Automação de e-mails na jornada de pós-vendas: três motivos para adotar essa estratégia
Se você ganhasse hoje uma viagem com tudo pago para um país desconhecido, sozinho você se sentiria seguro? E se você tivesse um guia para te acompanhar nessa viagem? Seria mais confortável? Para seu cliente, a jornada de compra sem suporte pode causar o mesmo sentimento.
A diferença, é que se você acompanhar seu cliente durante a jornada, mas deixar ele desembarcar sozinho, você o deixa disponível para a concorrência. Se você quer reter seu cliente precisa começar a planejar a jornada de pós-vendas. Com a automação de e-mails, você pode construir esse processo e alcançar os melhores resultados.
Nós separamos três motivos pelos quais você deve começar a utilizar automação de e-mails na jornada de pós-vendas.
Motivo #01: Expanda suas oportunidades de vendas
Nós já conversamos sobre a importância de cuidar do seu cliente no processo de pós-vendas. O nível de satisfação dele com a sua marca é o que vai determinar o sucesso do seu negócio. Mais do que isso, manter um cliente próximo abre oportunidades para você convertê-lo novamente.
E aí entra a oportunidade de criar fluxos de automação de e-mails para se aproximar do seu cliente. A construção de um relacionamento no pós-venda, vai te ajudar no processo de retenção.
De acordo com um estudo divulgado pelo eMarketer, 62,9% dos clientes preferem ouvir de suas marcas favoritas via e-mail, em comparação com outros canais como redes sociais e aplicativos.
Por isso, ao fidelizar um cliente, você pode:
- Avaliar preferências e necessidades com base nos resultados anteriores e indicar novos produtos;
- Transformá-lo em um promotor da sua marca e receber indicações.
Vale lembrar que investir no pós-vendas é reduzir o seu custo por aquisição, pois seus clientes já conhecem a sua marca, logo, seus custos para uma nova conversão serão muito menores.
Veja também: Além do funil de vendas: a importância de manter o relacionamento com clientes via e-mail marketing
Motivo #02 Automação também é estratégia
Como alcançar os melhores resultados sem planejamento, definição de objetivos e mensuração de dados? Sem construir uma estratégia de negócio orientada a resultados, sua empresa pode acabar andando em círculos.
Construir uma jornada de pós-vendas com automação de e-mails é essencial para redução de erros no processo de retenção e definição de objetivos de negócio de forma organizada e mensurável.
A automação permite identificar:
- A eficiência de suas ações: quais campanhas ou conteúdos trouxeram melhores resultados?
- Informações relevantes para o negócio: Quais são as preferências dos meus clientes?
Essas informações vão te ajudar a otimizar sua forma de trabalho. Você vai conseguir qualificar a sua base, identificar melhorias em seu produto ou serviço, mas também tomar melhores decisões de negócio.
Motivo #03 Agilize processos e aumente resultados
Um relacionamento de sucesso é resultado de um processo de comunicação contínuo, personalizado e otimizado. Mas, sem ter um fluxo de automação: quanto tempo você gasta para identificar oportunidades, transferir um lead quente para um vendedor, nutrir seus contatos e mensurar seus resultados?
Automatizar os envios de e-mails significa justamente isso: trabalhar de forma versátil, prática e objetiva. E as oportunidades de fluxos são diversas, pois elas podem ser construídas para contemplar uma jornada específica do seu lead ou cliente.
Ao construir um fluxo de pós-vendas, por exemplo, seu objetivo não é mais apresentar a sua marca. Seu cliente já te conhece, então aqui você tem a oportunidade de dar motivos para ele continuar com você e te indicar para outras pessoas.
Você pode definir uma sequência de e-mails para:
- Agradecer seu cliente pela compra
- Colher feedbacks e transformá-los em cases de sucesso
- Indicar novos produtos ou serviços
- Oferecer promoções e ofertas especiais
Os resultados que esse fluxo pode te trazer, vão te ajudar a direcionar suas ações, impulsionar seus resultados em menor tempo. Você reduz o tempo de conversão porque seu cliente já estará ciente do valor que a sua marca oferece e porque não existem fronteiras de tempo ou espaço no digital.
Seu cliente te procurou no final de semana? Você pode dar retorno sobre algo de forma imediata. Quão propenso ele está para realizar uma compra? Você identifica o nível de interação por pontuação no Lead Scoring.
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