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Aprenda a construir fluxos de automação eficazes

Aprenda a construir fluxos de automação eficazes

Economizar tempo, reduzir custos, engajar e reter sua base de clientes e aumentar a produtividade da sua equipe são algumas das maiores vantagens da utilização de fluxos de automação de e-mail marketing. 

O uso da ferramenta é uma das melhores formas de manter um relacionamento de sucesso com os seus clientes. Isto acontece porque é a melhor forma de transformar intenções de compra em realidade.

Agora, na prática, você sabe como construir fluxos de automação eficazes? 

Com intuito de te ajudar a otimizar seus processos e potencializar seus resultados, nós separamos  quatro tipos de fluxos de automação para você usar no seu negócio.

Veja também: Fluxos de automação: quais são as vantagens dessa ferramenta?

#1 – Comece pelo bem-vindo! 

Inicie o relacionamento com o pé direito e tenha um fluxo de boas-vindas para novos contatos

Da mesma forma que você quer ser bem recepcionado ao chegar em um evento, seu contato quer ser bem recebido por você ao se inscrever na sua lista. 

É provável que o fluxo de automação de e-mails de boas-vindas seja o primeiro contato que você terá com o seu lead ou cliente. Por isso, é indispensável que esse envio seja bem planejado. 

De acordo com estudos realizados pelo GetResponse, mais de 8 em cada 10 pessoas vão abrir um e-mail de boas-vindas. Isto pode gerar 4x mais aberturas e 10x mais cliques do que em outros tipos de e-mails. 

Portanto, construa uma sequência de e-mails de boas-vindas.

Caso o seu contato tenha se cadastrado para receber sua newsletter, inclua-o em uma segmentação e monte uma sequência de envios com assuntos que podem gerar interesse e agregar valor. 

#2 Incentive-o a dar o próximo passo 

Muitos consumidores iniciam o processo de compra, levam o produto ou serviço até o carrinho, mas de repente, desistem do processo.

Às vezes, a desistência está associada apenas ao esquecimento. Em outros, o abandono do carrinho pode estar ligado às condições de pagamento, preço, entrega, dúvidas sobre a qualidade do produto ou serviço e outros. 

Para reverter essa situação você pode construir uma sequência de envios lembrando o consumidor do carrinho abandonado e destacando seus diferenciais.

Aproveite para mostrar os benefícios do seu produto ou serviço e oferecer descontos ou frete grátis. Esse tipo de oferta costuma resultar em vendas.

#3 Além do funil de compras 

O segredo para um relacionamento de sucesso com o seu cliente é mantê-lo após o funil de compras

Para fidelizar um cliente é importante lembrar que o relacionamento não deve ser limitado ao funil de vendas. 

Depois que seu consumidor efetua a compra, seu objetivo deve ser mantê-lo. Afinal, converter um novo cliente vai te custar de 5 a 7 vezes mais do que manter o atual.

Por isso, construa fluxos de automação de pós-compra. Agradeça ao seu cliente pela preferência.

Envie também um resumo do pedido e mostre que está disponível para eventuais dúvidas. Esse fluxo também pode servir para colher feedbacks.

Explore as possibilidades e adapte a sequência conforme as condições do seu negócio.

Veja também: Além do funil de vendas: a importância de manter o relacionamento com clientes via e-mail marketing 

#4 Conecte seus clientes a sua empresa 

Se você desejar fidelizar seus clientes, construir fluxos para upsell e cross sell é uma forma de potencializar ainda mais seus resultados. 

O upsell significa “vender mais” para o mesmo cliente. O foco é oferecer um produto mais completo do que o adquirido anteriormente. Já o cross-sell, em português, venda cruzada visa oferecer produtos complementares ao que foi comprado.

Só para ilustrar quão positivo pode ser esse fluxo para o seu negócio, imagine que você possui uma concessionária e vendeu um carro há algum tempo para um cliente. 

Se a sua concessionária utiliza um CRM para gestão de relacionamento com o cliente, você pode acompanhar o comportamento deste consumidor.

Eventualmente, você pode contata-lo e tentar fazer um upselling com o lançamento de um novo veículo daquele mesmo modelo. 

Para o cross-selling, você pode oferecer acessórios ou serviços de revisão para o carro que você vendeu.

Em ambos os casos, o fluxo de automação não precisa ser enviado imediatamente após a compra.

O objetivo para esta estratégia é, de fato, construir um relacionamento a longo prazo com os seus clientes para continuar gerando novas conversões ao longo do tempo. 

O Mailtop recomenda o CRM Leadstation para te ajudar a fazer a gestão de suas vendas online. 

No Leadstation, você pode construir um banco de dados completo sobre os seus clientes, mapear as interações ocorridas e, a partir disso, identificar as oportunidades de gerar uma conversão. 

Crie fluxos de automação incríveis com o Mailtop 

O Mailtop é uma plataforma de e-mail marketing e automação. Com ela, você pode construir fluxos  complexos em um piscar de olhos. Seu tempo de criação pode ser reduzido em até 70% sem perder o poder, a capacidade e a eficácia. 

Personalizado para atender às necessidades do seu negócio, o Mailtop permite que você construa fluxos com 1 ou 1 milhão de e-mails, com duração de uma semana ou um ano. 

Para te ajudar a ter resultados mais objetivos, os fluxos são acionados mediante a interação do seu contato ou o nível de engajamento de cada um deles. 

Conforme seu contato avança no fluxo, você pode determinar uma pontuação para cada interação e configurar ações específicas para quando um objetivo for alcançado. 

Por exemplo, se um cliente chegou ao final de um fluxo e clicou em um link para demonstração de um produto. Logo, você pode defini-lo como um lead quente e encaminhá-lo para um vendedor. 

As possibilidades são diversas, pois você pode acompanhar a linha do tempo completa do seu contato, segmentar envios e muito mais. Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe. 

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