Aprenda a construir uma base de leads qualificada
“Dados são o novo petróleo”. Você já deve ter visto essa frase em algum lugar e de fato, na era da informação, ter uma base de dados qualificada sobre seus leads e clientes é algo valioso.
Mas como construir uma base de dados qualificada? Quais são as informações que você deve ter sobre os seus contatos? Essas e outras informações nós vamos te mostrar no texto a seguir.
Capture dados da forma certa
Para ter uma base de dados qualificada é preciso que você capture os dados da forma correta.
Apesar de ser uma má prática, muitas empresas ainda apostam na compra de listas de leads e acabam prejudicando a si mesmas, pois a maioria destes contatos são desqualificados.
O estudo mais recente publicado no Brasil mostrou que o número de e-mails inválidos chegou a 22,8% no período da pandemia, crescimento de 17% em apenas 12 meses.
Esse cenário representa um crescimento em e-mails com erros de sintaxe, domínio, junk e-mail, spamtraps, descartáveis e temporários.
Sobretudo, esses e-mails não vão gerar lucro para a sua empresa e podem até mesmo resultar em prejuízo.
A compra e venda de listas fere o princípio da privacidade e permissões que rege a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e são uma ameaça à sua conta, pois podem gerar denúncias por spam e resultando na exclusão da sua conta.
Portanto, se você quer construir uma base de dados da maneira certa, comece obtendo a autorização e interesse dos seus contatos.
Invista em conteúdo para captação de leads como por exemplo criação de e-books, newsletter, webinars, landing pages, promoções e outros.
Por meio deste tipo de conteúdo, é possível criar um formulário para captação autorizada de informações e construção de um relacionamento com uma base qualificada.
Tenha informações personalizadas
Nesse sentido, as próprias automações de e-mail marketing também se movem nesta direção ao permitir que você utilize o nome do usuário no seus envios.
Para garantir resultados mais assertivos, busque obter o máximo de informações para personalizar suas ações.
Dados como nome, telefone, endereço, data de nascimento, cargo ou profissão são simples, mas podem fazer a diferença.
Vale a pena buscar entender o que trouxe o seu potencial cliente até a sua empresa, quais são seus desejos, necessidades e a partir disso, direcionar suas ações. Assim, você garante a satisfação dos seus consumidores e alcança os resultados desejados para o seu negócio.
Veja também: Qualidade de base: entenda porque e-mails inválidos são uma ameaça à sua lista
Faça uma análise dos dados captados
Não basta apenas sua empresa captar dados, é necessário que ela consiga fazer bom uso das informações para construir estratégias eficientes.
Por isso, ao obter os dados dos seus leads, busque entender o que motivou o interesse dele em se conectar com a sua empresa.
Se por exemplo, um contato foi captado por meio do download de um e-book, entenda como esse material se conecta com o seu produto. A mesma linha de análise pode ser realizada para outros materiais disponibilizados.
Do mesmo modo, acompanhe a trajetória do seu lead na sua base. Faça a segmentação destes contatos, construa fluxos de automação personalizados e veja como ele reage aos seus envios.
Um contato que está avançando dentro do seu fluxo e aumentando sua pontuação no lead scoring, pode indicar um contato para prospecção direta.
Como o Mailtop pode te ajudar?
O Mailtop é uma plataforma de e-mail marketing e automação. Por meio dela, é possível construir uma base qualificada de leads personalizada de acordo com as preferências e necessidades do seu negócio.
Para cada contato cadastrado, você pode criar campos ilimitados com todas as informações necessárias.
Além disso, o Mailtop te permite criar listas segmentadas, fluxos ilimitados, acompanhar a linha do tempo do seu contato e medir todas as interações pelo lead scoring.
Tudo isso para que você consiga alcançar os melhores resultados com os seus envios.
Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe.