Marketing 4.0 e 5.0
Philip Kotler: provavelmente se você já leu algo sobre marketing, já conhece esse nome. Considerado o maior especialista na área, sua influência para o mercado abrange todo o mundo e suas ideias ainda são consideradas um dos grandes diferenciais para o andamento das estratégias de marketing até hoje. Seus conceitos como os famosos 4 p’s permanecem ajudando milhares de pessoas em seus negócios até hoje.
Nesse texto, você vai entender melhor o que são os conceitos de marketing 4.0 e 5.0 e como eles podem ser aplicados no seu negócio! Boa leitura!
Marketing 4.0
O Marketing 4.0 é um dos conceitos desenvolvidos por Kotler. Esse conceito precisou ser implantado depois da revolução digital, pois o cenário digital foi tão impactante e expressivo que foi necessário nascer um novo conceito.
Agora a tecnologia assume um papel fundamental e central nessas transformações e as pessoas precisam ser entendidas nesse contexto.
Mas vale lembrar que o surgimento de novos conceitos de marketing não deixam para trás os antigos. E seu negócio precisa se adaptar a todos eles, inclusive o Marketing 4.0.
Ao entender que o seu negócio precisa dessa transição do tradicional para o digital, você consegue montar estratégias eficientes com resultados efetivos para o seu negócio que consequentemente agregam valor para o seu público e sua marca. Além do mais cria uma marca forte.
Colocar em prática é um dos grandes desafios do Marketing 4.0. Algumas das práticas que devem ser colocadas em prática são: a criação de conteúdo constante, integração do marketing online e offline e, claro, caminhar sempre para a transformação digital.
Marketing 5.0
O Marketing 5.0 é a etapa mais atual do marketing. É nessa etapa que as empresas acionam o poder que a tecnologia possui e incluem a favor do consumidor, qualidade de vida e bem estar dos mesmos. Muito além das vendas e do consumo.
As empresas devem pensar como usar as novas tecnologias para impulsionar o seu marketing e as vendas mas de uma forma em que os comportamentos e expectativas dos consumidores estejam alinhados entre si. Por isso, o grande objetivo do Marketing 5.0 é aproximar empresas e pessoas. Além disso, ele é importante para que sua marca se alinhe às mudanças de tecnologia e comportamento do consumidor e se mantenha relevante e em alta no mercado. Isso deve exigir uma mudança de mentalidade, que você precisa se preparar e preparar seus colaboradores para enfrentar.
Para aplicar essa etapa no seu negócio, busque investir em tecnologia avançada e torne a tecnologia mais sustentável e que se preocupa com os desafios sociais e ambientais.
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