Quantidade vs Qualidade: Como avaliar meu ROI?
Números, volume, medida e quantidade são palavras usadas para reforçar o argumento de que mais é melhor em tudo, inclusive no que tange o investimento em marketing. Porém, será que quantidade significa mesmo qualidade? Quantidade é a única resposta para dizer que houve um Retorno sobre o Investimento? Vamos pensar em um cenário para entender mais sobre esse assunto na prática.
Imagine que você recebe uma ligação do seu restaurante favorito dizendo que você acabou de ganhar 50 unidades da sua sobremesa favorita. Ansioso (a), você retira seu prêmio e quando finalmente vai experimentar o doce descobre que o sabor não é agradável. A primeiro momento, você pensa que pode ter sido apenas um caso isolado e decide provar as outras unidades. Para sua infelicidade o resultado é o mesmo: não importa a quantidade consumida, a sobremesa é ruim.
Embora marketing, métricas e sobremesas sejam coisas TOTALMENTE diferentes, a reflexão sobre o cenário é a mesma: quantidade não é sinônimo de qualidade, mas ambos estão conectados.
Por isso, não adianta ter alta quantidade de leads chegando ao seu funil de vendas se eles não são qualificados para chegar até o final. Em contrapartida, não dá para dizer que temos um Retorno sobre o Investimento (ROI), positivo se o faturamento sobre o investimento não foi superado. Deste modo, como relacionar quantidade com qualidade em suas ações de Marketing?
Quantidade: Expectativa alinhada à realidade
Para alguns, ROI é a venda concreta de produtos superando o investimento. Enquanto para outros, essa métrica vai estar atrelada ao investimento em uma campanha de marketing em cliques ou conversões em anúncios.
Independente do modo como o ROI é interpretado é importante que ao fazer um investimento em uma ação em Marketing, as expectativas estejam alinhadas à realidade. Então, se você fizer um investimento de R$10,00 em uma campanha no Facebook, por exemplo, você vai conseguir alcançar uma quantidade limitada de pessoas.
Agora, se o investimento em Ads for de R$1.000,00, o alcance dos seus anúncios será maior, pois proporcionalmente o valor da aplicação é mais alto. Não teria como aplicar mil reais em um anúncio e esperar que o total de impressões seja 500. Nestas ocasiões, lembre-se de manter os pés no chão e trabalhar com resultados reais.
Qualidade: Considere todos os contextos ao mensurar resultados
Sob o mesmo ponto de vista, avalie quais ações trazem mais resultados para o seu negócio. Para exemplificar, seu público-alvo interage mais via Facebook ou Instagram? Quantas dessas interações são resultados de uma campanha em Ads? Qual mídia social trouxe mais conversões?
A qualidade está atrelada aos números, mas é preciso observá-los de forma cuidadosa e contextual. Por exemplo, muitos leads chegaram até a sua empresa por meio de uma campanha, mas cada um deles pode estar numa etapa diferente da jornada e podem ser categorizados de formas diferentes. Um Marketing Qualified Lead, vai precisar receber outros materiais para estar pronto para converter. Já um Product Qualified Lead, está mais preparado para um contato comercial.
Veja mais sobre qualificação de leads aqui: Aprenda a qualificar seus leads: descubra a diferença entre MQL, SQL e PQL.
Nesse mesmo sentido, lembre-se que a jornada do seu lead não termina no botão de um e-mail marketing ou landing page. O contato que ele vai ter com o seu time de vendas e outros pontos de contato vão influenciar a tomada de decisão.
Por isso, pense no contexto geral do seu negócio ao mensurar seus resultados. Desse modo, você conseguirá equilibrar seu orçamento, identificar pontos de melhoria, direcionar sua estratégia e tomar decisões baseadas em dados.
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