Quão importante é a sua reputação para alcançar a caixa de entrada?
Assim como em nossas interações diárias, reputação é importante. Quando você está procurando por um restaurante para almoçar, ou por um médico para consultar, ver avaliações ajuda você a escolher onde ir. Provedores de e-mail incorporam uma tática similar, avaliando a reputação de quem está enviando e-mails para decidir qual mensagem aceitar nas caixas de entrada.
Por que a reputação é tão importante
Uma das tarefas de um provedor de e-mails é dar uma experiência de qualidade para seus usuários, sob o risco de perder clientes para os concorrentes. Isso significa entregar as mensagens que ele quer, e protegê-lo das que ele não quer. Para garantir que está filtrando as mensagens para as caixas corretas (de entrada ou de spam), os provedores confiam em cálculos de reputação. Uma reputação baixa é o resultado de um “comportamento de spammer”, e vai fazer com que suas mensagens não sejam entregues na Caixa de Entrada.
O que influencia na reputação do remetente
Existem diversos elementos que influenciam na reputação de um remetente. Na verdade, cada provedor tem sua fórmula própria de calcular reputação — que, obviamente, não é divulgada publicamente. Mas apesar dos cálculos serem diferentes, os elementos usados normalmente são os mesmos. Ou seja, tudo que represente um “comportamento de spammer”: reclamações, spam traps, usuários desconhecidos, blacklists, entre outros.
Como o Mailtop ajuda a manter sua reputação
Para construir e manter uma boa reputação, existem várias coisas que você precisa fazer. Mas em várias delas o Mailtop pode te ajudar.
1. Mantemos suas listas limpas
Usuários desconhecidos e endereços inválidos em sua base de leads tem um impacto negativo em sua estratégia. Por isso, o Mailtop faz uma limpeza básica em suas listas no momento em que você importa seus contatos: corrigimos endereços, removemos duplicidades, bloqueamos endereços que são inválidos ou que não existem, entre outras coisas.
2. Monitoramos os feedback loops em busca de relatos de spam
Quando o Contato clica no botão de Spam no webmail do seu provedor, nós recebemos um aviso desse relato. Isso é chamado de feedback loop. Esses relatos de spam geram um impacto fortemente negativo em sua reputação. Por isso, nós assinamos o feedback loop dos principais provedores, processamos todos os relatos de spam recebidos, e fazemos o descadastro do contato que gerou a reclamação. Dessa forma, você não precisa se preocupar em processar essas reclamações.
3. Verificamos regularmente as blacklists
Provedores de e-mail incluem em suas decisões de bloqueio a presença ou não em blacklists. Por isso, nós verificamos diariamente a reputação de nossos servidores, e tomamos ações rápidas em caso de bloqueio: limitamos o envio de campanhas de email em servidores bloqueados, e educamos / excluímos clientes que não mantém boas práticas de envio.
O que eu tenho que fazer
É claro que tem algumas tarefas pra você também:
1. Mantenha suas listas de clientes limpas
De novo? Sim! Mas agora a tarefa é sua: spam traps e contatos que não se engajaram em seu conteúdo também são um problema. Mas esses, você precisa tomar a ação. Como os provedores de e-mail não divulgam quais endereços são considerados spam traps, a única maneira de descobrir se eles estão ou não em suas listas é através do engajamento. Identifique e remova os contatos que não abriram / clicaram em suas campanhas nos últimos 60 dias, e tente entrar em contato com eles de outras formas. Isso vai ajudar a corrigir problemas que podem manchar sua reputação.
2. Monitore a reputação do seu domínio
A reputação do seu domínio muda constantemente em resultado das suas atividades de envio, tanto de marketing quanto corporativas. Por isso, é importante você saber quando, como e porque a sua reputação diminui, para então tomar as ações necessárias. Fique de olho na reputação do seu domínio usando ferramentas como Talos Intelligence, Reputation Authority, Barracuda e McAfee. Se não aparecer muitos dados sobre o seu domínio, não se preocupe: isso apenas significa que o seu volume de envio não é tão grande ou consistente o bastante.
3. Verifique regularmente as blacklists
Outra repetição… mas dessa vez é para os seus servidores de e-mail corporativo. Para manter a saúde do seu domínio em dia, os servidores de e-mail da sua empresa também precisam estar fora de blacklists.
4. Identifique de onde os relatos de spam estão vindo
Reagir a relatos de spam que o Mailtop recebe é apenas o primeiro passo. Se você não souber a causa, o restante dos seus Contatos também vai acabar marcando outras mensagens como spam. Ao identificar de onde os relatos estão vindo, você vai descobrir quais partes da sua estratégia precisam ser corrigidas, para diminuir a insatisfação dos seus Contatos. Você pode fazer isso no Dashboard de cada campanha, ou solicitando um relatório consolidado das campanhas. Dessa forma, você descobre quais assuntos / conteúdos que mais geram reclamação de spam, e mudar sua estratégia.
Como podemos ajudar?
Mandar e-mail é uma coisa que todos os sistemas de E-mail Marketing fazem. Mas nós aqui do Mailtop, estamos preparados para ajudar você a sempre tirar o máximo proveito das suas campanhas de e-mail.