
Como melhorar seus resultados com segmentação?
Em algum momento da sua jornada profissional, você já deve ter escutado ou lido a respeito da importância da segmentação dos seus e-mails marketing.
Na prática, você já analisou o quanto a falta de uma segmentação pode ser prejudicial para as suas ações? O que você pode fazer para alcançar melhores resultados com segmentação? Vamos falar sobre esse assunto no texto a seguir.
Expectativa x Realidade

Neste sentido, vamos pensar em um cenário hipotético para aprofundar esse assunto. Imagine que você decidiu pedir seu parceiro (a) em casamento no dia dos namorados.
Com intuito de tornar o evento mais especial, você comprou um par de alianças e preparou um jantar romântico com intuito de encantar a pessoa que você ama.
Quando você propõe o pedido de casamento, descobre que seu parceiro (a), não estava pronto (a) para se casar e diante dos acontecimentos, decide terminar o relacionamento.
Em outras palavras, podemos dizer a segmentação ausente ou equivocada pode trazer o mesmo tipo de frustração para você e para os seus contatos:
- Para sua empresa: os resultados de engajamento serão insatisfatórios;
- No caso do seu lead ou cliente: as expectativas sobre o conteúdo serão frustradas, pois eles poderão estar em diferentes etapas da jornada e desejarem produtos ou serviços muito específicos entre outros.
Aqui vão algumas dicas para evitar que este tipo de problema ocorra com a sua base.
#1: Entenda quais são suas possibilidades de segmentação
Em primeiro lugar, faça uma análise do seu negócio e entenda quais são as oportunidades de segmentação. Por exemplo, se a sua empresa é uma consultoria de Marketing Digital que oferece serviços para o público B2B (Business to Business), você precisa identificar:
- Quais leads vão chegar a sua base em busca de comprar um produto ou serviço;
- Quais serão os leads que vão se inscrever na sua newsletter somente em busca de conhecimento;
- Quem serão os leads que através de um conteúdo, vão se transformar em clientes;
- Quais clientes estão esperando por alguma oferta para um upsell e muito mais.
#2: Entenda quem serão as pessoas que vão compor sua segmentação
Ainda mais importante do que entender quais são as possibilidades de segmentação, é identificar quem serão as pessoas que vão fazer parte de cada segmento.
Por isso, é indispensável construir personas para o seu negócio. Busque construir um cliente ideal para a sua empresa.
Considere nesta construção características pessoais, intelectuais, socioeconômicas e demográficas. Junto a esses dados, procure entender quais são as dores que o seu produto ou serviço solucionam.
Veja também: Aprenda a qualificar seu lead: descubra a diferença entre MQL, SQL e PQL
#3: Reorganize seu processo de envio
Uma vez que seus grupos de segmentação estão criados e suas personas estão construídas, você pode reorganizar seus processos de envio e criar ações personalizadas.
Nós recentemente citamos o fato da personalização de conteúdo ser uma tendência que tem se fortalecido em e-mail marketing.
Portanto, vale a pena investir no envio de ofertas e de conteúdo interno específico para atender cada segmento, persona e etapa da jornada do seu usuário.
Assim, você consegue atender às preferências e necessidades dos seus contatos e alcançar resultados mais satisfatórios em suas ações de marketing.
Como Mailtop pode te ajudar?
O Mailtop é uma plataforma de e-mail marketing e automação. Dentro dela, é possível segmentar seus envios com parâmetros personalizados.
Entre as opções disponíveis estão: Data de inclusão do contato, E-mail do Contato, Atividade de Campanha e Campo de Contato Texto.
Dependendo do tipo de seleção, você segmenta seus envios de acordo com as interações da campanha e outros critérios para criar ações condicionadas e mapear as ações dos seus contatos.
Todas essas funcionalidades podendo medir o nível de engajamento da sua base com o lead scoring e tendo acesso a outros dados como localização, domínio e muito mais.
Quanto mais segmentado for seus envios maior será o engajamento dos seus clientes, fazendo com que sua reputação fique cada dia melhor e suas vendas se mantenham em constante crescimento.
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