Sucesso do cliente: tudo que você precisa saber sobre o tema!
Quando o assunto é marketing e vendas, o sucesso do cliente deve vir em primeiro lugar. Afinal, quanto mais satisfeitas as pessoas estiverem com o seu produto ou serviço, maiores são as chances de elas voltarem a fazer negócio com a sua empresa.
Sobretudo, a satisfação do seu cliente vai aumentar a probabilidade do seu negócio ser recomendado, mais geração de receita, entre outras vantagens.
E, apesar de o sucesso do cliente parecer algo óbvio, ainda não é colocado em prática em larga escala.
Por isso, o sucesso do cliente se tornou uma metodologia que tem sido aplicada por empresas que desejam melhorar o relacionamento com os seus clientes.
E se você desconhece essa metodologia, mas quer garantir um relacionamento de sucesso com os seus clientes este texto é para você. Vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre esse tema.
O que é sucesso do cliente?
Antes de tudo, vamos às definições. O sucesso do cliente, tradução de Customer Success (CS), é uma estratégia que envolve diferentes métricas e práticas.
Contudo, todas as ações visam um único objetivo: garantir a satisfação integral dos consumidores na compra e uso de um produto ou serviço.
Qual é a diferença entre CX, CS e Suporte?
Considerando que o maior objetivo da área de sucesso do cliente é fazer o seu consumidor alcançar o resultado desejado, qual é a diferença em relação aos conceitos de Customer Experience e Suporte?
A resposta para esta pergunta é simples. Na área de Customer Experience (CX), traduzido como Experiência do Consumidor, o foco é avaliar como seus clientes usam seu produto.
Nesse sentido, são realizados testes de usabilidade de uma plataforma ou site, entrevistas com clientes, testes de produtos A/B e outros formatos de pesquisa.
Em contrapartida, o suporte vai atuar na resolução de problemas. Mediando e atuando de forma específica.
Enquanto que a área de sucesso de cliente busca atuar de modo proativo, antecipando problemas e atendendo às necessidades antes que elas surjam.
Etapa dos sucesso do Cliente
Entendido o conceito vamos às ações práticas sobre o sucesso do cliente.
De forma resumida, podemos dizer que o sucesso do cliente compreende três importantes etapas: Onboarding, Ongoing e Suporte.
Onboarding
A etapa de Onboarding é o momento inicial em que seus clientes estão conhecendo seu produto. Nesse momento, você deve apresentar todos os benefícios que este consumidor terá em fechar negócio com a sua empresa.
Aqui, vale a pena investir em enviar e-mails marketing com os seus cases de sucesso, guias de uso e outros assuntos que mostrem o valor do seu negócio.
Ongoing
Se você conseguiu recepcionar seu cliente e garantir que ele fechasse negócio com a sua empresa, o próximo passo é investir no crescimento desse relacionamento.
No Ongoing você deve buscar a fidelização por meio de envios de promoções, cupons de descontos e outros para gerar uma nova conversão.
Suporte
O suporte pressupõe que o seu consumidor já se tornou fiel a sua marca e por conta disso, você pode buscar garantir a satisfação dele por meio do atendimento personalizado, vantagens para VIP e outras ações.
Como medir o sucesso do seu cliente?
Atualmente, existem diferentes formas de avaliar o sucesso do seu cliente, porém vamos compartilhar algumas métricas pontuais para te ajudar a direcionar suas ações.
Taxa de Churn
Muito conhecida e utilizada no Marketing, a taxa de churn é uma importante métrica para te ajudar a identificar pontos de melhoria. Esta métrica quantifica o número de cancelamentos do seu serviço ou produto durante um determinado período.
O cálculo desta taxa é simples. Só para ilustrar, imagine que você é dono de uma empresa de serviços de assinaturas e no início da semana contava com 100 clientes ativos. No final da semana, 15 clientes resolveram cancelar seu serviço.
Porém, até o final do mês nenhum cliente mais assinou ou cancelou seu serviço. Neste caso, sua taxa de churn será de 15%.
Receita recorrente mensal
Ainda utilizando o exemplo anterior, vamos falar sobre a Receita Recorrente Mensal, mais conhecida em inglês pela sigla MMR.
Essa métrica é muito utilizada por empresas de assinaturas, considerando que o melhor uso do produto ou serviço vai aumentar a receita mensal recorrente. Mas é possível adaptar o cálculo para outros formatos e medir com a sua empresa fatura por período.
Mesmo que você não tenha uma empresa por assinatura, você pode calcular o MMR da seguinte forma: multiplique o número de clientes ativos por mês pelo valor pago por cada um.
Lembra daqueles 100 clientes que usamos no cálculo anterior? Imagine que 50 deles te pague R$10,00 pelo seu serviço e os outros 50 te pague R$20,00. Você terá
MMR = 50 x 10 = 500 e MRR: 50×20=1.000
Somando os dois valores sua receita recorrente mensal será de: 500 + 1.000 = 1.500.
Net Promoter Score
Por último, vamos falar sobre uma das métricas mais conhecidas de sucesso do cliente, marketing e negócio: Net Promoter Score (NPS).
Resumidamente, essa métrica está relacionada ao sucesso da sua empresa, pois tem como base o quanto um cliente está satisfeito para recomendar seu serviço para outra pessoa.
A pergunta que faz essa avaliação é “de 0 a 10 quanto você indicaria nossa empresa para seus amigos?”
Por isso, se você tiver um número baixo de indicações, significa que você tem um número alto de pessoas insatisfeitas com o seu negócio. E esse descontentamento pode acarretar em reclamações e uma má reputação para o seu negócio.
Medir seu NPS te ajuda a identificar a insatisfação e corrigir o problema antes que ele se torne mais prejudicial ao negócio.
O cálculo do NPS é feito da seguinte maneira: % de clientes satisfeitos – % percentual de clientes insatisfeitos = NPS.
Só para exemplificar, imagine que você tem 7 clientes satisfeitos que indicaram a sua marca e 3 insatisfeitos que não recomendaram. O cálculo fica:
0,7 (70% corresponde aos promotores) – 0,3 (30% detratores) = 0,4 (40% NPS).
Portanto, é importante lembrar que o NPS é dividido em quatro níveis:
- De 75 a 100 – NPS Excelente;
- Entre 50 e 74: NPS Muito bom;
- De 0 a 49: NPS Razoável;
- Abaixo de -100 e -1: NPS Ruim.
Veja também: Jornada de compra: seus envios acompanham o seu lead?
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Além disso, é possível mensurar o sucesso de suas ações como taxas de abertura e cliques, juntamente com os números de acesso por domínio, região e período.
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