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E-mail Marketing e E-mail Transacional: Guia de Entregabilidade

E-mail Marketing e E-mail Transacional: Guia de Entregabilidade

Quando você está trabalhando com e-mail, você consegue garantir que seus contatos vão todos receber suas mensagens? Entende como funciona esse serviço? Confira então nosso guia de entregabilidade, para que você possa melhorar seus resultados com seus envios.

Tipos de e-mail

Antes de falarmos sobre a entrega dos e-mails, é preciso entender que existem tipos diferentes de e-mail, cada um com um objetivo específico. No nosso caso, precisamos focar em dois tipos: e-mail marketing e e-mail transacional.

E-mail marketing

E-mail marketing é uma estratégia de e-mails enviados para seus contatos. Seu objetivo é enviar conteúdo específico sobre sua empresa. Com ele é possível vender, melhorar o relacionamento com os clientes, educar seus leads através de nutrição e até mesmo fazer o pós-venda.

E-mail transacional

O e-mail transacional é um tipo de mensagem enviada especialmente para determinado contato. Seu objetivo é passar posicionamentos referentes a transações, confirmando compras, envios de produtos, recebimentos e outros.

Guia de Entregabilidade

Você sabe o que é a entregabilidade de um e-mail? Sabe porque algumas mensagens são entregues e outras não? Vamos explicar melhor esses conceitos, para que, quando você estiver desenvolvendo seus envios, saiba porque os envios estão funcionando ou não.

Taxa de entrega

A taxa de entrega determina qual a porcentagem de e-mails enviados que foram entregues para seus destinatários. Foram as mensagens que foram aceitas pelo serviço de e-mail de seus usuários, seja na sua caixa de entrada, seja na sua caixa de spam. O problema é que uma é o objetivo, e a outra precisa ser evitada a todo custo. O que fazer então?

Bounce

Outro conceito que é fundamental entender, quando falamos de e-mail, é o conceito de bounce. Sempre que a mensagem é enviada e o usuário  pode não receber em nenhuma de suas caixas, acontece o que chamamos de bounce (do inglês “quicar”). Existem dois tipos de bounce: o hard bounce e o soft bounce.

Hard bounce

Esse evento acontece quando o e-mail não consegue ser enviado para o usuário de forma permanente. Existe algo com o endereço de envio que não permite a entrega. O endereço foi anotado de maneira equivocada? Não está mais disponível? Independente da causa, você precisa removê-lo de sua lista. 

Soft bounce

O outro tipo de bounce que acontece é o soft bounce, ou quique suave. Significa que o seu e-mail não pode ser entregue agora, mas é possível que ele seja entregue em outro envio. Você precisa monitorar com cuidado o seus resultados de soft, porque é possível que alguns deles não sejam enviados. Caso os mesmos e-mails estejam acusando soft bounce, o recomendado é removê-los de sua lista.

Retorno de spam

A métrica de retorno de spam é uma das principais, quando falamos do envio de e-mails. Quanto mais usuários marcarem como spam seu material, maiores as chances dele cair diretamente na caixa de spam. Portanto, você precisa evitar ao máximo que os usuários coloquem suas mensagens por spam.

Descadastro

Hoje a LGPD obriga que todos os envios de e-mail marketing ofereçam uma opção de descadastro para os usuários. Apesar de não parecer bom que os seus leads parem de receber seu material, é muito melhor o descadastro do que cair na caixa de spam. Por isso, sempre deixe a opção de descadastro visível.

Motivos do Bounce

Se você tem alguma dúvida sobre porque os seus e-mails estão recebendo bounce, nós do Mailtop oferecemos um documento chamado Motivos de Bounce. Clique para saber mais informações.

Com essas informações, você vai entender melhor como funciona a entrega de seus e-mails.