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O que são métricas e a importância delas no E-mail Marketing

O que são métricas e a importância delas no E-mail Marketing

Você sabe como está sendo o desempenho das suas campanhas de e-mail marketing? O e-mail é uma das mais importantes ferramentas para as empresas aumentarem o seu negócio e alavancarem suas vendas, além de melhorar o relacionamento com seu público. 

Já que vamos falar de e-mail marketing é importante lembrar que fazer disparos de e-mails  sem  ter uma estratégia definida, aumenta as chances de seu resultado não ser o esperado.

Conhecer as métricas e acompanhar elas, vão ajudar você e sua empresa  a mensurar o quanto a sua estratégia está sendo eficaz. Você pode analisar o engajamento e o desempenho das suas campanhas e caso precise, pode propor melhorias rápidas e mais assertivas, para resolver os problemas das suas campanhas.

A seguir, vamos te mostrar algumas das principais métricas disponíveis e como utilizá-las ao seu favor.

O que são métricas e qual a importância delas?

As métricas são dados que você utiliza  para saber o sucesso de uma ação. No marketing digital elas são utilizadas para medir os resultados de suas estratégias e ações.

Por mais que os números de forma isolada sejam grandiosos, os mesmos não são capazes de serem definitivos e decisivos no total de uma estratégia quando os mesmos são analisados de forma isolada.

Por isso, entender os números é importante para que você possa interpretar o que os resultados mostram: sejam eles resultados positivos ou negativos e assim, decidir quais os sucessos ou falhas que as suas ações têm enfrentado.
Hoje o mercado oferece diversas ferramentas de análise de dados  que possibilitam o entendimento de forma  simples e objetiva. Como é o caso do Mailtop, que fornece diversas informações importantes nas Dashboards para acompanhamento dos resultados das suas campanhas.

O Mailtop

Conheça os principais indicadores para medir o sucesso de suas campanhas de e-mail marketing:

Taxa de envio: essa taxa mostra inicialmente a qualidade da sua base de contatos. Quanto maior for sua taxa, maior a quantidade de e-mails enviados aos provedores. Uma base qualificada, higienizada e atualizada aumenta as chances da sua estratégia funcionar.

Taxa de abertura: essa taxa mostra a relação entre o total de e-mails enviados e a quantidade de e-mails que os destinatários abriram. Acompanhar a taxa de abertura é extremamente essencial para saber se as suas mensagens conseguiram despertar o tão esperado interesse.

Se a taxa de abertura estiver baixa, talvez seja necessário repensar na estratégia utilizada na criação dos assuntos. Sempre lembrando que é o assunto do seu e-mail que vai garantir a abertura dele!

Taxa de cliques: a taxa de cliques (CTR), é uma das métricas de e-mail marketing mais importantes de ser analisada. Ela é quem realmente vai mostrar para você a quantidade e quem são as pessoas interessadas no seu conteúdo. Pois o seu lead até pode abrir o e-mail, mas se ele se interessar, certamente vai clicar no link que você disponibilizou para ter maiores informações ou até mesmo falar com sua empresa.

Taxa de rejeição(bounces): Essa taxa mostra quantos e-mails não foram enviados! Também chamada de bounce rate, essa taxa mostra se o endereço de e-mail foi desativado, escrito de forma equivocada, quando a caixa de e-mail do usuário está cheia, etc.  Fique atento se a sua taxa de rejeição estiver alta, ela é quem vai alertar a necessidade de uma higienização e uma atualização na sua base de contatos.

Taxa de descadastro: o único resultado esperado para essa taxa é ZERO. Pois se você tiver muitos contatos solicitando o descadastro da sua base, mostra que seu conteúdo não agrada e está se tornando algo ruim para a imagem da sua empresa. Fique sempre atento e respeite o pedido de descadastro do seu lead.

Quais outras métricas são importantes?

A resposta é: várias! 

E para executar um trabalho de qualidade com as métricas de e-mail marketing é necessário conhecer e estudar boa parte delas. E claro, fazer o uso de ferramentas e estratégias que ajudem o seu negócio a voar!

Conheça o Mailtop!

O Mailtop é uma plataforma de e-mail marketing e automação.  Por meio da plataforma é possível você acompanhar todos os resultados de suas campanhas, inclusive os dados das suas métricas e assim, pensar de forma estratégica o seu negócio. 

Ao realizar um envio de e-mail marketing, o Mailtop disponibiliza uma dashboard com todos os dados sobre as taxas descritas acima além de todos os detalhes de envio, cliques e descadastros para que você consiga avaliar o desempenho de suas ações e trabalhar na melhor forma de alavancar seus resultados.

Temos os melhores especialistas e estamos prontos para te ajudar!

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