10 razões importantes para você aumentar seu investimento em e-mail marketing
O envio de e-mail está constantemente no topo da eficácia do marketing. No relatório State of E-mail Engagement da Return Path, 2/3 dos entrevistados classificaram o envio de e-mail como “mais importante” ou “um dos canais de marketing mais importantes”:
Já no último relatório Marketer E-mail Tracker da Direct Marketing Association UK, 42% dos entrevistados disseram que seu maior desafio é o orçamento limitado, seguido de perto por recursos internos (40%).
Eu ouço isso o tempo todo — as empresas de e-mail marketing sabem que suas ferramentas são eficazes, querem fazer mais, mas lutam para defender o investimento.
Para ajudar, reuni 10 das minhas histórias favoritas de “valor de e-mail”.
1. Intenções de gastos
O relatório do DMA UK mostra que 1/3 dos entrevistados estão direcionando mais de 20% do orçamento geral de marketing, para as campanhas de e-mails no próximo ano. Isso está alinhado com o relatório do Censo do setor de e-mail de 2018 da Econsultancy, mostrando que 36% dos entrevistados agora gastam acima de 25 mil Libras em programas para enviar de e-mail, um aumento de 5% em relação a 2013.
2. Retorno sobre o investimento (ROI)
Quase 3/4 dos entrevistados da Econsultancy classificaram o e-mail marketing como “Excelente” ou “Bom” por ter um ROI (74%) — maior do que qualquer outro grande canal de marketing , incluindo SEO (70%), e marketing de conteúdo (61%). O relatório do DMA UK mostra o ROI do e-mail a 42,24 libras (acima das 32,28 libras em 2018, um aumento de mais de 30%).
3. Retorno sobre o investimento, por canal
O relatório de taxa de resposta de 2018 da DMA USA divide o ROI por canal, e o e-mail marketing fica em primeiro lugar com 145%. Para outros canais on-line importantes (pesquisa paga, exibição on-line e mídia social), o ROI varia entre 20% e 50%, (Note que o DMA dos EUA tem um cálculo diferente para o ROI, incluindo custo por aquisição, o que significa que uma comparação de igual para igual com os números de DMA do Reino Unido não é válida).
4. Valor do cliente vitalício (CLV)
O relatório da Litmus mostrou que o valor do cliente vitalício em 2018 ficou em segundo lugar (27% dos entrevistados) em uma cesta de métricas importantes que os profissionais de marketing monitoram. Em 2019 foi definido como a métrica mais importante. E com razão! O relatório DMA UK calcula o CLV em 37,32 libras por e-mail (acima das 28,56 libras em 2018 – um aumento de 30%). Uma lista de 1 milhão de e-mails vale, portanto, 37 Milhões de libras, e o investimento em torno da extensão da vida útil do cliente e/ou redução do churn de lista deve ser enquadrado neste cenário.
5. Valor por e-mail enviado
O relatório Trimestral de E-mail & Benchmark Móvel da Cheetah Digital cita receita por e-mail em US$ 0,08 (quarto trimestre de 2018), acima dos US$ 0,06 do ano anterior. Em média, cada 1 Milhão de e-mails enviados deve gerar US$ 80.000 em receita. Usando as taxas médias exclusivas de abertura e clique da Cheetah Digital, também podemos citar a receita por e-mail aberto a ± US$ 0,40 e receita por cliques de US$ 3,45.
6. Custo de oportunidade de churn
O outro lado da moeda CLV é o custo a longo prazo de perder assinantes de e-mails.O relatório Marketing Benchmark 2018 da IBM Watson relata a taxa média de churn global (bounces, descadastros e reclamações) em 65%. O relatório Custo de Cancelamento da Bluecore destaca uma perda de US$ 17,92 para cada descadastro. Uma lista com 1 milhão de e-mails que tem envios semanais perderá ± US$ 6 milhões por ano de churn.
7. Custo por aquisição (CPA)
O e-mail também tem o melhor valor por aquisição. O relatório do DMA USA mostra que o CPA (o custo médio de cada novo cliente adquirido em uma campanha de e-mail) é de US$ 22,52. O CPA para outros principais canais online (pesquisa paga, exibição online e mídias sociais) varia entre US$ 25,87 e US$ 43,28.
8. O gasto de marketing mais eficaz
O relatório da Econsultancy analisa a eficácia dos gastos em campanhas de e-mail. Desde 2014, a proporção de vendas atribuídas ao e-mail marketing foi de 21%. No mesmo período, a proporção do orçamento total de marketing gasto em e-mail marketing foi de 15%. Com isso, podemos deduzir que os gastos com e-mail superam os gastos gerais de marketing em 4 vezes
9. Ainda mais eficaz que as pesquisas pagas
Gabriel Gastaud escreveu um post em seu blog com o título “4 maneiras que o Canal de E-Mail contribui para as Compras Online“. Ele identificou o e-mail como a terceira maior fonte de tráfego de sites (14,1%, atrás apenas de pesquisa orgânica (29,8%) e pesquisa paga (17,7%). O e-mail também é o canal que mais cresce, com um aumento de 8,1% de um ano para outro.
Embora o tráfego de e-mail seja menor do que na pesquisa paga, ele custa muito menos. Uma pesquisa realizada em um artigo da The Drum mostrou que o gasto global de e-mail marketing em 2017 foi de ± US$ 2,8 bilhões em comparação com US$ 86,4 bilhões para pesquisa paga. Isso significa que o investimento em e-mail marketing tem uma performance quase 25 vezes maior que os investimentos em pesquisa paga!
10. Puxe o gatilho
Se agora você está pronto para investir mais em uma ferramenta de envio de e-mails, e você está pensando “ótimo – mas por onde eu começo?”, comece analisando sua estratégia de e-mail que já está em andamento.
O relatório State of E-mail de 2018 da Litmus mostra que 1/3 dos programas de e-mail geram pelo menos 25% de sua receita com automação. Isso não é surpresa — o relatório Epsilon’s E-mail Trends & Benchmarks mostra que as taxas de abertura são quase o dobro das de e-mails regulares (51,7% vs 34,1%) enquanto as taxas de cliques são mais que o dobro (6,9% vs 3,1%).
No relatório Triggered E-mail Benchmark da Bluecore, a receita média por e-mail enviado é de pouco mais de US$ 2,00, e os e-mails de abandono de carrinhos mais eficazes podem chegar em US$ 6,77!
Como podemos ajudar?
Então, se você está tentando convencer sua empresa a investir mais em campanhas de e-mail marketing, siga essas dicas:
- Evangelize a efetividade de campanhas de e-mail — fortemente!
- Conheça seu ROI e CLV de e-mail marketing — e fundamente suas solicitações com esses números.
- Apresente os impactos positivos dessa mídia, e atenue impactos negativos
- Desafie os canais de marketing com desempenho inferior, a investir uma parcela de seu orçamento em campanhas de e-mail marketing.
Siga essas dicas, cite essas estatísticas e coloque-se no banco da frente quando se trata de criar um grande case de sucesso, levando suas ações de e-mail marketing para o próximo nível. E se precisar de ajuda, estamos ao seu dispor.