Automação
Quem é esse tal de Lead? 

Quem é esse tal de Lead? 

O que são leads? O que eles fazem? O que querem? Onde habitam? No vocabulário de Marketing Digital, lead é uma das palavras mais ditas e um dos resultados mais desejados. 

Mas, ao que as pessoas se referem quando falam sobre leads em Marketing? Se você ainda não sabe o que são leads, a razão pelo qual deveria atraí-los e como conquistá-los, nós vamos te explicar no texto a seguir. 

O que são leads e o que fazem? 

Resumidamente podemos definir leads como qualquer pessoa ou organização que tenha interagido com a sua marca. Em outras palavras, identificamos leads como seus potenciais clientes. Sabe quando alguém se inscreve em um formulário na sua landing page para baixar um e-book da sua empresa? Visita à sua loja? Quando uma empresa quer agendar uma demonstração do seu produto ou serviço? 

Essas e outras ações são exercidas pelos seus leads. O desejo de conhecer e contratar seus produtos e serviços é concreto quando eles te fornecem informações para contato em troca de saber mais sobre o que seu negócio tem a oferecer. O seu desafio a partir deste contato é transformá-lo em cliente. 

Leads: quentes, mornos e frios

Um ponto importante é que os leads não são estáticos. Existem momentos ao longo da jornada de compra em que eles estarão mais ou menos propensos a realizarem uma compra e a interagirem com a sua marca. Nós definimos esses estados da seguinte forma: 

Leads quentes: São pessoas prontas para agir. Eles demonstraram interesse na sua marca seguindo sua empresa nas redes sociais, inscrevendo-se na sua newsletter, preenchendo um formulário ou recebendo indicação de um outro cliente. 

O contato com o seu negócio é contínuo. Esses leads possuem uma necessidade específica identificada e uma compreensão clara sobre o valor do seu produto ou serviço. Não requerem nutrição e sim, gestão e uma condução até o final do funil de vendas. 

Leads mornos: Bem como os leads quentes, os mornos são consumidores que também demonstraram interesse no seu negócio. Porém, a diferença entre eles acontece em dois aspectos. 

A primeira diferença entre os quentes e mornos é a frequência de contato com a sua empresa. Apesar de demonstrarem interesse no seu negócio, leads mornos vão interagir periodicamente. Esse aspecto pode ser trabalhado e você pode transformá-lo em um contato engajado.

O segundo ponto é que leads mornos precisam de nutrição. Se você investir em mostrar como você pode ajudá-lo, ele será mais fácil de converter do que um lead frio. 

Leads frios: O oposto dos outros dois estados, os leads frios são consumidores que não demonstraram interesse em seu produto ou serviço. Eles não respondem às suas tentativas de contato, não possuem uma necessidade identificada. 

Este perfil de consumidor pode ter chegado a sua base de e-mails, por exemplo, para se beneficiar de alguma promoção, mas ele não possui nenhum interesse de compra. É possível convertê-lo por meio de nutrição, mas é um investimento a longo prazo e repleto de incertezas. 

Como gerar leads? 

Veja quais são as oportunidades que você possui de atrair e conquistar leads para a sua empresa

Até aqui você já aprendeu que os leads são: 

  1. Potenciais clientes;
  1. Executam alguma ação e demonstram interesse pela sua marca;
  1. Podem ser considerados quentes, mornos ou frios, dependendo da propensão à compra. 

Agora, a pergunta que não quer calar é: como gerar leads qualificados para o seu negócio? Para alcançar consumidores com alto potencial de conversão é preciso entender a jornada de compra do seu lead, construir uma estratégia com base no seu público-alvo e a partir disso, entregar valor. 

No Marketing, uma das melhores formas de atrair leads é compartilhar conhecimento rico para que os visitantes do seu site ou redes sociais, queiram se tornar leads. 

Portanto, em conteúdo você pode apostar em criar artigos, e-books, webinars, realizar e divulgar pesquisas entre outros formatos. Esses podem estar disponíveis em uma landing page e vir acompanhados de um Call to Action (CTAs), que são botões para ação, formulários para inscrição em uma newsletter, participação em um evento e download do conteúdo. 

Desta maneira, você garante uma troca que é positiva para os dois lados: seu potencial cliente recebe um conteúdo de valor em troca, você conquista um lead para a sua base. 

Comprar listas de e-mails e contatar pessoas de forma aleatória, por exemplo, não vai te gerar resultados. Ações mal elaboradas como estas, vão te fazer desperdiçar dinheiro, ter uma base desqualificada e colocar sua conta em risco. Nós abordamos esse tema aqui: Qualidade de base: entenda porque e-mails inválidos são uma ameaça à sua lista.

Como Mailtop pode te ajudar? 

No Mailtop, você pode construir fluxos de automação que serão ativados por meio da interação dos seus contatos ou conforme o nível de engajamento de cada um deles. Desta forma, você pode construir fluxos com 1 ou um milhão de e-mails, com duração de uma semana ou um ano. 

Além disso, com o Lead Scoring você pode definir uma classificação para leads quentes, mornos ou frios. A partir disso, você pode criar fluxos de automação específicos para nutrição da sua base e para construir um relacionamento com seus clientes pós-vendas. 

Quer saber mais? Fale com a nossa equipe! 

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