Business Intelligence: você sabe o que é?
A palavra Business Intelligence pode parecer algo novo ou distante da sua realidade, mas na verdade, essa estratégia está presente em nossa história desde os primórdios. Não está entendendo nada ainda? Calma, iremos te guiar ao longo desta jornada de conhecimento.
Business Intelligence é mais antigo do que você imagina
O processo de descoberta da humanidade foi orientado por informações. Pense nas grandes navegações. Naquele período, mesmo que de forma rudimentar, existiam processos e ferramentas que auxiliavam as grandes embarcações. Entre os instrumentos utilizados estavam a cartografia, rosa dos ventos, constelações e bússolas a reunirem informações e dados para entenderem em qual direção seguir.
O termo em si, surgiu na década de 60 como um sistema para compartilhar informações nas organizações. Por isso, mesmo sem o conhecimento e utilização dos softwares necessários, se você preza por tomar decisões baseada em dados, já aplicou este conceito. Agora, sem mais delongas, vamos ao que é Business Intelligence.
Business Intelligence ou Inteligência de Negócios em português, nada mais é do que o processo de monitorar, reunir e analisar dados das organizações de forma estratégica. O objetivo é que a partir de uma visão analítica das informações da empresa e do mercado sejam tomadas melhores decisões para o negócio.
Como o Business Intelligence é aplicado hoje?
Bem como as navegações trocaram a cartografia por mapas digitais, o processo de Business Intelligence hoje usa tecnologia para obtenção de dados mais precisos.
Atualmente, existem softwares específicos para auxiliar o processo de coleta, armazenamento e tratamento de dados. Além disso, essas ferramentas permitem a geração de relatórios, cruzamento de informações, análise de desempenho e muito mais. Esses recursos trazem benefícios como:
- Descobrir oportunidades para aumentar o seu faturamento;
- Prevenção de riscos;
- Vantagem competitiva sobre os concorrentes;
- Insights sobre o negócio e tendências.
Veja também: Como começar uma estratégia de Inbound Marketing?
Quais são as projeções para o futuro em Business Intelligence?
Evidenciando a importância de tomar decisões fundamentadas em resultados, uma pesquisa da 360 Suite revelou que desde de 2020, a taxa global de adoção de Business Intelligence foi de 26%. Outra curiosidade é que segundo a Grand View Research, 46% das pequenas organizações já usam ferramentas de Business Intelligence.
A expansão não para por aí. Segundo um estudo divulgado pela Markets and Markets, o mercado de Business Intelligence deve expandir de US$ 23,1 bilhões em 2020 para atingir US $33,3 bilhões até 2025.
Conheça o Mailtop
O Mailtop é uma ferramenta de e-mail marketing e automação que também visa a otimização da comunicação e a mensuração de resultados.
Por meio da solução, é possível ter uma visão geral dos resultados de suas campanhas de e-mail marketing. Entre as informações disponíveis estão o nível de engajamento dos seus contatos com seu negócio e dados como desempenho da campanha por localização, base, domínio e muito mais.
Quer saber mais sobre nossa solução? Entre em contato com a nossa equipe.