Marketing político: como criar a estratégia mais eficaz?
Em ano de eleições todo mundo fala de marketing Político, diversas empresas aparecem oferecendo serviços e o bombardeio de informações não tem hora para acontecer.
Torquato (1985), “o marketing político é um esforço planejado para se cultivar a atenção, o interesse e a preferência de um mercado de eleitores, é o caminho seguro para o sucesso de quem deseja vencer na política.”
Hoje dentro do Marketing Político, temos dois tipos de estratégias:
- Eleitoral, que ocorre no período autorizado pré-eleições, feito por partidos e os candidatos, com foco único em ganhar o coração do eleitor e garantir mais um voto nas urnas.
- Pós-Eleitoral, que ocorre após as eleições e é mais destinado à manutenção do eleitor conquistado, o vínculo com o partido e apresentação dos projetos que o candidato e o partido está trabalhando.
Infelizmente no Brasil, são poucos candidatos que ainda se lembram dos eleitores após conquistar o voto. Mas por que isso ocorre? Para onde vai esse interesse de se comunicar com o eleitor? Quais as vantagens de continuar essa comunicação?
Isso acontece simplesmente porque não temos a cultura de criar um relacionamento com os eleitores, sempre foi feito assim e sempre funcionou muito bem. Mas com a quantidade de informação que temos na palma da nossa mão, essa estratégia antiga já não está funcionando. Os eleitores estão fazendo pesquisas antes de realmente decidir o voto e não estão mais acreditando em promessas, hoje eles querem resultado.
Por isso o Marketing político deve ocorrer sempre! Um eleitor engajado, além de ser um voto garantido, tem muitas chances de ser um articulador ou um cabo partidário, e fazer você ganhar novos votos. A indicação é alma do negócio!
Quando é criado esse relacionamento com o eleitor, é possível mostrar o seu trabalho, deixar claro a importância dos seus projetos para a comunidade e apresentar novas ideias de projetos para descobrir qual o cidadão acha mais relevante. Você ganha novos eleitores, antes da época eleitoral e garante que os conquistados na última, vão votar em você novamente.
Essa divulgação da sua imagem e do seu trabalho, é de extrema importância para aumentar seu alcance junto a sociedade e aumentar seu vínculo com os eleitores e possíveis novos eleitores.
A maneira mais barata e mais eficaz, para ações de marketing é o envio de e-mails, e no Marketing político não é diferente! O envio de e-mails se torna um grande aliado, pois além de TODO mundo ter um e-mail o investimento que você vai fazer é baixo. Com o envio de e-mail você pode:
- falar diretamente com seu eleitor
- economizar seu tempo e seu dinheiro com ações grandes e trabalhosas
- conhecer o seu público e entender as principais necessidades ajudando a criar estratégias para a próxima eleição
- aumentar a força, a relevância e o seu apoio popular
- realizar atualização cadastral e solicitar autorização para envios de e-mails, em conformidade com a LGPD.
Voto é Marketing, o Resto é Política — Jacques Seqüela
Como podemos ajudar?
Mandar e-mail é uma coisa que todos os sistemas de E-mail Marketing fazem. Mas nós aqui do Mailtop, estamos preparados para ajudar você a sempre tirar o máximo proveito das suas campanhas de e-mail.