Aprenda a construir fluxos de automação eficazes
Economizar tempo, reduzir custos, engajar e reter sua base de clientes e aumentar a produtividade da sua equipe são algumas das maiores vantagens da utilização de fluxos de automação de e-mail marketing.
O uso da ferramenta é uma das melhores formas de manter um relacionamento de sucesso com os seus clientes. Isto acontece porque é a melhor forma de transformar intenções de compra em realidade.
Agora, na prática, você sabe como construir fluxos de automação eficazes?
Com intuito de te ajudar a otimizar seus processos e potencializar seus resultados, nós separamos quatro tipos de fluxos de automação para você usar no seu negócio.
Veja também: Fluxos de automação: quais são as vantagens dessa ferramenta?
#1 – Comece pelo bem-vindo!
Da mesma forma que você quer ser bem recepcionado ao chegar em um evento, seu contato quer ser bem recebido por você ao se inscrever na sua lista.
É provável que o fluxo de automação de e-mails de boas-vindas seja o primeiro contato que você terá com o seu lead ou cliente. Por isso, é indispensável que esse envio seja bem planejado.
De acordo com estudos realizados pelo GetResponse, mais de 8 em cada 10 pessoas vão abrir um e-mail de boas-vindas. Isto pode gerar 4x mais aberturas e 10x mais cliques do que em outros tipos de e-mails.
Portanto, construa uma sequência de e-mails de boas-vindas.
Caso o seu contato tenha se cadastrado para receber sua newsletter, inclua-o em uma segmentação e monte uma sequência de envios com assuntos que podem gerar interesse e agregar valor.
#2 Incentive-o a dar o próximo passo
Muitos consumidores iniciam o processo de compra, levam o produto ou serviço até o carrinho, mas de repente, desistem do processo.
Às vezes, a desistência está associada apenas ao esquecimento. Em outros, o abandono do carrinho pode estar ligado às condições de pagamento, preço, entrega, dúvidas sobre a qualidade do produto ou serviço e outros.
Para reverter essa situação você pode construir uma sequência de envios lembrando o consumidor do carrinho abandonado e destacando seus diferenciais.
Aproveite para mostrar os benefícios do seu produto ou serviço e oferecer descontos ou frete grátis. Esse tipo de oferta costuma resultar em vendas.
#3 Além do funil de compras
Para fidelizar um cliente é importante lembrar que o relacionamento não deve ser limitado ao funil de vendas.
Depois que seu consumidor efetua a compra, seu objetivo deve ser mantê-lo. Afinal, converter um novo cliente vai te custar de 5 a 7 vezes mais do que manter o atual.
Por isso, construa fluxos de automação de pós-compra. Agradeça ao seu cliente pela preferência.
Envie também um resumo do pedido e mostre que está disponível para eventuais dúvidas. Esse fluxo também pode servir para colher feedbacks.
Explore as possibilidades e adapte a sequência conforme as condições do seu negócio.
Veja também: Além do funil de vendas: a importância de manter o relacionamento com clientes via e-mail marketing
#4 Conecte seus clientes a sua empresa
Se você desejar fidelizar seus clientes, construir fluxos para upsell e cross sell é uma forma de potencializar ainda mais seus resultados.
O upsell significa “vender mais” para o mesmo cliente. O foco é oferecer um produto mais completo do que o adquirido anteriormente. Já o cross-sell, em português, venda cruzada visa oferecer produtos complementares ao que foi comprado.
Só para ilustrar quão positivo pode ser esse fluxo para o seu negócio, imagine que você possui uma concessionária e vendeu um carro há algum tempo para um cliente.
Se a sua concessionária utiliza um CRM para gestão de relacionamento com o cliente, você pode acompanhar o comportamento deste consumidor.
Eventualmente, você pode contata-lo e tentar fazer um upselling com o lançamento de um novo veículo daquele mesmo modelo.
Para o cross-selling, você pode oferecer acessórios ou serviços de revisão para o carro que você vendeu.
Em ambos os casos, o fluxo de automação não precisa ser enviado imediatamente após a compra.
O objetivo para esta estratégia é, de fato, construir um relacionamento a longo prazo com os seus clientes para continuar gerando novas conversões ao longo do tempo.
O Mailtop recomenda o CRM Leadstation para te ajudar a fazer a gestão de suas vendas online.
No Leadstation, você pode construir um banco de dados completo sobre os seus clientes, mapear as interações ocorridas e, a partir disso, identificar as oportunidades de gerar uma conversão.
Crie fluxos de automação incríveis com o Mailtop
O Mailtop é uma plataforma de e-mail marketing e automação. Com ela, você pode construir fluxos complexos em um piscar de olhos. Seu tempo de criação pode ser reduzido em até 70% sem perder o poder, a capacidade e a eficácia.
Personalizado para atender às necessidades do seu negócio, o Mailtop permite que você construa fluxos com 1 ou 1 milhão de e-mails, com duração de uma semana ou um ano.
Para te ajudar a ter resultados mais objetivos, os fluxos são acionados mediante a interação do seu contato ou o nível de engajamento de cada um deles.
Conforme seu contato avança no fluxo, você pode determinar uma pontuação para cada interação e configurar ações específicas para quando um objetivo for alcançado.
Por exemplo, se um cliente chegou ao final de um fluxo e clicou em um link para demonstração de um produto. Logo, você pode defini-lo como um lead quente e encaminhá-lo para um vendedor.
As possibilidades são diversas, pois você pode acompanhar a linha do tempo completa do seu contato, segmentar envios e muito mais. Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe.