Você sabe como a LGPD afetou sua entrega de e-mail marketing? Sabe como você deve segmentar seus envios para estar de acordo com ela? Clique aqui!
Se sua empresa seguir a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais como ela deve ser seguida, você vai precisar determinar como você engajou esses leads. Mais do que ter documentada essa informação, vai ser preciso até segmentar seus clientes devido a isso. Mas por que isso? Para saber quem pode ou não receber seus envios de e-mail marketing.
O primeiro passo para tornar sua empresa de acordo com a LGPD é garantir que todos aqueles que recebem seu conteúdo querem recebê-lo. E isso vai além de um pedido informal. É preciso ter o consentimento do usuário para enviar material para ele.
Como você consegue esse consentimento? Varia, muitas vezes ele precisa preencher um formulário informando seu e-mail, por exemplo. A participação em promoções, quando ele seleciona que “aceita receber material”, também conta. O importante é que esteja bem claro para o usuário que ele vai começar a receber seu e-mail marketing. E que seus envios também possuam botões de descadastro.
Quais são as opções que os usuários possuem, quando se trata de consentimento?
Aceito: O usuário aceitou as condições e receber seu material. É seguro enviar conteúdo para ele.
Não aceitou: O usuário, nesse caso, não aceitou receber seu conteúdo. Cancele qualquer envio, em se tratando de marketing. Materiais de outro tipo podem ser enviados.
Não informado: Por algum motivo, não existe o registro se o usuário aceitou ou não receber seu material. Você precisa, de alguma maneira, conseguir o “aceito” deste cliente. Uma sugestão é enviar um formulário com uma CTA, pedindo que ele confirme seu desejo de receber seu e-mail marketing.
Para facilitar a segmentação das suas listas, o Mailtop não possui limitação de listas criadas. Você pode ter uma lista para cada tipo de ação ou perfil de contato.
Na área de listas do Mailtop temos ainda o campo FINALIDADE, esse campo tem como objetivo assegurar que os seus contatos tenham conhecimento da finalidade de uso da lista da qual estão cadastrados. Dessa forma você mantém-se em conformidade com a LGPD e deixa claro aos seus contatos como eles vão ser impactados com suas campanhas de e-mails marketing.