Como vender usando e-mail marketing?
Utilizar o e-mail marketing para impulsionar as vendas da sua empresa, é uma tática que tende a trazer inúmeros benefícios. Além de ser fácil automatizar os processos e gerenciá-lo, é um baixo investimento.
Antes de mais nada, você precisa questionar se o e-mail marketing é a melhor ferramenta para atingir os seus objetivos e por que é importante apostar nessa estratégia.
Tenha um assunto que atraia
O primeiro desafio quando você envia um e-mail marketing, é fazer com que abram o seu conteúdo. O que pode ajudar nessa abertura, é apostar em assuntos sedutores e que despertem a curiosidade.
Você pode caprichar nos gatilhos mentais e despertar diversos sentimentos no consumidor. Confira alguns exemplos:
- Urgência: Desperta a necessidade de uma ação imediata.
- Reciprocidade: Fazer com que o consumidor sinta-se agradecido com algum brinde e deseje retribuir adquirindo algum produto ou serviço.
- Escassez: A última chance de garantir algum produto desperta a necessidade de compra.
- Exclusividade: O cliente gosta de sentir-se único, por isso gatilhos como “determinado produto apenas para assinantes” gera interesse.
- Compromisso: O produto é vendido com a garantia de que o cliente terá um suporte, caso não seja o que ele esperava.
Envios pela segmentação e fluxos de contato
Quando vamos enviar um e-mail, é importante mandá-los para as pessoas certas. Ou seja, quem realmente demonstrou interesse no que você tem a oferecer. Essa lista de contatos você pode captar através de landing pages ou até mesmo pela newsletter do seu negócio.
Caso o seu conteúdo não faça sentido para quem vai ler, a taxa de abertura será baixa e alguns contatos podem considerar os seus envios indesejados. Por isso, tenha estratégia e elabore quais serão as abordagens para cada público.
Uma dica que podemos te dar é apostar no follow-up. Criar um fluxo de contato nesse formato pode te ajudar a aumentar suas chances de vendas, isto porque, a frequência do contato possibilita negociações e esclarecimentos.
Não esqueça dos feedbacks
Perguntar aos seus clientes qual a impressão deles sobre o que você vem oferecendo, te ajudará a melhorar o seu desempenho futuro. Além disso, demonstra que você se preocupa com o que eles pensam e quer de fato melhorar.
Peça uma avaliação sobre a qualidade das informações que você divulga, a quantidade de envios e se as imagens utilizadas são interessantes e conseguem transmitir a mensagem. Enfim, há diversas questões a serem avaliadas, você só precisa organizá-las estrategicamente.
O Mailtop é uma ferramenta de disparo de e-mails. Com ela você vai poder automatizar seus envios, usando templates e imagens de qualidade para impactar seus clientes e melhorar seus resultados.
Ao realizar um envio de e-mail marketing, o Mailtop disponibiliza um relatório com todos os dados sobre suas taxas de envio, aberturas, cliques, bounces e descadastros para que você consiga avaliar o desempenho de suas ações. Também é possível ter acesso a todos os detalhes sobre as interações nas primeiras 24 horas, desempenho por domínio, abertura por tipo de dispositivo, país, região, contatos mais engajados e muito mais.