Email Marketing
O que é Lead Scoring?

O que é Lead Scoring?

Hoje em dia o Marketing Digital nos permite utilizar de várias estratégias para transformar um lead em cliente e até mesmo para criar uma aproximação com os clientes atuais. Com todas essas opções que temos, precisamos utilizar métricas para acompanhar nossos resultados e saber se nossas ações estão tendo o impacto desejado

Uma das métricas mais faladas do momento é o Lead Scoring, que é basicamente a pontuação do seu cliente ou lead.

O Lead Scoring é uma metodologia usada para ranquear contatos usando uma pontuação. Essa pontuação é usada para medir quais contatos têm mais engajamento com o seu conteúdo, em ordem de prioridade.

O modelo de Lead Scoring incorpora tanto dados implícitos quanto explícitos. Dados explícitos são aqueles informados pelo próprio contato, como tamanho de sua empresa, área de atuação, localização geográfica, entre outros. Dados implícitos são aqueles gerados pelo monitoramento que fazemos do comportamento do contato, como visitas em Landing Pages, aberturas, cliques, descadastros, etc. O Lead Scoring permite a você customizar a experiência do seu lead com base em seu estágio de compra ou nível de interesse e melhora significativamente a qualidade dos leads, que são encaminhados para sua equipe comercial, ajudando a ter uma conversão de qualidade. Permite ainda, que você acompanhe o engajamento do seu cliente com sua empresa e ainda consiga identificar o momento certo de propor um upgrade do serviço ou até mesmo um cross selling.

Benefícios

Os principais benefícios de um modelo de Lead Scoring eficaz são:

  • Maior eficiência e eficácia de vendas: o score concentra a atenção dos seus vendedores apenas nos contatos que a sua organização considera mais valiosos, garantindo que leads não qualificados ou com baixo valor percebido não sejam trabalhados por conta da sua falta de engajamento.
  • Maior eficácia de marketing: o lead scoring quantifica para os profissionais de marketing quais as categorias ou características de leads são mais importantes, o que ajuda a direcionar de forma eficaz suas ações de marketing digital e aumenta a entrega de leads de alta qualidade para a equipe de vendas.
  • Maior alinhamento entre marketing e vendas: o lead scoring ajuda a fortalecer a relação entre marketing e vendas, estabelecendo uma linguagem comum com os quais os líderes de ambos os setores podem discutir a qualidade e quantidade de leads gerados.
  • Aumento da receita: o lead scoring também garante que as vendas sejam direcionadas primeiro para leads qualificados. A probabilidade de um lead com pontuações mais altas fechar uma venda é maior que aquele com uma pontuação mais baixa. Isso indiretamente também contribui para o crescimento da receita e a redução do churn.

Lead Scoring em campanhas do Mailtop

O Mailtop disponibiliza para todos os clientes Lead Scoring por Campanhas. Para que a interação seja contabilizada no seu lead scoring, basta definir durante a criação da campanha quantos pontos você quer que o contato receba em cada evento.

  • Defina pontuação zero se não quiser que um determinado evento seja pontuado.
  • Defina uma pontuação negativa para que um determinado evento retire pontos.

Você pode acompanhar qual é a pontuação atual de um contato, na linha do tempo dele. Basta acessar a página do perfil de cada contato, lá você ainda tem uma lista de quais eventos geraram aquela pontuação e todos os dados do seu cliente/lead.

Detalhes do Contato
Detalhes do Contato

Agora que você já sabe o que é o Lead Scoring e como ativá-lo em sua conta do Mailtop, é só criar sua próxima campanha e acompanhar os resultados.

Como podemos ajudar?

Se precisar de ajuda ou tiver alguma dúvida de como utilizar o Lead Scoring em suas ações de marketing, é só falar com nossa equipe.