ideal para ter CTAs que vão converter seus visitantes é destacá-los dos outros elementos que estão presentes na sua página. O primeiro passo para isso é a utilização de cores chamativas que devem estar em contraste com o restante do tom da página.
Bem como as cores, é preciso pensar na disposição dos CTAs em suas páginas. São componentes que devem ser colocados em locais de destaque. Uma dica pontual é adicioná-los no que chamamos de a primeira dobra que é basicamente a primeira parte da sua página, antes do usuário usar o scroll e visualizar o restante do conteúdo.
Os títulos dos botões também fazem diferença. Neste caso, é importante apostar em dois importantes elementos: personalização e descrição de conteúdo.
Uma pesquisa realizada pelo Google sobre campanhas em Ads, mostrou que os títulos personalizados apresentavam um desempenho de até 1,3 vezes melhor para as metas das campanhas em comparação com os títulos padrões. O estudo reforça a importância que os usuários dão para elementos que sejam direcionados a eles.
Vale lembrar que essa tendência também foi identificada nos envios de e-mail marketing, assunto que abordados neste texto: Como aumentar a taxa de abertura e de cliques do seu e-mail marketing?
Investir em descrições do conteúdo com a oferta e a proposta de valor para os seus potenciais clientes também faz a diferença. A mesma pesquisa mostrou que os títulos de CTAs que contém uma oferta possuem um desempenho 38% melhor em comparação com os demais. Em termos de usabilidade, também recomenda-se o uso de descrições para reduzir a carga cognitiva dos usuários e permitir que eles deem o próximo passo.
Formulários
Os formulários são o coração da sua landing page e as peças mais importantes do jogo, pois eles são o local onde os dados serão captados. O objetivo da sua landing page é que o seu visitante cadastre os dados no formulário. Portanto, tenha atenção nas informações que você estará requisitando.
Neste sentido, busque priorizar as informações mais importantes. Ou seja, para algumas empresas saber qual é a empresa que o seu usuário trabalha é indispensável. Em contrapartida, outras valorizam a localização, gênero e faixa-etária. Porém, em ambos os casos, é essencial captar informações de contato: nome, e-mail e telefone. Essas serão as informações que você terá à sua disposição para contatar o potencial cliente, portanto, garanta que elas serão fornecidas.
Outro ponto importante nos formulários é certificar que todas as informações essenciais serão enviadas. Por isso, é válido incluir algumas respostas obrigatórias como na parte de contato. É indispensável mostrar aos seus visitantes que sua empresa atua em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Seu usuário precisa afirmar estar ciente sobre o motivo pelo qual ele está preenchendo o formulário da sua landing page.
Conheça o Mailtop
Tenha uma plataforma que vai te ajudar nos envios de suas campanhas e no direcionamento para as suas landing pages. Com o Mailtop, você poderá acompanhar o desempenho dos links para as suas landing pages, domínio e tipo de dispositivo. Além disso, é possível identificar sua base por região e avaliar quais foram os contatos com maior taxa de abertura.
Desta forma, você conseguirá ter mais dados para identificar oportunidades e aplica tanto nas suas campanhas de e-mail marketing quanto em suas landing pages. Quer saber mais? Fale com a nossa equipe.