Email Marketing
Fatos surpreendentes sobre os e-mails marketing que você está enviando

Fatos surpreendentes sobre os e-mails marketing que você está enviando

Carrinhos de compras abandonados, boas-vindas e boletins informativos estão entre os e-mails mais comuns enviados por profissionais de marketing. Mas, qual é a performance real dessas campanhas?

Apesar de sempre estarmos preocupados em melhorar nossas campanhas de e-mail, usar dados para entender onde eles falham é a melhor maneira de otimizar nossas mensagens. A Return Path, em seu Guia do E-mail Marketing 2018, mostra quais são as métricas mais úteis nessa hora.

E-mails para carrinho de compra abandonado

Estas mensagens automáticas podem ser encontradas em quase todos os programas de marketing por e-mail, e ajudam a convencer os clientes a completar sua compra. Este tipo de e-mail apresenta um engajamento mediano, mas com uma alta taxa de deleção logo após a leitura.

Resumo do problema: Apesar de muito usado, este tipo de e-mail é ativamente deletado e ignorado pelos destinatários, e não costumam atingir o seu objetivo de conversão.

O que fazer: Para aumentar a performance, chamar a atenção do seu cliente e aumente seus lucros, faça o seguinte em seus e-mails de carrinho abandonado:

  • Um assunto sedutor — Escolha um que chame a atenção, se destaque entre outros e-mails, e que incentive o cliente a abrir. Se possível, inclua a menção a outra oferta que possa dar ao cliente um outro inventivo para abrir a mensagem e, quem sabe, finalizar a compra.
  • Recomende outros produtos — Além de destacar o produto abandonado no carrinho, inclua no e-mail outros produtos que possam complementar a compra ou que sejam favoritos do cliente. Assim você dá outras opções e aumenta as chances de conversão.
  • Descubra o melhor momento — É complicado encontrar o melhor momento para fazer o envio desses e-mails — isso pode ser feito algumas horas ou alguns dias após o abandono. Por isso é importante determinar o que é melhor para cada campanha: porque cada audiência é diferente. Faça testes: envie as mensagens em horários diferentes, em momentos diferentes, e até considere mudar um pouco cada mensagem.

E-mails de aniversário

Não é nenhuma surpresa que estes e-mails tem a maior taxa de engajamento, porque normalmente são as mensagens mais personalizadas. Porém, estas são as mensagens menos enviadas entre todas as campanhas analisadas pelo Guia da Return Path. De acordo com a pesquisa, os e-mails de aniversário têm a maior taxa de “Não é Spam”, o que significa que quando alguém encontra estes e-mails no spam, ele move esta mensagem de volta para a sua Caixa de Entrada.

Resumo do problema: Muitas empresas não coletam a data de nascimento dos seus clientes. Por isso, não conseguem enviar este tipo de campanha altamente efetiva.

O que fazer: Campanhas de aniversário são uma ótima maneira de melhorar seu programa de marketing, pois com ele você consegue criar um relacionamento personalizado que melhora a lealdade dos seus contatos com sua marca. Se você não consegue coletar esta informação durante o seu relacionamento com o cliente, não hesite em perguntar mais tarde.

  • Obtenha os dados necessários — Se você já coleta a data de aniversário no momento em que o cliente assina sua lista, tire vantagem disso por adicionar um e-mail de aniversário em sua estratégia de campanhas. Mas, se você não está coletando esta informação, fale com o cliente em outros momentos, como em uma mensagem de boas-vindas, no final de mensagens promocionais, ou criando uma mensagem exclusivamente para isso.
  • Seja transparente — Explique por que você está pedindo esta informação e o quê o cliente vai ganhar em troca. Seja para enviar uma promoção, seja apenas para mandar a mensagem de aniversário, deixe seus assinantes saber o que você vai fazer como a data de aniversário delas.
  • Personalize a mensagem — Ao enviar uma mensagem de aniversário, aproveite para fazer uma boa personalização e deixar o e-mail com um toque único. Adicionar o nome da pessoa ou outra informação do cliente vai trazer relevância adicional à mensagem. E se você não tiver nenhuma outra informação, incluir uma boa saudação ou dar uma aparência de cartão de aniversário são outras maneiras de criar um ar personalizado.
  • Inclua um presente especial ou uma boa oferta — Se possível, dê ao assinante um presente ou outra oferta para celebrar o seu aniversário, pois isso vai ajudar a dar uma boa aparência para sua marca. Um presente, um frete mais caro ou um cupom de desconto especial são grandes maneiras de aumentar a conversão destes clientes.

E-mails de Newsletter

E-mails de newsletter estão entre as mensagens mais comuns enviadas por equipes de marketing. O objetivo de uma newsletter é manter os assinantes engajados e leais à sua marca por fornecer uma mistura de conteúdo promocional e editorial. Mas nossas pesquisas mostraram que newsletters tem a menor taxa de leitura entre todos os tipos de mensagens, bem como a maior taxa de reclamação de spam.

Resumo do Problema: Uma newsletter de sucesso requer um grande comprometimento em informar, educar e inspirar os assinantes com conteúdo relevante que os clientes querem muito receber. Uma armadilha comum é conteúdo bagunçado e/ou sem foco que parece mais promocional que educacional (é pra isso que serve os e-mails promocionais).

O que fazer: Criar uma newsletter que funciona requer tempo e esforço, mas quando feito corretamente, é um método efetivo de quebrar a monotonia da caixa de entrada e manter os contatos engajados. Uma estratégia efetiva inclui:

  • Entender sua audiência — Quem são seus assinantes? O que eles esperam de sua marca? O que eles gostam de sua marca? Certifique-se que está dando aos seus assinantes o que eles querem, não o que você acha que eles querem.
  • Comece com um assunto interessante — Se o assunto de sua mensagem não for intrigante, interessante ou convincente, os assinantes não vão ler o resto do e-mail. Evite coisas genéricas como “Sua Newsletter Mensal”, mas adicione um pequeno resumo do que seu e-mail está falando. Dê atenção também ao pré-cabeçalho, pois ele vai aparecer junto com o assunto em alguns clientes de e-mail.
  • Mantenha simples — Evite conteúdo que for desordenado e sem foco. Considere um tópico ou tema geral. Forneça conteúdo suficiente que seja interessante, mas deixe os leitores com vontade de visitar o restante do seu site, blog ou redes sociais. E não esqueça de deixar o design amigável para celulares!
  • Envie algo de valor — O objetivo principal de uma newsletter é construir um relacionamento entre seu assinante e sua marca, não apenas fazer uma venda. Então, seja informativo, com um conteúdo enviado no tempo certo, relevante e interessante. Dessa forma os assinantes vão conseguir distinguir com facilidade um e-mail promocional da sua newsletter.

E-mails de boas-vindas

O e-mail de boas-vindas é a primeira mensagem que os novos inscritos recebem em sua caixa de entrada, e essa primeira impressão é crucial para o envolvimento contínuo. Infelizmente, as mensagens de boas-vindas têm a menor taxa média de posicionamento na caixa de entrada entre todos os tipos de mensagem, portanto, muitos inscritos não as veem. Mesmo que as mensagens de boas-vindas cheguem à caixa de entrada, elas têm a maior taxa de reclamações de todos os tipos de mensagens de e-mail.

Resumo do Problema: As mensagens de boas-vindas ajudam a estabelecer as bases para criar uma lista de e-mails limpa e responsiva. Um estudo da Return Path descobriu que os assinantes que leem os e-mails de boas-vindas têm uma probabilidade significativamente maior de ler as mensagens subsequentes desse remetente, com uma média de 50% de taxa de leitura após a mensagem de boas-vindas.

O que fazer: Enviar e-mails de boas-vindas para novos inscritos é uma prática recomendada e universalmente aceita no e-mail marketing. Aqui estão algumas táticas para introduzir com sucesso os assinantes do seu programa, definir expectativas sobre o conteúdo que eles esperam receber e mantê-los engajados.

Ao preparar sua mensagem de boas-vindas:

  • Obtenha consentimento – Durante o cadastro, é importante exigir a autorização explícita dos inscritos, em vez do cadastro automático. Os inscritos que não escolhem ativamente receber seu e-mail provavelmente não participarão positivamente depois de serem adicionados inesperadamente à sua lista.
  • Confirme a assinatura – Imediatamente após o cadastro, exiba uma mensagem de confirmação opcional no seu site, que solicita ao assinante que esteja atento ao e-mail de boas-vindas.

Ao enviar sua mensagem de boas-vindas:

  • O momento é tudo – Acione sua mensagem de boas-vindas imediatamente após o cadastro, enquanto sua marca é a mais lembrada e os novos inscritos provavelmente se envolverão.
  • Comece com uma linha de assunto forte – Chame a atenção do assinante, agradeça-o por se inscrever e forneça um motivo atraente para abrir o e-mail. Aproveite o seu pré-cabeçalho para reforçar sua linha de assunto.
  • Defina expectativas – Reitere os benefícios de assinatura fornecidos durante o cadastro. Demonstre valor imediato com uma visualização do que os assinantes podem esperar em seguida, incluindo o tipo de conteúdo, frequência e valor.
  • Personalize a mensagem – Use dados fornecidos pelo assinante para personalizar a mensagem de boas-vindas. Ou, se os dados do assinante não forem capturados no cadastro, use o e-mail de boas-vindas para pedir aos assinantes que compartilhem suas preferências para receber mensagens personalizadas.
  • Torne fácil dizer adeus – A mensagem de boas-vindas deve incluir um método de desativação fácil para pessoas que não se inscreveram ou que têm dúvidas se querem ainda participar de sua lista.

Como podemos te ajudar?

O marketing por e-mail é uma ferramenta poderosa e que tem o grande potencial de aproximar sua empresa de seus potenciais clientes. E nós do Mailtop acreditamos que é essencial fazer isso da maneira correta, sem desperdiçar seu orçamento.

Precisa de ajuda com suas campanhas? Estamos em constante aprimoramento, e queremos muito saber como podemos ajudar.

Este post apareceu originalmente no Blog da Return Path.